Acredito que quem não tenha um blog deve pensar muita coisa sobre pessoas que conseguem criar e manter um. Ou então devem ter dúvidas em relação a como as coisas acontecem, sendo que alguns blogs existem somente pela força de vontade de quem o escreve e alguns são aqueles super famosos que conseguem se sobressair e evoluir a um patamar de conteúdo financeiro, ao qual, não há como negar, todo blogueiro gostaria de estar.

A verdade é a mais simples e pura. Hoje em dia todo mundo tenta ter um blog de alguma forma por diversas razões, sendo que nem todas elas são por um fator positivo. E isso já posso falar porque estou neste esquema de blog há mais de sete anos.

O que me levou a blogar?

Lá em 2009 eu amava participar de um site de jogos e também tinha interesse na área de artesanato. Era algo que eu tinha em mente: começar a fazer meu artesanato e vender pela internet. Para isto eu criei um blog que trabalhava com duas coisas. Uma era a divulgação de promoções e a outra era a venda de artigos de artesanato, mas também fazia outras matérias de beleza ou outra coisa que via pela frente. 

Em 2010 eu mudei o foco porque percebi que me interessava muito pelo mundo da maquiagem, da beleza em si e tudo o que vinha junto e foi aí que encontrei diversas amigas que também gostavam deste universo. Eu fazia porque amava. Aos poucos fui encontrando lojas parceiras que enviavam produtos para resenha ou sorteios no blog, o que , claro, motivava a continuar.

Mas em 2013 eu realmente vi que minha verdadeira paixão estava na escrita, na delícia de ler e de poder compartilhar com os leitores, de trazer novidades e tudo o mais.

Nada aconteceu por acaso. Nunca montei um blog com o intuito de ganhar coisas, até porque eu mesmo tinha as minhas e ia mostrando o que tinha. Mas aos poucos eu ia me inscrevendo em parcerias com editoras e ia ganhando espaço para mostrar o meu trabalho. 

Hoje se percebe que muitas pessoas querem iniciar blogs somente para ganhar coisas, sendo que sempre recebo e-mails com perguntas de como fazer para ganhar livros e coisas de graça e se é só começar um blog que se consegue fácil. 



Parece fácil quando você abre um blog e vê as matérias ali, mas tudo isto passa por um processo enorme. Ler o livro, fazer uma análise, fazer divulgação, ter prazo para tudo isto, fazer fotos, complementar em redes sociais, socializar com os leitores e tudo o mais. Sendo que nada disto é um ganho monetário. Não pelo menos aqui no Blogando Livros. Tudo é feito pelo coração e eu reparto com outras áreas da vida. É um tempo que eu tiro para fazer somente um blog, mas é algo que eu não consigo deixar de fazer mesmo que muitas vezes haja um bloqueio criativo ou que se pense em desistir.

Caso você pense em ter um blog saiba que é necessário ter bastante esforço. É necessário horas diárias para fazer matérias e outras coisas. Nem sempre você vai passar em seleções de editoras e nem sempre as pessoas vão gostar do que se escreve.

Se você vai fazer por um interesse já digo para não começar. Comece com algo que realmente ama e não com algo que deseja ter somente para conquistar coisas, porque o leitor percebe tudo sempre.

Mas se você vai entrar nesta eu digo que vale mesmo ter um blog que se faz com o coração. Cada vez que termino um livro e posto aqui. Ou que vejo um filme e compartilho é como parte do meu coração sendo posto para outros lerem. É por isto que vale a pena ter um blog. 

Pense sempre com o coração que o que você deseja de outras formas se bem feito, com certeza vingará!




8 Comentários

  1. Tenho meu blog há 7 anos e neste período "perdi" mtas amigas blogueiras, elas simplesmente perderam o interesse em blogar...eu não! Mudei meu foco e não me arrependo. Gosto mesmo de blogar, mesmo tendo tantas outras redes sociais, se tivesse que escolher uma só, seria o blog.
    O "ganhar coisas" ou a monetização (que dá pouquíssimo retorno) veio de um jeito natural, mas sem eu ser a louca por esses objetivos.
    Meu objetivo é blogar, somente isto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o mesmo que você. Mudei o foco e continuo fazendo o que amo. Acho que assim dá um sentido a mais no que fazemos.

      Excluir
  2. Oi Greice, sua linda, tudo bem?
    Feliz 2017!!!
    Eu acredito que nós temos que fazer aquilo que amamos. Eu amo ler desde pequena, devorava todos os livros da biblioteca da escola. Não sabia o que era blog, até alguns anos atrás uma amiga, que compartilha o amor por livros me apresentar o skoob. E aí descobri que era isso que eu queria fazer.

    Te indiquei para um prêmio:

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2017/01/o-cantinho-foi-indicado-premio-dardos.html

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, temos que blogar sobre o assunto que amamos, senão vai perdendo a graça ou os assuntos se tornam chatos.

      Excluir
  3. Oi Greice, tudo bem?

    AMEI o texto! Blogar é difícil, não é fácil e sem amor, só por interesse, deve ficar mais difícil ainda. Acho que todo mundo precisa entender que quando a gente faz porque gosta o crescimento pode acontecer muito naturalmente e se caso não aconteça, ao menos vc está se divertindo, né?

    Enfim, achei a reflexão maravilhosa! Parabéns pelo texto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei da tua análise, é assim mesmo. Temos de encontrar o nosso próprio interesse, senão não tem sentido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou colaboradora em blogs. Admiro as blogueiras. Eu não conseguiria manter um Blog. Parabéns pra vcs, meninas!!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Greice!!
    Que lindo texto e depoimento.
    Realmente ter um blog não é nada fácil, tem que fazer por amor.
    Eu tenho blog desde 2009, mas sempre preguiçosa rsrsrs, posto pouco. Porém, amoooooo o amor que venho recebendo a partir dele, e principalmente dos blogueiros amigos. Semana passada mesmo eu me surpreendi com os amigos que visitaram o meu blog, porque ele é pequeno, eu não divulgo muito, mas com pessoas que estão há muito mais tempo nessa área, que eu admiro há anos, "me lendo", fiquei boba! kkkkkkkk
    Vai indo que fazemos grandes amizades e ainda crescemos como pessoa.
    Mas acho que pra quem faz blog só pra "ficar famoso" deve ser uma frustração kkkkk
    Eu entrei aqui hoje porque seu blog é um dos meus prefes da vida, embora eu não esteja tendo tempo de visitar e aproveitar pra vir ler seus textos. Menina, é sério! Eu adoro seus textos próprios! Por favor, publique um livro!!! rsrsrsrsrs
    bjosss e feliz 2017!!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos