Autora: Diana Gabaldon
Título Original: An Echo in The Bone
Páginas: 912
Ano: 2019
Gênero: Romance 
Editora: Arqueiro
                                   Comprar

1777, Carolina do Norte. Em meio à Revolução Americana, o ex-jacobita Jamie Fraser e sua esposa Claire precisam decidir de que lado sua família estará. A escolha deveria ser fácil, já que Claire nasceu no século XX. Mas as coisas nunca são simples para os Frasers. Jamie preferiria morrer a ter que enfrentar seu filho ilegítimo, um jovem tenente do Exército Britânico.
Enquanto isso, na relativa segurança do século XX, a filha de Jamie e Claire, Brianna, e seu marido, Roger MacKenzie, estão vivendo em uma histórica casa escocesa onde, através de um abismo de dois séculos, o drama da história dos pais de Brianna vem à tona através de uma pilha de cartas de Claire.
Essas frágeis páginas revelam o amor e a jornada dos dois saindo da Carolina do Norte pelo mar, onde encontram corsários e batalhas no oceano. Até agora, o amor do casal sobreviveu a todos os perigos que a história colocou em seu caminho, mas, no caos da guerra, com famílias divididas, o pior está prestes a acontecer.
Com a participação de personagens históricos, como Benjamin Franklin, Ecos do futuro é uma obra-prima de imaginação e aventura. Um romance que ecoará na mente do leitor por muito tempo depois que a última página for virada.
Este livro é o sétimo de uma saga e pode conter spoilers de livros anteriores.

Jamie e Claire Fraser sabem que a Revolução Americana vai durar alguns anos ainda, graças ao conhecimento de Claire. Mesmo assim a decisão de sair da Cordilheira e ir para a Escócia é algo que Jamie já tem decidido, pois está há muito anos longe de Lallybroch e também precisa fazer com que Ian reveja os pais. 

Ao mesmo tempo os rebeldes estão com um exército junto aos generais e George Washinton também tem seu exército dos continentais para lutar contra os ingleses, que chegam a Long Island esperando travar uma batalha direta. E é assim que Willian Grey, o conde de Ellesmere, decide que quer ficar, no meio da batalha e não em um lugar escondido onde não possa duelar.

Tudo parece estar dando mais do que certo. O problema é que antes de saírem das Cordilheira, Arch Bug apareceu para resgatar o ouro que escondeu antes de ser expulso dali e sem querer sua esposa acaba sendo morta em uma confusão. E é onde Arch jura a vingança direta. Mesmo assim o ouro acaba servindo muito a Jamie, já que ele esconde em um local secreto, o mesmo que disse ao pequeno neto Jem onde estaria antes de ele voltar para o presente.

"Há uma razão para o herói nunca morrer, sabe? - comentei, esboçando um sorriso, embora sentisse meu rosto enrijecido e falso. - Quando o pior acontece, alguém ainda deve decidir o que fazer. Entre em casa agora e se aqueça. - Olhei para a noite lá fora, com seu céu de lavanda e agitada pela neve em torvelinho. - Eu... encontrarei Ian."

Assim que embarcaram e estavam a caminho da Escócia porém, o navio acaba sendo solicitado pelos ingleses e depois roubado pelos rebeldes e assim Jamie acaba se tornando um general de milícia e tendo que se ver lutando na batalha de Tinderoga.

É um momento de tensão onde diversas pessoas vão e vem, desertores e novos ingleses batalham o tempo todo, a fome, as doenças e a esperança esbarram em tudo. Ao mesmo tempo em que Brianna e Roger leem as cartas que seus pais conseguiram fazer chegar a eles através do tempo e vão descobrindo o que acontece, eles também descobrem que alguém do passado acabou passando pelas pedras e está agora em sua casa.

A verdade é que entes queridos vão morrer e mesmo que Jamie tivesse tentado fugir da batalha não foi possível evitar lutar diretamente de frente com seu filho. Verdades cruéis vão vir a tona e parece que a América de certa força começa a se tornar um local amaldiçoado, mesmo que seja a casa de tanta gente que só pensa em liberdade.






" - Se não fossem loucos, não estariam fazendo o que estão fazendo. - Randall-Isaacs interrompeu seus pensamentos, parando por um instante para avaliar a perspectiva com o olhar de um soldado. - Foi o coronel Arnold quem os liderou até aqui. Aquele homem sem dúvida é louco. Mas um excelente soldado. - Sua voz deixou transparecer a admiração que sentia e William olhou para ele com curiosidade." P. 273






Já aviso de primeira que se você não leu os livros anteriores nem vai adiantar ler este, já que é muita história para se colocar em um saquinho e tentar ler de uma vez só. Outlander é uma saga de respeito e eu indico cada livro para leitura como se fosse uma aula de história mesmo, pois o que eu aprendi com cada livro é digno mesmo de aula.

Para mim este foi o melhor livros de todos os sete já lidos até agora, lembrando que a tentativa da autora é o lançamento de dez livros, e ela está escrevendo o nono neste momento e a série está sendo filmada na quinta temporada, mesmo que a série para os livros comece a mudar bastante a partir da terceira temporada.

Ecos do Futuro se para praticamente falando sobre os anos de 1776, que foi o ano da Independência dos Estados Unidos e o de 1777. Durante estes dois anos é onde a história vai se situar, mostrando tanto a visão de Jamie e Claire pelo lado dos intitulados rebeles, que viviam para lutar pela América e o lado de William Grey, que era um soldado inglês e que é o filho de Jamie Fraser.

"No dia 6 de julho. o general Burgoyne atacou Fort Ticonderoga com uma tropa de oito mil soldados alistados, mais vários regimentos alemães comandados pelo barão Von Riedesel e um grupo de índios." P. 493

É uma aula maravilhosa. Todos os personagens históricos estão no livro e não somente sitados em relação de batalha, mas mostrando o que cada um fez, o que cada um sofreu, como alguns deles morreram e como cada batalha aconteceu. Eu babei totalmente no livro já que eu sou fascinada pela história dos Estados Unidos.

Em contrapartida a isto há toda uma emoção pela questão de amizade e amor envolvendo os diversos personagens que já existem e outros que vão se inserir na história e que eu já me afeiçoei completamente. Lógico que depois de tanto tempo lendo uma saga o carinho pelos personagens é enorme. Diana Gabaldon tem um dom de saber escrever cenas de batalhas que prendem do início ao fim, mesmo que algumas possam parecer bem enjoativas pelo lado médico.

Alguns capítulos vão contar a saga de William, de como ele está se comportando no exército e o que ele deseja para si, outros vão contar como está a vida de Roger e Brianna na época de 1980, depois da volta para o futuro e outros vão se passar sobre Claire e Jaime. 

 


Acabei tendo cada choque com as revelações que surgem que tive que recordar alguns trechos de livros anteriores, já que são muitas datas e acontecimentos. Mas o final do livro me deu um tapa na cara que estou até agora perguntando como a Diana consegue fazer estas coisas tão perfeitas assim. 

A diagramação tem a letra um pouco menor e são 912 páginas, o que faz a leitura ficar mais lenta, mas não por conta de ser chata e sim por ter muito conteúdo mesmo.

Se você ainda não leu a saga indico que comece. Acredito que o próximo livro ainda vai tratar um pouco sobre a revolução, já que ela ainda durará mais uns três anos, porém é tanta coisa boa que foi revelada e ficou sem continuação que acredito que o próximo livro dará este belo passo. Amém!



3 Comentários

  1. Oi Greice.
    Há muito tempo eu escuto falar sobre Outlander. Tanto da série de livros, quando da de TV, mas como eu não li nenhum deles, e só vejo adaptações após fazer isso, eu tenho adiado bastante assistir.
    Mas sua resenha me deixou bastante interessando, principalmente por saber que é como se fosse uma aula de história. E eu AMO livros assim, desde que escritos de forma prazerosa, como parece ser o caso. Adorei saber também que esse livro tem como fundo a Independência dos EUA.
    Pelo visto vou ter que começar essa série em breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Outlander é o tipo de livro que é bom e tu precisa ler a série inteira.
    Já tentei assistir a série, mas não curti muito...
    O legal desse livro é tratar de um ano importante nos Estados Unidos.. Ele é um livro com muita coisa histórica, isso é ótimo.
    Mas não me tras vontade de ler

    ResponderExcluir
  3. Oi, Greice.
    Essa é uma das minhas séries preferidas e já estou com esse livro sete aqui na estante. Vou aproveitar que vou viajar no final de agosto e vou levar o livro comigo para ler no avião!
    Não vejo a hora de curtir mais essa aventura!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos