Autora: Lisa Gardner
Título Original: Find Her
Páginas: 352
Ano: 2019
Gênero: Policial
Editora: Gutenberg
                      Comprar

Há Sete anos, a estudante Flora passou 472 dias vivendo um pesadelo e lutando por sua sobrevivência após ter sido sequestrada durante as férias de primavera.
Depois de milagrosamente resistir à tamanha tortura, viveu os últimos cinco anos tentando voltar a ter uma vida normal. Mas apesar de o amor de sua mãe ter permanecido o mesmo, outras coisas mudaram em sua rotina: seu irmão tem medo da pessoa que Flora se tornou, e no quarto dela há uma parede coberta com fotos de outras garotas que nunca voltaram para casa.
Quando a detetive D.D. Warren é convocada para a cena de um crime, ela descobre que Flora está envolvida com outros três suspeitos desde seu retorno à sociedade. Mas a garota desaparece novamente, e D.D. percebe que um predador sinistro está à solta. Desta vez, ele está determinado a fazer com que Flora Dane nunca mais escape.
Flora Dane era uma garota na entrada dos seus vinte anos que foi passar as férias de verão da faculdade na Flórida, afinal viver em Boston já era frio o suficiente. Porém foi naquele fatídico verão que Flora foi sequestrada por um homem e durante 472 dias ela ficou presa a ela, da pior forma possível. Um caixão. Sim, Flora ficou presa em um caixão por horas, todos os dias. Sentia dores terríveis, passava fome e só saia quando seu captor queria usar seu corpo também todos os dias.

Seu nome já não era mais Flora, agora ela se chamava Molly. Aprendeu a sofrer as dores diárias do sequestro e imaginou que nunca mais sairia daquele lugar. Quando seu sequestrador disse que teria que fazer uma viagem longa e que a levaria junto, Flora imaginou que poderia enfim escapar. Mas não foi assim que aconteceu.

"Ele não entendeu. Ou talvez não se importasse. Ele a encarou, olhar inexpressivo, rosto inexpressivo. Então seu braço avançou com toda força, e ele a socou no olho. O pescoço dela estalou para trás. Sua bochecha explodiu. Seus olhos se encheram de lágrimas." P.15

Depois de passar por todos esses dias como uma vítima, ter atitudes cruéis com outras pessoas, conhecer mais seu captor e sua família e perder totalmente sua identidade, Flora acaba sendo salva pela polícia.

Mas ser salva não significa voltar a ser quem era. Flora nunca conseguiu sentir amor novamente. Sua mãe, Rosa, ficou todo o tempo lutando para tentar achar a filha e agora depois de dois anos, ajudava outras famílias vítimas de sequestros. Stacey Summers havia desaparecido havia alguns meses e Flora também se especializou em todo tipo de defesa pessoal. Nunca mais estaria à merce de um assassino.

"Se eu pudesse voltar no tempo, se eu pudesse fazer uma coisa, eu dirigiria até a fazenda da minha mãe. Eu me sentaria na frente dela. Comeria muffins caseiros, aceitaria um chá aquecido no sol. E a deixaria me amar. Só que, como passei tanto tempo em um vazio absoluto, não sei mais como sentir." P.121

Acontece que depois de Devon Goulding, um garçom em um bar tentar sequestrá-la, ele acaba sendo assassinado por Flora Dane no local do crime. Agora Flora se torna uma suspeita, mesmo tendo se defendido o tempo todo. Porém há fatos escondidos que ninguém sabia sobre ela e quando ela realmente desaparece e percebem que ela foi realmente sequestrada, a detetive D.D. Warren volta à cena para tentar salvar Flora de viver novamente um grande pesadelo.


Eu comecei a ler as obras da Lisa Gardner quando ela publicou aqui no Brasil pela Novo Conceito. Li a primeira obra que foi Viva para Contar. A partir desta obra já me apaixonei de primeira e li outros que a editora publicou na época. Depois fiquei chateada que nada mais saiu até a Gutenberg publicar Bem Atrás de Você que obviamente eu também li. E ali estava, não tinha como não gostar das obras de Lisa Gardner.

E então vamos para A Garota Desaparecida. Eu já estava acostumada com o cenário de tensão e cenas muito bem trabalhadas pela autora, principalmente ao que se refere a cenas de crimes. Mas neste livro que retrata um sequestro, o que a autora fez em diversas cenas é altamente dolorido. É cruel e difícil em vários momentos. Ela é do tipo que não poupa o leitor passando pano.

"Faça", Jacob mandou. "Aperte a porra do gatilho. Eu nunca mais vou voltar, então vamos logo com isso. Ponha um fim nisso. Liberte nós dois do nosso sofrimento." P. 310

O livro vai se intercalando com os dias de cativeiro da personagem principal de Flora e os dias em que ela é salva e retoma a sua vida. A partir daí vários momentos vão sendo interligados para dar a sensação de que nada é entregue totalmente e ao mesmo tempo em que o presente vai acontecendo, o passado vai sendo lembrado para que tudo se conecte perfeitamente.

No final eu consegui perceber quem realmente poderia ser a pessoa por trás de tudo, mas até aí não me importei porque estou bastante acostumada com livros policiais e me parecia o único indício, porém até esta parte não tem como descobrir, já que a autora tem o grande cuidado sobre tudo o que escreve.

 


Eu não desgrudei do livro até terminar ele. E fico pensando como é difícil realmente escrever estas histórias sobre sequestros. Já não tenho muito estômago na leitura, imagina na pesquisa de tudo. 

Indico de olhos fechados os livros da autora, que às vezes utiliza a detetive D.D. Warren e em outros outros detetives. O ruim é que como não é publicado os livros em sequência por aqui, me perco na linha do tempo do que acontece na vida dos personagens e então tento pesquisar o que aconteceu com eles. Mas de resto é só aventura.


16 Comentários

  1. Os livros da Lisa são fascinantes..Ela se supera a cada nova história e concordo contigo, escrever isso deve ser bem tenso.
    Só deler fico agoniada, imagina passar todo esse tempo num caixão e ser abusada diariamente, é muito doentio..

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice! Caramba, que tenso! Me dá agonia só de pensar em ficar tanto tempo fechado num caixão! Deus me livre! A trama parece ser bem interessante e prender mesmo. Nunca li nada da autora.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm, acho que tem que se perder para conseguir viver assim.

      Excluir
  3. Oi Greice! Eu amo a escrita da Lisa! Sou viciada em suspenses, e thrillers policiais, então pra mim, sempre é um prato cheio os livros dela. ainda não li este, mas sei com certeza que irei gostar. Também faço como você e vou pesquisando pra ver se não estou muito atrasada.. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Eu fiquei agoniada só de ler sua resenha, esse livro deve ser super tenso! Acho que sou fraca demais pra ele, mas achei muito legal o enredo e sua resenha. Muito legal que você acompanha a autora em tudo que é traduzido pra gente, mas é uma pena que eles não seguem a ordem e nem conseguem publicar tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala. Quero tudo na ordem para depois não me perder. hahahaha

      Excluir
  5. Oi, Greice.
    Li esse livro recentemente e, assim como você, não consegui desgrudar dele.
    Só tinha lido o Bem Atrás de Você, então ainda não conhecia a D.D. Waren. Gostei muito da personalidade dela e fiquei doida para ler os livros anteriores da série. É uma pena mesmo que os livros não sejam publicados na ordem, mas o pessoal da editora comentou que são os agentes da autora que fazem essa confusão na hora de negociar os direito...
    Esse livro será tema do Clube do Livro Autêntica de Julho e estou animadíssima para discutir sobre essa história com o pessoal!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que depende muito qual faz mais sucesso ou não. Sei que ela tem muitos livros publicados!

      Excluir
  6. Oiii tudo bem??

    Adoro um bom Thriller, nunca li nada da Lisa Gardner, mas está na minha lista de próximas leituras, afinal é um dos meus temas favoritos.
    Fiquei mais interessada quando disse que a historia vai e volta, e adoro isso, da um suspense muito bom.
    Espero ler me breve.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu não conhecia esse livro e nunca li nada da autora. Gostei muito da premissa do livro, mesmo não tendo muito costume de ler livros policiais, eu gostei muito desse enredo e ne deixou com uma vontade enorme de poder conferir essa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Greice, eu não curti essa história. Vejo várias pessoas falando muito bem da obra, mas achei essa narrativa muito repetitiva e arrastada, não saia do lugar o tempo todo, Deus me livre! Mas fico feliz que tenha gostado e conheço mais pessoas que curtiram também. Mas eu, infelizmente não recomendo para ninguém! Não fica chateada comigo, por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahah. To gargalhando! Imagina que eu ficaria chateada. É normal não gostar de algo que outros gostam. Imagina que eu não gosto de Harry Potter? Por isso que servem as opiniões, para a gente ver o que vamos gostar ou não!

      Excluir
  9. Eu amo a autora também! Li vários e não me arrependo.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos