ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES


Do lado do presente é 1971 e Roger está se sentindo cada vez mais afastado de Brianna. mesmo assumindo o namoro e cada um de um lado do oceano, as cartas que eles trocam são cada vez mais escassas e ela sempre encontra um motivo para não se verem. Agora que está chegando o solstício de verão ela inventou em ir para um seminário em Sri Lanka e mais uma vez não poderão se ver.

A verdade é que Brianna esteve pesquisando muito sobre seus pais e conseguiu ir até as Índias Ocidentais atrás de mais informações. Não aguenta mais de saudades de sua mãe e quando por fim encontrou um recorte antigo em que informava que seus pais morreram em um incêndio não teve mais dúvidas do que era preciso fazer. Arrumou todas as suas coisas, juntou as jóias antigas que serviriam para a época, empacotou seus pertences e os enviou para Roger para que ele os cuidasse e foi para o círculo de pedras. Não iria deixar que aquilo acontecesse. Jamais.

Quando as caixas chegam para Roger e ele faz uma ligação e descobre que Brianna não fez a viagem que o comunicou, ele descobre o que tanto tentou esconder dela. Ela descobriu a reportagem sobre os pais e atravessou o portal. Agora ele não pode deixar que ela vá para aquele lugar sozinha e cheio de perigos e a única coisa que pode fazer é seguir ela, porém precisa esperar até a próxima possibilidade para atravessar o portal.

Do lado do passado em 1769, Brianna encontra exatamente aquilo que sua mãe sempre a contou. Lallybroch foi o primeiro lugar que ela visitou e ter uma família novamente foi como uma sensação de alívio. Ela não sabia o que aconteceu depois que a mãe retornou e saber que tudo tinha dado certo para ela e seu pai mesmo que agora eles estivessem na Carolina do Norte era uma grande felicidade. O que também significava que teria uma longa viagem pela frente.

A viagem de navio foi de longe tão ruim quanto ela pensou. O que ela não imaginava era que Roger também atravessara o portal e estava em um outro navio trabalhando como marinheiro para pagar sua viagem, mesmo com algumas semanas de atraso. E quando eles se encontrariam o que será que poderia acontecer?

E eles se encontraram. E em meio a brigas o amor falou mais forte. Agora Brianna precisava encontrar seus pais e avisá-los para poder voltar para o presente porém Roger precisava roubar algumas jóias já que descobrira um segredo que talvez antes ninguém soubera. E foi aí que se separaram para que se encontrassem em alguns dias.

A verdade é que Brianna encontrou seu pai e sua mãe. Mas com um segredo arrebatador que feriu o coração e a alma de Jamie Fraser e de Claire.  E quando por fim Roger conseguiu voltar Jamie não sabia a verdade toda e o que ele supôs levou Roger para onde ele jamais imaginaria. 

Segredos, medos, ira, vingança. Nesta segunda parte assuntos mal resolvidos vão fazer com que o amor entre os casais sejam destruídos pelos males da época e que o perdão talvez não consiga mais alcançar o que deseja. 




Autora: Diana Gabaldon 
Título Original: Drums os Autumm
ISBN: 9788580415346
Páginas: 469
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Drama / Romance
Editora: Arqueiro








 

Para quem não acompanha a saga de Outlander ou até mesmo para quem o faz, esta é a segunda parte de Tambores de Outono que Diana Gabaldon escreveu em um livro só, mas que acredito ficar enorme em uma só edição, por isto a editora Arqueiro preferiu lançar em duas. Para você entender um pouco melhor o contexto geral deste livro indico que você leia a resenha da primeira parte até para ter um pouco de interação com o enredo, mas caso não o faça também vai entender completamente a mensagem.

este livro algumas pessoas que o leram comentaram que foi o mais emocionante até agora. Pelo lado não de ação ou de mistério. Mas de uma questão bem de amor e família que é o que o livro traz totalmente para os leitores. Ao meu ver realmente é isso que se tem nesta segunda parte de Tambores de Outono, é a reconquista do amor e da luta por tudo o que foi conquistado desde o primeiro livro, porém desta vez com muito mais primor e lógico que os dois lados da moeda, o passado e o presente.

O que para muitos pode parecer um sucesso para mim foi um pouco monótono ao ponto de vista da ação. Não era nenhum segredo que chegaria o momento em que Brianna, a filha de Claire, iria passar pelas rochas e voltar ao passado. Acredito até que por isto Diana deu um salto grande de vinte anos na história. Também acredito que pode ser que este livro tenha sido o momento, mas quando cheguei ao final dele fiquei me perguntando se realmente era. 

Quem leu minhas resenhas anteriores sabe que fiquei fascinada pela descoberta de Claire e Jamie pelas Índias Ocidentais e pela descrição detalhada do lugar por Diana Gabaldon. Mais ainda pela terra americana que foi a primeira parte de Tambores de Outono. Nesta segunda parte o que sobrou foi o encontro da filha com os pais e logicamente a forma de como isto aconteceu e ações que estes momentos causaram e também a luta de Roger para encontrar Brianna e depois a tudo o que se desenvolve.

Quem conhece Diana Gabaldon sabe que ela faz cenas épicas. Mas para mim foi isto que faltou neste livro. Os encontros pareceram tão simples como você se chocar com um conhecido em uma rua qualquer. Não houve um "Ahhhh, que lindo!". Claro que algumas coisas que aconteceram no decorrer foram sem duram e difíceis de assimilar, mas foi uma parte para assentar a história no tempo e colocar personagens em seus devidos lugares. Claro que há momentos em que Diana faz tanta coisa que penso como certos personagens ainda vivem, mas talvez seja por isto que este me pareceu tão simples.

Mas a minha visão pode não ser muita coisa para quem deseja que toda a família esteja reunida. E não se preocupe com a falta de mais detalhes sobre a cultura do local ou de índios e escoceses, isto tudo acontece. E se prepare para algumas dores também.

Ainda serão muitos livros pela frente e um pouco de amor é mais do que necessário.





22 Comentários

  1. Oi Greice, que resenha mais maravilhosa. Eu terminei de ler esse livro na semana passada e concordo plenamente com suas considerações, estas que foram muito compreensíveis. Te entendo sobre a questão da ação, também senti da mesma forma, mas gostei do reencontro e outras questões familiares. Amo essas partes mais emocionante sabe... Realmente, a autora faz cenas épicas, e já estou ansiosa pelos próximos... que venham muitos!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisava do reencontro eu até entendo mas precisava da ação também, do encontro lindo!

      Excluir
  2. Oi Greice, Eu tenho muita vontade de ler essa séria mas ao ver a quantidade de livros e páginas em cada volume, eu fico meio que com preguiça (que coisa feia de se dizer). Um dia eu quero muito completar a leitura dessa série e sei que vou fazer isso. Eu gostei muito de ver a sua opinião sobre a obra e de ver a sua sinceridade em trazer essa resenha. Acho que isso é interessante, mostrar o quanto a obra é boa mas também mostrar os pontos que não te agradaram tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que parece enorme mas passa tão rápido que você quer um livro atrás do outro!

      Excluir
  3. Oi Greice, tudo bem?
    Estou planejando começar a ler a série Outlander, me interesso muito por livros que possuem como tema central viagens no tempo e sempre leio resenhas positivas em relação a ela. Apesar de suas ressalvas em relação a falta de cenas épicas nessa segunda parte, parece ser uma leitura agradável, mesmo sem ter muita ação. Realmente é preciso de muito amor para ler uma série que é composta de tantos livros como essa, mas presumo que a narrativa seja fluída (pelo menos essas são as minhas expectativas). Enfim, desejo conhecer melhor a escrita da Diana e todo o universo criado em Outlander. Espero lê-los em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Greice, desisti desta série no primeiro volume e tentei assistir a serie na TV e também não funcionou. Decididamente, não é pra mim. As cenas épicas das quais você sentiu falta neste volume, também não encontrei no primeiro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não li nenhum livro dessa série embora tenha muita vontade, então acho que já peguei alguns spoilers, mas que bom que a filha da claire pode finalmente visitar o passado e adorei saber que temos esse lado mais família, e como é considerado o livro mais emocionante fico louca para chegar nele..

    ResponderExcluir
  6. Oi, Greice, tudo bem?

    Eu tenho vontade de conhecer esses livros, mas eu estou encalhada em GoT e não dá pra ler duas séries de calhamaços ao mesmo tempo. Hahaha
    Que pena que esse livro em questão está um pouco monótono, mas acontece, né? Eu não entendi o fato da Arqueiro dividir, tem tanto livro maior aí no mercado, vai entender...
    Um dia eu espero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Greice tudo bem com você?
    Eu não acompanho essa série, nem as de livros nem a série de TV. Quero muito ver Outlander a série de TV, pois acho que iria amar de mais, tenho um grade receio de ler os livros pois tenho muito medo de livros grandes, e essa série é um grande exemplo do meu medo, kkkk. Adorei suas considerações, até mais vê,
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Não li nada de Outlander até agora, e confesso que me desanima muito alguns livros serem tão grandes que a editora optou por dividir em duas partes. Pena que nesse volume faltaram as cenas épocas características da autora, mas acho que é normal ter alguns livros com mais ou menos ação quando existe uma história muito longa a ser contada. Acho que ia curtir bastante essa questão de amor e de família, mas não sei se vou ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie Greice!!!!
    Amo essa série e li os 3 primeiros livros em menos de dois meses, quando a Saída de Emergência/ Arqueiro ainda nem pensavam em relançá-los.
    A leitura do livros 4 já foi um pouco mais demorada e de lá pra cá tenho lido um livro por ano. Agora estou na segunda parte do livro 6 e pretendo ler o livro 7 somente no próximo ano, o motivo; a leitura é ótima, mas a estória é muito detalhada.
    Eu sei que este é o charme e o diferencial da autora, então pra não ler a "toque de caixa" e "passar batida" por detalhes que serão essenciais no futuro que prefiro ir devagar. Nesse meu ritmo acho que termino a série daqui a 2 anos...rsrsrs
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ooii, já ouvi falar muito desta série, porém nunca me chamou atenção, já li várias resenhas boas, mas mesmo assim não vai, mas quero comprar o livro para tirar minhas próprias conclusões..

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Como eu ainda não li os primeiros livros da série, dei uma pequena pulada na sua resenha. Mas li algumas partes...hehe' Vi bastante gente mencionando a capacidade da autora de descrever os locais e as cenas, mas é uma pena que isso não tenha acontecido neste volume :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Greice
    Confesso que essa série não chama minha atenção. Nem os livros, nem na tv. Não sou muito fã desse tipo de gênero e ambientação e vi muitas resenhas negativas sobre o primeiro livro e cheguei aqui com esperança de que esse fosse melhor. Uma pena que deixou a desejar e não trouxe cenas épicas e empolgantes. De qualquer forma, amei ver a sua resenha.
    Espero que o próximo seja melhor.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Eu já assisti ao pilot da série de tv, e apesar de perceber o potencial que a trama oferecia, desisti de assistir. Mas tenho vontade de tentar novamente, e de começar a ler os livros. Porque pelo visto, a leitura é densa, mas vale a pena. E apesar de não me importar de ler livros densas com conteúdo, não tenho paciência nenhuma pra séries assim.
    Assim que possível eu lerei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oi Greice, cada vez que vejo uma resenha sobre essa série fico muito triste por ainda não ter tido a oportunidade de comprar os livros e embarcar nessa história que me parece emocionante!
    Pena que esse volume não te emocionou tanto, mas quem sabe os próximos te encantem mais?!
    Assim que eu puder ler volto para te contar o que achei.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Morro de vontade de ler essa série, pois adoro um livro de época e fico vendo os prints da página da série e vejo que o cenário do livro deve ser lindo.
    Que pena que o livro não foi muito bem o que vc esperava, mas como vc disse há vários ainda nessa imensa série, espero que o 5 seja melhor

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu acho a proposta da série muito interessante, tenho curiosidade de ler, mas é uma leitura bem extensa, né? De qualquer forma, um livro ou uma série só podem ser chamados de longos se forem ruins, pois um livro bom, a gente nunca quer que termine. Gostei muito da sua resenha, pretendo iniciar a leitura da série assim que possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Parei no segundo livro por enquanto, então li apenas suas impressões sobre a obra para evitar pegar spoilers! rs Uma pena que faltaram cenas épicas e que este exemplar careceu um pouco de ação e praticamente se tratou de um reencontro familiar. Mesmo não tendo sido seu livro preferido da série, pretendo ler os anteriores e esse, afinal, como não querer saber mais sobre Jamie e Claire?! rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Sempre vejo bons comentários sobre os livros dessa autora, mas confesso que não tenho muita curiosidade, não é o gênero que costumo ler e por ser tao grande a série, eu desanimo kkkkk Bom, é uma pena esse livro não tet tido tantos pontos positivos quanto poderia, por exemplo as cenas épicas, é uma pena aqui não ter isso, né? Mas ao todo parece ser uma boa leitura mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Olá Greice,

    A autora criou uma história muito longa e de qualidade e acho natural no final a história diminuir o ritmo....ótima resenha e gostei da sua opinião....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Greice, menina eu tenho que confessar que esses livros chamam muito minha atenção, mas eu me sinto um pouco intimidada perante ao tamanho deles! e sem contar que é uma série bem comprida né? mas ver que você gosta tanto deles e elogia bastante me da muito ânimo, talvez um dia dou uma chance.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos