E a Netflix lança mais um filme original e desta vez voltado para a ficção científica. E apesar de ter muitos poucos personagens e passar praticamente em um único cenário, o filme se mostrou muito bem aceito pela crítica.

FILME: I Am Mother

NACIONALIDADE: Austrália

DURAÇÃO: 1 hora e 54 minutos

ANO: 2019

Criada por um gentil robô a quem chama de "Mãe", uma adolescente é designada para repopular a Terra depois de desastres que quase causaram a extinção completa da humanidade. Mas quando uma mulher desconhecida chega dando notícias alarmantes, o laço afetivo criado entre humano e robô fica ameaçado.

Quando assisti ao trailer deste filme já fiquei com a data na cabeça aguardando a estreia na Netflix. Muita gente imaginou que o trailer já entregava todo o contexto do filme e eu até pensei realmente que fosse alguma coisa parecida, já que era tudo muito cheio de ação e com muita adrenalina.

Imagine que somente duas personagens humanas estão fazendo parte da parte principal do filme. Uma delas é uma criança que é gerada por um robô que é interpretado por dois personagens, um que faz os movimentos e outra que faz a voz. Em um mundo pós-apocalíptico, um robô fica responsável por repovoar a Terra em um local com diversos fetos.


Mãe, é o nome da robô e ela chama a criança que ela cria de filha. Já de início vemos como ela cria a criança, os cuidados, os ensinamentos, os estudos e todas as formas de crescimento até ela virar uma adolescente. O bom é que o filme não fica parado e essa mostra não dura muitos minutos, o que achei que poderia durar metade do filme, mas não. Acontece super rápido toda esta introdução.

Lógico que a "filha" foi criada sabendo de toda a condição atmosférica do lado de fora. Que não tem como viver lá, que tudo foi destruído e que somente naquele lugar é que consegue viver sem morrer. Há toda a infraestrutura de alimentos, saúde, educação. 


Eis que um dia bate à porta uma sobrevivente. A atriz Hilary Swank interpreta muito perfeitamente a personagem da "Mulher". Ela chega machucada ao local onde pede ajuda para a "filha" sem ser vista pela robô. É então que ela explica que não há nenhum problema do lado de fora e que a terra é habitada, não há nada tóxico lá fora e começa a colocar dúvidas na cabeça da "filha".

E é então que tudo começa a ficar cada vez mais tenso no filme. Imagine uma adolescente que sempre acreditou em um robô e se vê cheias de teorias através de uma humana igual a ela? Que diz ter outros humanos do lado de fora e que os robôs são violentos e matam todos que encontram?

Então começa o suspense total. O robô se coloca a questionar a "mulher" e vice-versa através de fatos e teorias. Um filme que traz um suspense e dúvidas sobre a veracidade da humanidade sobre a posição de robôs.


Até chegar o ponto em que a "filha" resolve ir atrás ela mesma de respostas e começa a descobrir muitas verdades. Acho que esta foi a parte que mais me doeu no filme. Por ficar em parte dividida tanto pela humana quanto pela robô e descobrir tudo aquilo junto com a personagem foi como um soco na cara.

Mas a magistral direção e roteiro foram tão bem orquestrados que deixa o espectador cheio de dúvidas com tudo o que acontece. E mesmo depois de vários acontecimentos ainda coloca em cheque a inteligência tanto humana quanto a artificial. 

É um filme muito bem cuidado em questão de cenário e mais ainda na questão de emoções. Como uma humana iria se relacionar coma robô? É tudo isto que I Am Mother consegue colocar em cheque e ainda fazer pensar sobre como estamos à merce de diversos tipos de caos diariamente.


15 Comentários

  1. Olá! Eu não sabia dessa lançamento da Netflix 😱 Óbvio que eu já fiquei curiosa, pq amo ficção científica e essa coisa de um cenário meio distopico. Dica super anotada!!!! Já vou falar com meu namorado pra gente assistir junto, ele também adora ficção científica.

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Quando eu vi na Netflix, eu pensei que fosse uma série, mas que bom que não é, assim eu posso assistir de uma vez. Gostei muito do enredo do filme, mesmo eu não sendo muito fã desse gênero, eu estou curiosa para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou dessas que olho se é série ou não, porque tenho milhares na conta. hahahahaha

      Excluir
  3. Eu nem me liguei neste lançamento. Tenho Netflix, mas a verdade é que quase não assisto nada. Muito menos agora que até minha leitura está bastante enrolada.rsrs Então, sou sempre uma das últimas a saber dos lançamentos.

    Apesar de não ser muito de ler/assistir ficção científica, achei este filme muito interessante. Não sei ao certo quem está falando a verdade, se a Mulher ou os robôs ou se na verdade os dois lados estão mentindo, mas quero descobrir junto com a "filha" o que realmente está se passando e se valeu a pena confiar cegamente em sua mãe robô durante todos esses anos ou se suas dúvidas serão infundadas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim antes de me cachorro falecer porque ele não me deixava ver televisão. E daí agora eu assisto bem mais Netflix... :(

      Excluir
  4. Eu adoro filme de ficção científica, não sabia desse filme da netflix. Gostei bastante da premissa, e fiquei louca para assistir. Gostei da dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice, tudo bem? Minha mãe tá assistindo esse filme nesse exato momento e tô achando a coisa mais doida do mundo haha pra mim me parece bastante original o enredo todo e apesar de não ser tão fã assim do gênero, tô gostando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, porque parece uma coisa meio louca e o final gostei bastante.

      Excluir
  6. Oi! Achei muito interessante! O fato de terem poucos personagens e quase se passar em somente um lugar me deixa interessada, porque eu não sou muito fã de ficções científicas que têm tantos cenários e personagens e histórias que me deixam perdida. Gostei também de ser um filme que trabalha bem as emoções e nos deixa assim, impactados conforme as coisas vão sendo descobertas. Adorei a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei deste por conseguir me prender por isto. Sou daquelas que me preparo para mil personagens.

      Excluir
  7. Olá Greice,

    Comecei a assistir e ainda estou no começo, estou gostando, vou ver se termino hoje, ´tima crítica...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu achei que começou rápido o filme, em contrapartida de outros da Netflix, achei que ia ter mais enrolação.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos