Autora: Iris Figueiredo 
Título Original: Céu sem Estrelas
Páginas: 360
Ano: 2018
Editora: Seguinte



Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.

Cecília é uma garota que terminou a ensino médio e entrou na faculdade pública que mais achou adequado ao seu perfil. Sempre amou desenhar e acredita que fazer desenho industrial vai estar mais próximo de seus sonhos. Com isto também veio seu trabalho em uma pequena livraria que consegue trazer dinheiro para que ela arque com suas poucas dívidas.

Apesar de tudo isto parecer algo maravilhoso, Cecília luta diariamente com isto tudo, já que seu trabalho é temporário, ela não tem muitos amigos e precisa conviver com uma mãe que não aceita a maternidade, ter um pai que nunca apareceu e ser rejeitada o tempo todo.

"A falta de ar, de controle e a pressão no peito eram desoladoras. Eu perdia a noção do tempo e do espaço, não sabia quando aquilo ia parar, se é que ia. Era como me afogar em águas rasas, sem perceber que podia simplesmente colocar os pés no chão." Pág. 43

A mãe de Cecília casou-se novamente, porém seu padrasto no início a aceitava como uma filha. Como o passar do tempo passou a trata-la como um estorvo e a interferir na relação com sua mãe. Agora, quando sua mãe acha que ela está atrapalhando a manda embora de casa, o que acontece quase o tempo todo. A sorte é que sua avó a recebe de braços abertos com muito amor e carinho.

Iasmin é a melhor amiga de Cecília. Desde a infância as duas sempre estiveram juntas em todos os momentos. Iasmin tem uma família diferente: um irmão muito querido por quem Cecília tem uma paixão platônica, uma mãe que trabalha com moda e um pai que viaja sempre a negócios, porém uma família muito unida e pode-se considerar bem de vida.

"Acho que... - Parei. Como podia dizer à minha avó que achava que minha mãe se arrependia? Ela vivia dizendo que achava que não queria ter mais filhos, e eu me perguntava se e Paulo se ressentiam de mim por isso." Pág. 81

Porém o mundo de Cecília está ruindo. Algo dentro dela está se desfazendo e ela não consegue se controlar. Primeiro ela não consegue aceitar seu corpo e as pessoas parecem que a julgam a todo o momento. A sociedade julga o peso das pessoas e sua autoestima a está destruindo. 

De repente a única saída parece estar nos machucados que Cecília faz em seu corpo. De início parece simples, mas se torna incontrolável. E quando um relacionamento com Bernardo se inicia a paz parece voltar ao seu coração. Mas como toda a vida dela, nada dura para sempre e a escuridão toma conta de tudo.

No final parece que Cecília tem somente uma saída. E esta não é a melhor opção.

"Sentei no chão e ergui o vestido, exibindo a coxa nua. Sem pestanejar, tracei uma linha reta com a lâmina. Meus lábios se comprimiram de dor. Eu finalmente senti uma dor que podia controlar." Pág. 204

Este livro foi minha primeira leitura da autora Iris Figueiredo. Ela é famosa por outras obras que já vi muita gente comentando. E como esta obra também estava sendo bem comentada pelas redes sociais eu fiquei bastante curiosa em ler. E não deu outra: fiquei encantada.

O livro trata um tema que eu considero muito importante nos dias atuais. A questão da aceitação com o corpo, a síndrome do pânico, a depressão e todos os efeitos que isto causa nos pensamentos. A forma como a autora escreve é bem fluída e assim deixa a obra mais leve. Mesmo que o tema seja pesado não é uma história dura, pois há todo um envolvimento de diversos personagens. 

Claro que vamos ver todo o sofrimento diário e acho que isto é o mais importante: compreender o que realmente acontece. E o melhor de tudo é também entender como as ações de todos são importantes para a personagem principal.











"Quando nos importamos com alguém que vive uma luta tão profunda contra seus próprios monstros, o medo de que algo esteja fora do lugar sempre bate à porta." Pág. 321




Eu me senti no lugar da personagem e muitas vezes queria entrar na história e dar uns tapas em todos. A trama é bem cotidiana e nada foge da típica família, tanto de Cecília quanto de Iasmin. 

O lindo de ver é a questão da amizade. As pessoas precisam saber o quanto a amizade é importante sempre. O final foi lindo e ilustre e mesmo assim a autora não deu nenhum milagre para nenhum personagem. Vale a pena cada página lida. A autora merece os parabéns por nos trazer as dores e as alegrias de todas as pessoas do livro.

Acredite quando digo que muita gente passa por esta experiência é muito importante saber entender cada momento. É somente assim que evita-se o pior, a destruição total e a desesperança das pessoas.





Deixe um comentário

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos