Meninas, eu tinha escrito sobre o vinagre em Dezembro, inspirada por uma matéria que eu li no site da revista Pense Leve, mas este post foi ficando reservado para ser publicado mais adiante, e esse mês ao receber a minha Boa Forma (Vinagre queima gordura: siga a dieta e queime 5 kilos num mês), que sou assinante, o que eu vejo?
Uma reportagem inteira dedicada ao vinagre como coadjuvante para auxiliar na perda de peso!
E já que ele está sendo tão falado por aí, nada melhor do que falarmos dele também por aqui!

Existem vários tipos de vinagre: de maçã, de vinho tinto e branco, de arroz, balsâmico.... e ele é feito a partir de frutas e cereais, cujo processo de fermentação transforma o açúcar contido nesses alimentos em álcool e depois em ácido acético, que tem o poder emagrecedor.
Além de usar na salada, ele pode ser acrescentado no preparo do arroz ( 1 colher de sopa) e tomado em jejum diluído em água pela manhã ou antes das refeições.
Eu prefiro para tomar em jejum o vinagre de maçã, por ser mais suave que o de vinho, que pra mim já fica melhor como tempero de salada.

Segundo estudos ele acelera o metabolismo do organismo, ajudando a eliminar mais facilmente gorduras, dá sensação de saciedade, atua na prevenção da pressão alta, diminuiu o nível de açúcar no sangue, e aumenta o bom colesterol.
Isso só pra citar alguns dos seus benefícios.

O limite para ser ingerido de forma segura é de 2 a 4 colheres de sopa, portanto nada de tomar litros e mais litros de vinagre, pois ele pode irritar o aparelho gastrointestinal.

Ele também é capaz de baixar em até 25% a glicose do sangue, mesmo após uma refeição á base de pão ou macarrão, além de inibir a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas, fazendo com que estes passem pelo trato intestinal sem serem assimilados, como é feito com as fibras!

Amigas , se vocês leram mais sobre este ingrediente tão básico e acessível e facilmente encontrado do Norte ao Sul do Brasil, tenho certeza que ficarão maravilhadas e o incorporarão a sua alimentação.
Mas sempre usando o bom senso e consultando seus médicos, caso usem medicamentos de uso contínuo, pois com sáude não se brinca nem mesmo usando vinagre .



Aqui vai umas receitinhas de suco com vinagre de maçã, publicada na revista Boa Forma:

1 copo
200 ml de suco de maçã, uva ou tomate.
1 colher de chá de viangre de maçã.
Gelo á vontade.


1 xícara de chá de maçã 200 ml
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de mel
1 pitada de canela


Suco de duas laranjas-lima.
Meio copo de água - 100 ml.
1 colher de chá de vinagre de maçã
Gelo á vontade.


Aproveitem essa nova aliada!






3 Comentários

  1. Tô bege! Sofrendo com pressão alta e precisando perder peso, vou agora comprar um frasco de vinagre de maçã! Gre, não ataca seu estômago não?

    ResponderExcluir
  2. Mas é importante dizer o seguinte, que o verdadeiro vinagre de maçã para usar em dieta, não é esse que vende em supermercados não, é um + puro que vende em lojas naturais, uma vez eu fiz uma dieta com esse vinagre de maçã de supermercado e acabei com uma gastrite no final!

    ResponderExcluir
  3. marci1546@hotmail.com13 de agosto de 2011 às 14:17

    Oi sim tenho lido mas vc poderia me dizer qual e o VINAGRE sabe por que fui aqui em uma casa natural e eles disseram que não pode ser este que esta no começo da sua pagina que faz mal... vc pode me ajudar.. por favor

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos