ESTE POST PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

Com a chegada de Jamie e Claire na França após saírem fugidos da Escócia, a necessidade de procurar um lugar para ficarem fala mais alto. A recuperação do escocês foi lenta, mas agora ele voltou a ser o mesmo homem teimoso que sempre fora.

Acima de tudo isto, o príncipe Charles Stuart está, juntamente com o seu pai James, em busca de ajuda com diversos clãs, banqueiros e quem mais ele puder se agrupar para tentar reestabelecer o trono da Escócia e para conseguir isto, uma grande batalha contra a Inglaterra precisa ser travada, além de um grande exército, alimentação e suprimentos. O pior disto tudo é que Charles não tem muita maturidade e talvez o que deseja esteja além do que pode conseguir.

Jared, primo de Jamie, acolhe o casal em uma bela mansão e assim o escocês passa a cuidar dos negócios do primo enquanto o mesmo faz algumas viagens a negócios. Durante este período Claire fica desempenhada a conhecer mais sobre as pessoas jacobitas envolvidas no processo de ajuda ao príncipe Charles já que o plano é que ele não consiga o que pretende ou muitas pessoas morrerão na batalha em Culloden, de acordo com o que Claire aprendeu antes de ir parar no passado.

A raiva que Jamie sente por Jonathan Randall continua movendo seu sangue compulsivamente. Após o último encontro entre os dois, o desfecho foi fatal mas o que restou na alma foi tão cruel que é relembrada durante todo os momentos escuros. E Claire também sabe que Frank, seu marido em 1943 é da árvore genealógica dos Randall. Mas como isso seria possível com o capitão morto?

Claire está obtendo maiores conhecimentos na medicina da época e passa a ajudar em um hospital local. Porém o seu conhecimento é levado a fazer as pessoas acreditarem que ela é uma bruxa poderosa e que seus conhecimentos não são de uma pessoa normal. Isso já lhe causou problemas uma vez e será que pode causar novamente mais problemas e colocar sua vida em risco? Ela precisa mais do que nunca evitar a eficácia dos planos dos jacobitas e vai usar todos os seus truques para isso.

No fim das contas, Jamie será forçado a voltar para a Escócia, juntamente com outros clãs para proteger seu povo e seu país. Mas agora ele é um homem livre e seu amor pela bela Sassenach colocará sua honra em dúvida. Só não se sabe se para protegê-la ou para proteger o seu povo.


Autora: Diana Gabaldon
Título Original: Outlander - Dragonfly in Amber
ISBN: 9788567296272
Páginas: 944
Ano: 2014 
Gênero: Ficção Histórica / Romance 
Editora: Saída de Emergência Brasil









Começo esta parte crítica da resenha pensando o que vou falar sobre o segundo livro da sequência de Outlander. Lembro que o primeiro livro me fascinou muito, tanto pelo fato histórico quanto pela genialidade do enredo. E agora não há como mudar o que coloquei na primeira resenha de Outlander A Viajante do Tempo.

Nesta sequência eu levei um susto imenso quando comecei a ler a história. Primeiro porque ainda não havia lido a sinopse e, desta forma, não sabia como o livro iria começar. Mas de acordo com o final do primeiro, sabia que eles haviam partido da escócia e imaginei que tudo continuaria dali. E foi como um soco no estômago que vi que Claire estava em 1968, com uma filha de 20 anos e havia voltado pelas pedras de Craig na Dun. A primeira coisa que pensei foi: "Publicaram a versão errada?". Mas não, estava tudo correto. E o medo tomou conta de mim.

Lógico que aos poucos a história vai se encaixando e tudo se completa. Temos de volta os personagens bem descritos, a ousadia do casal, a valentia de Jamie, a audácia de Claire e muito conhecimento histórico. O que me cansou um pouco no entanto foi que este livro se passa quase todo no percalço da França e ali são traçados os objetivos do príncipe exilado Charles e toda a trama que aos poucos vai se desenrolando. Não que isto seria ruim. De forma alguma.A verdade é que esta parte da narrativa se tornou um pouco mais monótona do que estava acostumada do primeiro livro.

A autora usou este volume para mostrar como a batalha em Culloden iria ser traçada e como todos os personagens envolvidos vão se conhecendo, vão unindo forças e tudo o mais. Mas parece que me faltou um pouco mais de força, um pouco mais de guerra, um pouco mais de sangue. Nossa, quem lê pensa que é algo sem fôlego e na verdade não é. Só ficou um pouco cansativo no início do livro e aos poucos foi retomando sua realidade natural.

Me surpreendi também pela qualidade que a autora coloca ao final de cada capítulo e percebo que melhorou sua qualidade de narrativa. Descrever os personagens se tornou muito melhor e aos poucos fui percebendo coisas tão claras que mesmo assim nem havia pensado nelas e acredito que por isso torne o livro tão fantástico.

Quando vai chegando o final do livro, a autora vai te colocando num sufoco. Você percebe que vai entrar numa estrada sem fim e que ficará para o próximo livro mais um grande mistério e a ansiedade toma conta de você porque Diana consegue desvendar mistérios tanto na obra que está sendo lida quanto deixar muitos mais no próximo que virá.













6 Comentários

  1. Oii!!

    Acredita que não li o primeiro livro? Pois é, mas o segundo me chamou mais a atenção do que o anterior. A história parece mesmo cheia de mistérios e surpresas, e eu gostei disso.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ju, o problema é que não tem como ler o segundo sem o primeiro e assim por diante, mas quem sabe o seriado te chame mais a atenção! :)

      Excluir
  2. Ai, esse susto que vc levou foi a primeira coisa que me fez ter receio de ler a série. Aí vi uns spoiler do que acontece nos outros livros e cheguei a conclusão de que não consigo ler essa série não. Tenho certeza de que eu iria amar o primeiro livro, mas sei que vou ficar frustrada e furiosa com os outros livros. Aí tomei a decisão de não ler (eu tinha até alguns livros, mas acabei dando e trocando). Mas a série de TV ainda quero assistir. Tem situações que eu não suporto qndo acontece nos livros, mas na TV eu suporto numa boa.... coisa de doido, vai entender.... kkkkkk

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que também estou curiosa do que acontece nos outros livros e estou evitando ler spoilers, mas confesso que fico com muita curiosidade. hahahahaha

      Excluir
  3. Oi Greice, uma das minhas metas é ver a série este ano! Confesso que o numero de páginas dos livros me intimida, mas não descarto a leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Eu acho a capa desses livros simplesmente MAAAA-RAAA-VIII-LHOOO-SAAAS!!!!!
    rsrsrsrs
    Mas ainda não li nenhum =(
    Só que o 1 foi lançado há pouco tempo pelo que vi, e já está no 2 e fazendo um sucesso danado!!! Preciso ler eles logo!!
    Eu tenho em pdf mas ler no pc da mta dor nas costas, rsrsrs
    Porém, agora me deu mais vontade ainda, lerei esse ano sem falta!
    bjooos

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos