ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO VOLUME

E eis que Cate Cahill saiu de sua antiga e pequena cidade de Chatam para virar uma falsa irmã dentro da Irmandade. Tudo isto para proteger suas irmãs Maura e Tess. A profecia garantia que uma delas era a escolhida e ao que tudo indicava era Cate. Agora a garota havia quebrado o coração de seu grande amor Finn, que também se lançara aos poder dos irmãos para conseguir proteger Cate e foi decepcionado.

Cate estava agora com seus dezesseis anos e prestes a completar dezessete precisava começar a lidar melhor com sua magia, principalmente a mental. Irmã Cora que sempre havia liderado a Irmandade estava com uma doença fatal e precisava muito que Cate assumisse a liderança.

Os Irmãos não estavam mais perdoando nada. As mulheres não tinham mais direito a trabalhar, a estudar e os livros estavam sendo proibidos completamente. Fogueiras se erguiam nas praças onde os livros queimavam e quem fosse dada como suspeita de bruxaria iria direto ao hospício de Harwood e lá, sabia-se, todo o tipo de tortura acontecia.

Quando a segurança das duas irmãs de Cate começou a ficar em dúvida, o único jeito era leva-las a morar também na Irmandade. E foi aí que a dúvida surgiu. Aos poucos o poder de Maura foi se tornando tão forte quanto de Cate e as Irmãs se interrogavam qual era a verdade da profecia e somente um oráculo poderia ajudar. Zara, a madrinha que vivia em Harwood.

Mas junto ao plano de chegar ao oráculo também havia a dedicação de ajudar todas as inocentes que estavam sofrendo no hospício já que para atacar os Irmãos e conseguir o poder novamente, seria necessário todas as bruxas possíveis.


Será que o plano em questão daria certo? E o que diz a profecia sobre a irmã que irá morrer e uma que irá matar? Um plano foi ajustado e quando chegar o momento um alarme soará. O poder será suficiente ou a traição levará as Irmãs à ruína?


Autora: Jessica Spotswood
Título Original: Star Cursed
ISBN: 9788580413373
Páginas: 288
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Fantasia
Editora: Arqueiro








Quando li Enfeitiçadas me encantei totalmente pela história das irmãs. Uma cidade pequena com uma história de profecia e aquela doçura que era Cate descobrindo seu poder e ainda mais Maura descobrindo com total força o seu foi muito bom.

Os momentos de Cate com seu amado Finn também me saudaram com uma pontada de alegria por ela estar descobrindo a paixão e ter aquela sensação de conforto e vergonha ao mesmo tempo. Mas isso foi mudando neste segundo volume. 

Agora o medo está muito evidente neste livro e a conexão da inocência das irmãs foi embora. Claro que desde o final do primeiro livro já esperava que isto aconteceria até pelo fato de que se assim não fosse, seria algo muito monótono. Esta briga entre as "Irmãs" e os "Irmãos" que colocam à prova que as mulheres são bruxas na verdade é bastante moldada no livro, mas de uma certa forma me parece um pouco cansativo. 

Não sei dizer ao certo o momento em que Amaldiçoadas não me satisfez pois a todo momento tem cenas de ação e trama para que as bruxas voltem ao poder de acordo com a profecia, mas a personalidade de Maura me lembra uma adolescente chata e emburrada e...ah, sim! É o que ela é! Foi isto que me incomodou realmente. A característica dela é querer ser a melhor das irmãs e ficar com picuinhas bobas.

Da mesma forma vejo que a personalidade de Tess não é muito descrita e ela fica pouco visível. Penso que ela seria desenvolvida em um terceiro livro, mas e se for uma trilogia e tudo terminar nele haverá pouco espaço para tudo acontecer. A verdade é que me apeguei ao primeiro livro e gostei da Irmandade, da forma como elas vivem e tentam voltar ao poder para conseguirem viver novamente como mulheres normais, mas a forma como a autora decidiu colocar isto no papel não foi agradável por completo.

Um ponto positivo é que não há coisas absurdas sobre bruxaria. Nada que se imagine muita fantasia e desfoque a realidade dos fatos. Os capítulos são intercalados entre os planos das irmãs e entre Cate e Finn Belastra que continua neste segundo volume sendo um bom personagem.

Um ponto negativo são os erros de português e até a troca de nomes de personagens. Se não for prestada muita atenção, a conotação do texto perde sentido.

No mais, é como o nome dos livros indica. Fiquei enfeitiçada pelo primeiro e amaldiçoada pelo segundo. Espero que o terceiro me complete!







10 Comentários

  1. Oi, Greice!
    Entendi perfeitamente sua opinião.
    Eu gostei do primeiro livro, mas não muito. Esperava mais. E ao ler sua resenha sobre o segundo livro, não sei se me agradará completamente. Logo estou decidindo se dou ou não continuidade à série.
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Leandro, mas não consigo me imaginar lendo os dois e não terminando a série! :)

      Excluir
  2. Oi Greice, não li a resenha por causa do aviso de spoiler, alias, obrigada por isso.
    Quero muito ler esse livro, pois amei Enfeitiçadas.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, já coloco isso de Spoilers para não estragar mesmo para quem ainda não leu!

      Excluir
  3. Erros de português em livros é realmente triste :(
    Ainda não li o primeiro volume da série, por isso pulei a parte que você fala da história ^^

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que os erros de português uma vez ou outra até passa, mas não demais, né?

      Excluir
  4. Nunca ouvi falr desse livro, mas as capas são lindas! Me interessei bastante para ler!
    Amooo livros com temáticas fantásticas e afins, até mais que os "normais", rsrs
    bjoos

    ResponderExcluir
  5. Li poucos livros sobre bruxas e confesso que elas não são os meus seres místicos favoritos. Mas tenho vontade de ler a obra para, quem sabe, mudar minha visão.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele vai ser diferente porque não é nada cheio de coisas místicas sabe, e isso que gostei mais!

      Excluir
  6. Oi Gre,
    kkkkk gostei desse trocadilho de fiquei enfeitiçada pelo primeiro e amaldiçoada pelo segundo...kkk...eu já penso diferente, o feitiço não me pegou de primeira e eu nem pensava em ler o segundo livro, mas aí não sei porque cargas da água pedi e ele me conquistou de uma maneira incrível, que não vejo a hora de chegar o terceiro. Minha maldição é ainda não ter sido lançado o 3º volume. Mas amiga nossos gostos estão indo e vindo esse ano. Ha já li todos os livros que me emprestou e já separei mais um para te emprestar.....temos de marcar algo...saudades bjus Elis!!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos