A música entra e sai das nossas vidas o tempo todo. Também coloca e tira pessoas e muitos talentos. E é neste contexto que a música nos apresenta Frankie Presto, um garoto que nasceu em Villareal, ma Espanha e que desde cedo aprendeu as dificuldades da vida. Foi adotado por um comerciante fabricante de sardinhas e amava a música sempre que ouvia algum tipo de som diferente. Frankie nascera com um belo dom, ou melhor, agarrou a música para si assim que conseguiu estender os braços. 

Quando seu pai percebeu seu lindo dom, tratou de deixá-lo fazer aulas com El Maestro, um músico cego que conhecia muito do mundo musical e que ensinaria por um longo tempo tudo o que o garoto precisava aprender em um país que estava em guerra. Foi com ele também que Frankie conseguiu ajuda em momentos difíceis e foi ele a pessoa que viu pela última vez quando precisou sair do país.

Frankie cresceu e conheceu muitos lugares e músicos famosos. Desde a Inglaterra até muitos lugares dos Estados Unidos. Era uma homem que sabia tocar maravilhosamente bem e quando alguém o ouvia era como ser paralisado pelos seu dom. Também sabia cantar e dançar e diziam inclusive que ele já havia ficado no lugar de Elvis Presley em um show quando este não aparecera. A verdade é que foi parar nos Estados Unidos em busca de sua mãe e de Aurora, uma garota que ele conheceu muito menino mas que sabia que era um amor para sempre.

Frankie ganhou um violão de presente de El Maestro que o dera com cordas especiais. Cada vez que algo era feito para mudar a vida de alguém uma das cordas ficava totalmente azul. Aos poucos Frankie se tornou muito famoso e conheceu o lado bom e ruim de estar no mundo da música.

A verdade era que Frankie tinha um destino e também mudava o destino de algumas pessoas. Quando algo pode acontecer desta forma é como se um anjo estivesse ao seu lado o tempo todo para o guiar, mas Frankie temia o que ele podia fazer e por várias vezes girou o mundo em busca de redenção. 

No final, em seu velório, tudo o que ele tinha plantado ia ser colhido, com a música contando a sua versão e as pessoas maravilhosas que apareceram em seu caminho.



Autor: Mitch Albom
Título Original: The Magic Strings of Frankie Presto
ISBN: 9788580416305
Páginas: 352
Ano: 2016
Gênero:  Romance
Editora: Arqueiro







 


Comecei as leituras de 2017 maravilhosamente bem. Acho que os autores ou as editoras pensaram que 2016 não tinha sido um bom ano para muitas pessoas e então declararam que os próximos livros publicados seriam os do tipo que passam uma emoção e uma reflexão tão forte que faz a gente dar uma parada nos pensamentos e priorizar aquilo que mais faz o coração bater: o amor. Indiferente se é por pessoas, por animais, por coisas ou por metas. Mas o amor muda tudo. 

Adoro quando a Arqueiro olha a história de um livro, analisa as capas internacionais e percebe que o ideal é fazer uma capa que vai agradar os leitores brasileiros e que vai ficar muito mais coerente com a história contada. É realmente o que acontece com a que foi selecionada, é muito mais natural e séria e transmite uma paz interior.

Agora preciso falar de Micth Albom. O primeiro livro que li deste autor foi O último telefonema para o céu. Ele já me encantou diretamente com este livro que possui uma mistura de religiosidade e crença na fé, mas com uma história de ficção que envolve toda uma força e coloca mais uma vez o leitor para pensar. E quando vi que ele estava novamente lançando mais uma obra não hesitei em solicitar para a leitura. E desta vez As Cordas Mágicas passam do patamar de um livro maravilhoso.

Em primeiro lugar é um livro musical. Um musical antigo, onde você pode conhecer os grandes nomes que fizeram o mundo parar e cantar com eles desde o século passado. Em segundo lugar é uma surpresa ter dois tipos de narrativa: a música começa fazendo a narração em terceira pessoa, contando sobre o personagem de Frankie Presto e o seu velório, iniciando a história toda a partir deste momento. é como se o livro começasse pelo fim e o leitor sequer vai perceber isto já que em seguida começam as pessoas famosas com quem Frankie compartilhou a vida a serem entrevistados e contarem como conheceram o músico e mostrar um pouco da vida dele. A outra narrativa é como uma história normal, onde a vida de Frankie vai sendo colocada com personagens e diálogos.

A história começa em 1936. Desde o nascimento do personagem. Mas vai pulando épocas, indo e vindo e de forma alguma há uma perda de compreensão nos fatos. Mostra a infância, a juventude, a fase adulta e a fase mais avançada do personagem. É uma construção completa, mas o que mais cativa é a forma como o autor utiliza a narrativa em terceira pessoa para falar sobre a vida, os sentimentos, a amizade, o amor, as desilusões, os recomeços, as conquistas.

É lindo demais. É o tipo de livro que dá para parar e suspirar e não é um romance meloso e sim um livro mostrando mais a amizade e a luta de vida de alguém com um dom musical. 

"Eu disse que a música permite a criação rápida. Mas não é nada comparada ao que vocês humanos conseguem destruir em uma única conversa". - Pág. 139

"O homem busca coragem na bebida, mas não é a coragem que ele encontra: é o medo que ele perde. Um homem bêbado pode pisar em falso num penhasco. Isto não o torna corajoso, apenas descuidado." - Pág. 101

"A verdade é luz. Mentiras são sombras. A música é ambas." - Pág. 65

A diagramação também é uma obra bem feita da editora e você vai ter o livro dividido em três partes. Em cada uma delas há os relatos de quem conheceu o personagem, a narração da música e os diversos personagens que entram e saem ao longo do tempo. 

As Cordas Mágicas é uma leitura instigante, frutífera e que remete a um mundo de dificuldades e desafios. Mas onde também mostra que tudo que é feito de coração e que é dotado de amor sempre vai fazer a diferença.






21 Comentários

  1. Quando vi esse lançamento nas opções para os parceiros não dei nada por ele - achei a capa linda, mas precisava ler algumas resenhas antes de me aventurar - Essa não é a primeira critica positiva que vejo sobre o livro e já estou curiosa para conhecer tudinho que rola - espero que no mês que vem eu possa solicitá-lo ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice!
    Que linda história!
    Gosto muito de livros que tratam o período entre guerras e já me apaixonei por As Cordas Mágicas.Acho que o dom de Frankie só me mostrará uma história encantadora!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Primeira resenha que leio de As cordas mágicas. De cara o livro me chamou atenção pela capa.
    A trama conta com dois elementos que gosto bastante em histórias, música e destino. A história de Frankie parece ser de certo modo, encantadora, e nos fazer refletir bastante.
    Com certeza irei ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Que resenha mais linda menina, fiquei apaixonada por esse livro e essa capa, espero um dia também poder ler, gostei do enredo trabalhado.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, este livro é um dos meus favoritos deste ano já. É lindo demais.

      Excluir
  5. Oie!
    Acredita que ainda não conheço a narrativa do autor?
    Eu fiquei bem interessada nessa leitura, e agora quero ler o livro. Gostei de saber que foi uma história que te conquistou.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele tem alguns outros livros lançados pela editora também. Quero ler os outros agora.

      Excluir
  6. Oiii!

    Minha amiga leu esse livro e AMOU! E eu fiquei muito animada para ler tbm!
    Adorei saber que é uma leitura envolvente e que te deixou suspirando hahaha. Isso é ótimo!
    Ser um dos seus favoritos também é mega importante! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Greiceeeee do céu, eu sou louca pra ler esse livro, parece ser muito incrivel e sua resenha me despertou muita vontade. Parabéns por essa resenha incrível!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro, e a princípio ele me chamou a atenção, só que aí li uma resenha e minha vontade em ler essa obra acabou caindo por terra. Mas, aí li sua resenha, e nela você diz que o livro falar sobre amor. Como não querer ler algo do tipo? Adoro livros que falem de amor e fiquei curiosa a respeito desse.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Graice.
    Só li resenhas ótimas sobre esse livro e a sua me convenceu que eu tenho que ler esse livro urgentemente!! Estou doida para conhecer essa história!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Já conhecia duas obras do Mitch e o dom dele para me fazer chorar é enorme haha e esse livro deve ser uma leitura de muita emoção e grandes lições de vida e sobre amor e perseverança para seguir seus sonhos e tocar os corações alheios.

    Esse livro em lembrou o filme O Som do Coração!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não conhecia o livro, mais me encanto logo de cara com enredos musicais, ainda mais por esse lado tão romanceado e cheio de percalços que o personagem precisará percorrer. Preciso ler logo, e ter essas mesmas impressões que você teve.

    ResponderExcluir
  12. Resenha linda e poderosa, também me arrastou para o lado das pessoas que ficaram com vontade de ler e saber da história das Cordas Mágicas. Tenho uma ligação muito intensa com a música, meu filho toca guitarra e compõe. É bom conhecer livros que falem um pouco sobre essa sonoridade que temos dentro da gente! Obrigada.
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não conhecia o título e nem o autor, mas achei genial essa ideia de um livro musical. Adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa para realizar essa leitura, que para uma apaixonada por música que nem eu, deve ser maravilhosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olha confesso que pelo titulo achei que fosse meio clichê a história, mas até que gostei do enredo, gostei também do seu parecer e me animou a querer conhecer a história

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  15. A cada resenha que leio desse livro fico me perguntando por que eu estou enrolando aqui e não comecei a leitura....
    Parece que tem tudo para encantar e emocionar. E concordo, parece que as editoras resolveram lançar livros mais emocionantes/apaixonantes para dar uma compensada no ano que passou.
    e a capa é mesmo a coisa mais linda!!!! Que bom que ela super casa com a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Esse livro tem uma premissa muito linda e fiquei curiosa para conhecer mais sobre os personagens e toda a trama. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos