Autor: Neal Shusterman 
Título Original: Thunderhead
Páginas: 496
Ano: 2018
Editora: Seguinte

Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo-Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo-Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo-Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?

Depois de passado quase um ano que Citra Terranova foi escolhida para ser ceifadora, o seu método de coleta foi escolhida para causar discussão. Citra, ou melhor, ceifadora Anastássia, encontrava seu escolhido, dava o comunicado e um mês para que este resolvesse tudo de que precisava e ainda podia escolher a forma como queria ser coletado. Muitos viam isto da forma mais absurda, outros como uma forma de compaixão.

Já Rowan se tornou o ceifador Lúcifer. Não que ele era um ceifador. Não tinha sido escolhido. Mas agora estava coletando os ceifadores egoístas, que só coletavam por prazer. Aqueles que faziam parte da nova guarda, e que acreditavam que o melhor era coletar qualquer pessoa, sem ter cotas ou regras. Rowan se tornou temido e estava sendo perseguido.

"No entanto, a lei é clara: em nenhuma circunstância posso agir contra a Ceifa. Antes eu fosse capaz de violar a lei, pois interviria e reprimiria as trevas, mas é algo que não posso fazer. A Ceifa governa a si mesma, por bem ou por mal." Pág. 23

Greyson Tolliver sempre teve a Nimbo-Cúmulo como sua principal família. Não que ele não tivesse a sua. Seus pais estavam sempre viajando e suas irmãs achavam mais importante viver a longa vida do que estar ao seu lado. Então a Nimbo sempre foi pai, mãe e irmã. Sempre o aconselhou em momentos difíceis e tristes. E o que ele mais queria era se tornar um agente nimbo. 

Algo muito sério estava sendo tramado na Ceifa. Os ceifadores descobriram isto quando atentado contra a ceifadora Curie e Anastássia quase as coletou. Por sorte e por uma boa ação de um rapaz chamado Greyson elas conseguiram se salvar, porém Tolliver acabou sendo condenado como infrator e isso significava que a Nimbo não poderia mais conversar com ele até que sua pena terminasse. Mas agora ele tinha uma missão secreta, mas ninguém mais sabia disso.

"Eles nunca pareciam sentir saudades durante a aprendizagem dele. Numa família tão grande, mal haviam notado sua falta. Mas ele imaginou que a coleta mudava as coisas. As pessoas que ficavam se sentiam muito mais vulneráveis e davam mais valor às outras." Pág. 217
Quando a Nimbo começa a perceber movimentos diferentes na Ceifa e em regiões que não são cuidadas por ninguém e por nenhuma lei, percebe que algo muito ruim está para acontecer. Mesmo que o bem e o mal lutem há anos para sobreviver, quem parecia que já tinha partido vai voltar para tomar conta do que acredita realmente ser seu.

Não aguentava de ansiedade para ler esta continuação de O Ceifador. Até demorei um pouco mais do que eu queria para comprar meu exemplar, mas assim que chegou eu já o devorei. A forma como terminou o primeiro volume foi arrebatador e fiquei imaginando como o autor conseguiria conquistar com o segundo volume e ainda levar mais a história para o centro da ação sem ficar com a história monótona.

Como eu sou fã deste autor pela saga Fragmentados e pelo livro O Fundo é Apenas o Começo, criei uma mega expectativa e claro que fui atendida na mesma altura. O livro começa mostrando como ficou a vida de Rowan e Citra quase um ano após um deles ter sido escolhido como ceifador. Eles quase não têm mais contato e mesmo assim Rowan achou uma forma de se tornar útil para a sociedade e a Ceifa.

"Tudo isso para deixar claro o simples fato de que o governo humano - fosse uma ditadura, uma monarquia ou um governo do povo, pelo povo e para o povo - tinha de desaparecer da face da Terra." Pág. 412

Nesta obra vamos ver mais a Nimbo-Cúmulo agindo, tanto que o título de A Nuvem vem bem a calhar. O legal é que além dos capítulos detalhando a vida dos personagens tem também a da nuvem e dos seus pensamentos, o que acho altamente coerentes. É legal saber que ela vê e sabe de tudo e mesmo assim não pode interferir em nada relacionado aos ceifadores.

A entrada de um novo personagem que é um tanto principal, Greyson Tolliver, torna a situação bem atraente. Claro que na história ele vai ser um personagem injustiçado, mas é através dele que também vamos saber muita coisa a respeito da Nuvem e de todo o sistema. O legal é que também é através dele que vão voltar os tonistas, aqueles personagens que não acreditam na Ceifa e nem nas regras da Nuvem, que hoje poderíamos chamar de ateus, e que possuem suas próprias regras.

 


Uma trama muito cruel vai ser imposta nesta obra. Já está um clima de guerra no livro O Ceifador, mas nesta, o que o autor fez nem se compara. Eu nem sequer imaginava o que estava por vir. E quando aconteceu, eu não sabia se xingava, se jogava longe o livro ou se continuava a leitura com alguma esperança. Mas como sou curiosa continuei na esperança, mas o que obtive foi um final fantástico e uma ansiedade absurda pelo próximo livro.

Adoro a diagramação e a letra com tamanho maior que a editora escolhe. Dá para ler tranquilamente já que sou meio cega. O terceiro volume intitulado por enquanto como The Toll, está previsto para ser lançado em 2019. Espero que a editora Seguinte lance também para que seja uma das primeiras a ler por aqui!


Deixe um comentário

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos