Autora: Wendy Wunder
Título Original: The Probability of Miracles
Páginas: 288
Ano: 2017
Gênero: Romance 
Editora: Novo Conceito
                                     Comprar

Campbell tem 17 anos. Ela não acredita em Deus. Muito menos em milagres Cam sabe que tem pouco tempo de vida, por isso quer viver intensamente e fazer tudo o que nunca fez, no tempo que lhe resta. Mas a mãe de Cam não aceita o fato de perder a filha, assim, ela a convence a fazer uma viagem com ela e a irmã para Promise - um lugar conhecido por seus acontecimentos miraculosos. Em Promise, Cam se depara com eventos inacreditáveis, e, também, com o primeiro amor. Lá encontra, finalmente, o que estava procurando mesmo sem saber. Será que ela mudará de ideia em relação à probabilidade de milagres?

Campbell é uma garota que trabalha no parque da Disney em Orlando, se apresentando como dançarina polinésia. Agora ela não faz mais isto já que seu corpo não permite, mas é o que sua mãe e seu pai sempre fizeram. Eles moram ali em um pequeno rancho. Na verdade, seu pai morreu e levou um pedaço de Cam com ele. 

Alicia, sua mãe e Perry sua irmã mais nova agora estão lutando todos os dias contra um câncer que está acometendo Cam. Sua mãe aposta em tudo que é notícia ou pessoa que apareça como um milagre para a cura da filha e Cam sabe muito bem que isto não será mais possível. Não mais agora. 

"Quando Cam abraçou a mãe e caminhou de volta para o quarto, percebeu que passaria o resto de sua curta vida fazendo as pessoas se sentirem melhor diante da perspectiva de perdê-la." P. 30

Promise é uma pequena cidade localizada no Maine. Lá as pessoas dizem que milagres acontecem e muitas outras dizem que na verdade nunca encontraram a cidade de verdade. E Alicia teimou que passar as férias de verão neste lugar seria o plano perfeito para ela e suas duas filhas depois de ouvir as maravilhas dos milagres. Cam sabia que precisava fazer aquilo pela mãe antes que fosse tarde.

Ao chegar em Promise tudo oque Cam viu foi uma cidade com pessoas queridas e que de nada mágico tinha. Mesmo que ao chegar tenha sido recepcionada por Asher, um garoto que perdeu seus pais de forma trágica e que mora sozinho em uma grande casa, que acabou alugando para a família de Cam.

"É incrível que os flamingos tenham pousado aqui, ok. Mas isso não tem nada a ver comigo. Eu só não posso dar este salto. As pessoas morrem. Filhotinhos morrem. Meu pai morreu. Com ou sem flamingos. Eu vou morrer. Mais cedo do que tarde." P. 147

Aos poucos Cam começa a sentir a melhor em seu corpo, as manchas roxas começam a sumir, ela consegue voltar a comer e parece que nunca houve nenhuma doença realmente. E toda a sua lista do Flamingo feita com a sua melhor amiga Lily, que prometeram cumprir antes do fim precisa ser cumprida. Será que existe milagre para quem não acredita neles?







"Cam, noite passada, você desistiu. De mim. De todas nós. E partiu meu coração. Não pude acreditar que você faria isso com a gente." P. 196








Quando a Novo Conceito lançou este livro eu imediatamente me interessei pela história, mas acabei conseguindo ler somente este ano. Na verdade eu o tinha na minha estante e fui deixando passar até que acabei pegando para ler e tendo uma grande e gostosa surpresa.

Não é de negar que a personagem de Cam tenha uma doença em estágio avançado. Nos primeiros capítulos isto já é bastante narrado e colocado como pano de fundo para todo o restante que vai surgir ao longo da trama. Toda a vida de Cam vai ser resumida sobre o antes da morte de seu pai e o depois e como é a vida também trabalhando na Disney.

O legal de tudo é que é uma história que mostra como elas atravessam o país em um trailer, buscando um milagre e visitando seus lugares favoritos até chegar nesta cidade. Promise é uma cidade pequena como qualquer outra, apesar de ser litorânea.

 


Mas é ali que as pessoas que acreditam em milagres vão e é onde Cam vai começar a viver novas experiências de vida, vai fazer novos amigos e vão surgir várias oportunidades. E o legal é que a autora conseguiu fazer uma trama bem colhida de modo que a vida na Flórida ficasse ligada com as férias no Maine.

"- É. Ser generosa é uma das coisas mais difíceis de ser no colégio, porque você fica tão apavorada por ser reduzida a si mesma que sempre fica de guarda. Mas não seja assim. Seja generosa e você vai ser diferente de verdade. Vai se destacar. Única e feliz." P. 238

Os personagens são tão meigos e simples e até mesmo as brigas em família sobre o que elas tanto queriam que Cam acreditasse em milagres e sobre todo o esforço que quem vive com uma doença sabe que precisa ser exigido. É um livro que parece mágica pelo fato de ser exposto ao belo e ao natural sem encher de coisas impossíveis.

E o final é tão lógico e tão cheio de esperança que foi impossível não suspirar e dizer que cada momento vale a pena.


6 Comentários

  1. Não conhecia esse livro, gosto de livros que tenham superação como pano de fundo e esse livro parece ser fofo e ensinar muito entrelinhas. Não leria por agora, mas vou colocar na listinha de possíveis leituras com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Aí que livro fofinho!!! Ja fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre esta cidade dos milagres e sobre as pessoas que vivem nela. Fiquei curiosa para saber como este conflito de crenças vai transcorrer na história, como ela vai se sentir ao chegar na cidade dos milagres e principalmente quando sentir no próprio corpo as mudanças. Já super anotei a dica aqui e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Greice!

    Este é um livro que eu gostaria muito de ler, apesar de sentir certo medo. Já li histórias sobre personagens com doenças em estágio avançado e na maior parte das vezes eu fiquei com o coração destruído. :(

    Espero que essas férias façam a protagonista acreditar em milagres, acreditar que existe algo mais, mesmo que a cura para a doença dela não ocorra. Respirar é um milagre. Ter a oportunidade de nascer e viver é um milagre, mesmo quando tudo termina cedo demais.

    Fiquei interessada principalmente no que vai se desenvolver entre Cam e Asher, ambos tão atingidos pela vida. Parece que será uma história bem bonita.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Lá vou eu colocar mais um livro na lista de desejados! Pelo seu post, tudo nesse me interessa, a questão do aparente milagre que acontece com a personagem, a ambientação... amei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu acho essa capa sensacional, sempre que vejo fico louca para ler e seu post só aumentou minha vontade e curiosidade com essa obra.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro histórias que se passam ou que tenham a ver com o Maine! Mas, deve ser porque sou fã incondicional do King. O que não passa perto dos motivos de se interessar por essa leitura, né? hahahahha
    Mas eu tenho muito problema com livros que seguem a linha sicklit. Adorei a capa, e acredito que seja uma leitura muito especial para quem curte esse gênero.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos