Teanira está naquela fase complexa dos quinze anos de idade. Não somente é uma fase complicada para alguns como também é a fase em que muitas mudanças ocorrem no corpo e que outros adolescentes não perdoam. É a fase de grandes descobertas e com a Tetê, seu apelido e como prefere ser chamada não foi nada diferente.

Após ter sofrido sua primeira e segunda desilusão amorosa, ter que mudar de bairro e ir morar com os avós e um bisavô pois seu pai perdeu o emprego, Tetê vai começar o ensino médio em um novo colégio de Copacabana no Rio de Janeiro. Fora isto ela é vista como uma pessoa de quilos amais, que ama fazer comidas deliciosas, que tem bastante espinhas, usa óculos antigos, aparelho para corrigir os dentes que ela odeia e por isso raramente sorri e se nega em acreditar que tem buço e sobrancelhas gigantes. Amigos então, nem pensar!

Assim que ela começa no primeiro dia de aula conhece Davi, um menino super querido que mora com os avós e também Zeca que é aquele amigo super alto-astral e que fala tudo na lata para quem precisar ouvir, mas sem ofender. Tetê não acreditou que no primeiro dia conseguiu fazer duas amizades, já que nunca ninguém falava com ela por ser a total ignorada da escola.

E então quando entrou na sala de aula Erick, o deus grego para os olhos de Tetê, ela soube que começaria a falar besteiras assim qu precisasse abrir a boca. O pior de tudo era que o menino namorava a grande malvada da escola, Valentina, que não poupava esforços para humilhar os outros e que logicamente viu em Tetê o grande alvo.

Aos poucos Teanira começa a mudar e conhecer um mundo diferente daquele em que ela vivia. Zeca a levou para novas transformações e em uma mistura de conhecimentos e de novas experiências, Tetê vai ter novas descobertas sobre bullying e sobre coisas muito melhores.



Autora: Thalita Rebouças
Título Original: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
ISBN: 9788580415797
Páginas: 272
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Romance 
Editora: Arqueiro






Este é o primeiro livro que tenho em mãos e que leio da autora que é super famosa e que já vendeu mais de dois milhões de livros, a Thalita Rebouças.  Eu tinha que experimentar a leitura dela e sempre faço isto quando não conheço a escrita de algum autor, indiferente de ser muito famoso no mercado ou alguém desconhecido. Sabia muito pouco sobre a vida e as escritas da Thalita e somente que ela tinha um gênero mais para adolescentes.

Em primeiro lugar preciso falar sobre todo o cuidado que a Arqueiro teve em diagramar este livro. Claro que as meninas adolescentes e até mais mais jovens vão achar o máximo porque até mesmo eu que já estou imperando o após trinta achei o máximo. As cores escolhidas para a capa são as cores que eu gosto muito mas a questão é que os detalhes internos foram tão fofos que eu me pegava analisando eles o tempo todo.


A cada início de capítulo há o número do mesmo com um desenho bem legal e em todo livro podemos ver a beleza e o desempenho da diagramação com letras bem visíveis. neste ponto não ficou nada a desejar. Outro ponto bastante favorável é que a personagem de Tetê gosta muito de cozinhar e a cada capítulo, já que a Thalita Rebouças tem um canal em que ensina os jovens a cozinharem de maneira super fácil, colocava uma receita e o modo de preparo dela, que estava inclusa na história. Vou dizer a vocês que fiz a torta de limão que está no livro porque sempre desejei aprender e gente, ficou maravilhosa!


Sobre a história confesso que é algo um tanto clichê, já que tem todo o parâmetro da menina que sofre bullying e que vai para uma escola nova e principalmente para o ensino médio e lá conhece novos amigos e logicamente inimigos e sempre vai ter um garoto lindo pelo qual ela vai bater o olho e tudo o mais. Neste ponto acho que não tem muita coisa para argumentar.

Para os pontos positivos é que a personagem principal é muito engraçada. Eu dei muitas risadas com os diálogos e o jeito meio maluco da personagem sem que ela quisesse ser assim de verdade. É o jeito rápido dela falar sem pensar que causava as maiores risadas e pela forma e o conteúdo que a autora coloca na conversa. neste ponto eu achei o máximo, já que não fica naquela coisa chata de vaidade e perfeição e que todo mundo se ama lindamente e tem que estar tudo perfeitinho, sabe? Não, a personagem é simples e cheia de seus defeitos, mas que lida bem assim a seu modo.

Outro ponto lindo demais é como é feita a ligação de diversos personagens com os parentes, principalmente os avós. Neste ponto eu achei muito legal porque é como realmente eu acredito que os jovens deveriam ver e sentir os avós. Eu convivi pouco com os meus e sinto muita saudade deles e neste livro a narrativa da autora mostra o quanto eles são importantes na vida e o quanto o quesito família nos ajuda sempre e cada vez mais.

É um livro realmente para jovens, sem questão. Mas para um momento de alegria e diversão dá para ler num piscar de olhos e o legal é que as receitas são fáceis demais de fazer e isso para mim foi ótimo porque sou péssima na cozinha e já marquei de fazer a próxima receita!

Duas metas em um só livro!















9 Comentários

  1. Tenho um certo receio com essa obra por enquanto, acho que a autora pecou um pouco em alguns pontos. Li algumas páginas e deixei de lado. Espero gostar da protagonista, tô precisando de algo leve.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar deste livro e a história chamou muito a minha atenção. Acho que daqui para o fim do ano eu leio ele, pois não posso atrasar minhas leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice!
    Tenho certeza que o ponto alto do livro é a forma que a autora escreve, a Thalita é muito engraçada e com certeza deve passar isto para o livro.
    Acabei de ler outra resenha do livro e concordo com você que deve ser uma leitura bemm p público jovem/adolescentes.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Greice lindona o grande sucesso e público alvo da autora continua sendo os jovens, o fato de destacar temas importantes como bulling e união da família merece destaque. que diagramação linda, a capa também é perfeita. Minha filha com certeza irá amar esse livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. A sinopse desse livro realmente não despertou o meu interesse, acho que passo longe do público alvo da autora, que é bem forte entre os adolescentes. Essa é a segunda resenha que leio desse livro, e ambas dizem que exageraram nos cliches. Mas a sua resenha me apresentou outro aspecto do livro, um que achei muito importante, que é o humor da protagonista. Amo protagonistas que me fazem rir, mas mesmo assim eu não acho que eu vá ler esse livro.

    bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  6. Greice essa foi a primeira resenha que li desse livro e gostei muito das suas impressões. Que máximo essas receitas fáceis dentro do livro, também não sou muito boa na cozinha e seria ótimo testá-las.
    A autora é mesmo muito famosa e descolada, sempre a vejo em programas de TV e ela sabe vender bem seus trabalhos, além dos temas mega importantes que ela aborda. Claro que são voltados para os jovens, mas assim como os livros da Paula Pimenta penso que todos podem ler sem problemas.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei muito legal essa sacada de colocar receitas no livro, para mostrar a personalidade da personagem mesmo. Confesso que achei bem clichê mesmo, mas acho que tenha que ser assim com jovens, especialmente para repassar essa mensagem de bullying.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    O pessoa tem gostado bastante desse livro, não?! O que só aumenta minha vontade de lê-lo haha
    Nunca li nada da autora, então o que me deixa mais curiosa nem é a história em si mas a escrita da Thalita, que parece mesmo ser muuuito divertida. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Greice, quando li esse livro apesar de achar engraçado algumas partes, a parte exagerada equivocada da Thalita me deixou insatisfeita, ela quis mostrar o bulliyng de um jeito cômico, sendo que o assunto é sério, como o livro é voltado para adolescente, a cuidado teria que ser redobrado, sinceramente não deixaria a bella ler esse livro. Mesmo se tratando de um livro engraçado, ela podia aproveitar esse livro e ser um pouco menos doida. Bjkas

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos