Este filme já passou faz algum tempinho no cinema, mas eu consegui ver ele somente esta semana de forma que como eu já tinha assistido o filme Corra!, que é do mesmo diretor e gostado muito, não podia deixar de assistir este também.

FILME: Nós

NOME ORIGINAL: Us (Nós)

NACIONALIDADE: Estados Unidos

DURAÇÃO: 1 hora e 56 minutos

ANO: 2019

GÊNERO: Terror / Suspense


Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.
E para quem não sabe, este diretor conseguiu a faceta de ganhar um Oscar com o filme Corra!, que seria um filme de suspense, porém ganhou na categoria comédia, onde também tem cenas assim e com um roteiro totalmente diferente o diretor Jordan Peele levou a estatueta no último Oscar e voltou com mais um filme para causar alucinações nas mentes dos espectadores.



A história toda é simples. Uma família vai passar um tempo na casa de veraneio que era da mãe da personagem Adelaide, a mãe dos meninos. Porém esta mesma mãe odeia a praia por ter uma lembrança terrível que aconteceu na infância, cena que é mostrada logo no início do filme e se tivesse acontecido comigo eu já estaria em outro planeta no momento.

A partir disto ela tem aversão àquele lugar e mesmo assim pela família ela vai lá interagir com amigos, que geralmente tendem a mostrar a riqueza o tempo todo. O problema é que coisas estranhas começam a acontecer e de repente uma outra família igual a eles, porém vestida de vermelho e com rostos assustadores surge para matá-los.


Este é o filme? Não! E isto é o que mais intriga. Isto tudo acontece muto rápido e quem assiste a muitos filmes do gênero de suspense vai achar que é um filme onde a família louca fica perseguindo a família sã. Não é bem assim que acontece. E eis que começam as teorias malucas a se formarem.

Pelo menos eu não sabia absolutamente nada a respeito do que estava acontecendo e fui tecendo teorias. Fantasmas? Clones? Sombras? Alucinações de um personagem? Pode ir colocando tudo isto em um papel já que tudo vai ir sendo destilado aos poucos pelos diálogos dos personagens. Cada um vai perseguir o seu igual sendo que cada um tem o mesmo talento do outro e sabe exatamente o que ele vai fazer e como vai fazer.


É um corre, foge, pega, mata, corre, foge e apanha que em minutos tudo acontece tão rápido que parece uma história contada aos tropeços, mas muito bem contada. Aí quando parece que está se dando algum tipo de respiro vem o choque de se perceber que as teorias podem estar todas erradas e realmente há alguma coisa muito louca com aquele lugar ou alguma coisa muito louca com o espectador. Se é que não se voltou para o mundo de Lost, que para quem assistiu o seriado vai poder entender um pouco melhor toda a loucura.

A inteligência da história é emocionante. A personagem principal consegue transpor a emoção de uma forma perfeita, sendo que os dois filhos não ficam para trás. O único traço que incomoda é que o diretor também quis dar a pitada de humor neste filme e pecou quando deu a incumbência ao marido da personagem que além de não ter graça nenhum, era um bobo total e as piadas se tornaram mais do que inadequadas e sem estilo na história.


A teoria final do filme, consignada com o que o filme realmente passa é ilustre. É um choque de realidade. É um soco na cara tão bem dado que mesmo que esteja no lado mais de fantasia é perfeitamente colocado em um jeito literal na história.

Eu só ficava esboçando reações do tipo: "mas como?", "como assim?", "de onde?" de tão perdida que eu fiquei com toda a influência de integrantes que basicamente estavam ali o tempo todo.
É um filme que vale a pena ser visto e que no final eu precisei buscar mais sobre o filme para entender um pouco melhor e raramente faço este tipo de coisa. A descoberta é perfeita e agora me pego pensando se temos a capacidade de perceber fatos tão humanos assim.

Mais um ponto para Jordan Peele!


9 Comentários

  1. Oi Greice! Eu estou adiando assistir a esse filme, porque estou lendo comentários bem diferentes sobre ele. Alguns elogiando a ideia do filme, outras dizendo que não entenderam.. Pelo pouco que você contou, além do suspense já esperado, tem a ideia brilhante do diretor, que se for na mesma pegada de Corra! eu tenho certeza que vou ficar nova no final! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline - Stalker Literária ~

    ResponderExcluir
  2. Sua leitura sobre o filme é incrível, mas eu não vou negar que gostei do marido da história, ele é uma certa dose de humor um pouco necessária no filme!
    E agora que vi um pouco sobre sua opinião, me deu até vontade de assistir novamente e tentar entender kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ooi,
    Eu tenho um pouco de medo de assistir esse filme, assim como Corra ahaha Não sou muito fã de filmes tensos como esse porque fico super nervosa ahah Mas gostei da sua resenha e de conhecer sua experiência com o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou louca, menina!kkkkkkkkk... Eu geralmente fujo de histórias de terror, mas você conseguiu despertar minha curiosidade com todas essas teorias e o tal soco na cara que a história nos dá no final. Quero saber do que se trata e por isso vou tratar de ver o filme!rs

    Eu não assisti "Corra!", então nem sei o que esperar das obras deste diretor. Não conheço o trabalho dele ainda.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Greice, eu estou bem curiosa para assistir esse filme também, assisti Cora e adorei a forma como o diretor conduziu o enredo, pelos seus comentarios esse filme esta bem desenvolvido e com um enredo bem singular que nos faz criar varias teorias *-* Sem duvida preciso assistir ele em breve *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice!
    Ainda não conhecia o filme (talvez porque eu fujo de filmes de terror rs).
    Adorei sua opinião sobre o filme, eu geralmente não me empolgo em filmes de terror por terem muito clichês. Você conseguiu me animar para assistir esse e tecer minhas teorias sobre o que está acontecendo.
    Assim que assistir volto na sua postagem para contar minha experiência com o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Greice, acho que minha cabeça vai dar um nó se eu assistir esse filme, rsrs, mas parece ser loucamente bom com essa coisa dos duplos de cada personagem. Amei seu post!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu assisti Corra! E me surpreendi muito positivamente com o filme, com uma trama imprevisível parece que o diretor soube trabalhar muito bem novamente nessa nova obra.
    Desde que vi o trailer de Nós fiquei muito curiosa e já criando várias teorias sobre quem seriam aqueles estranho iguais à família protagonista, e pelo que você descreveu não vai ser nada do que eu possa ter imaginado.
    Sua crítica me deixou mais ansiosa/curiosa para assistir e me surpreender. Infelizmente não assisti a Lost, então não posso teorizar quanto a isso.
    Adorei a sua resenha, instigante e muito bem formulada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o trailer desse filme e achei muito que era algo dessa lista! Fantasma, alucinação, clone e etc. Agora vc me deixou curiosa pra descobrir a mensagem pq se tem uma coisa que eu amo é filme/série com mensagens de "soco no estômago". Amei sua resenha!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos