Inacreditável que eu venha falar de uma coisa desta, mas não pude deixar de escrever este post por um acontecimento que está tomando proporções tão grandes que é até vergonhoso.

Quem acompanha o grupo Blogueiros Literários no Facebook pode estar ciente dos acontecimentos mas vou colocar aqui para quem não está. Uma pessoa colocou o seguinte texto inicial:


Para quem quiser consultar a resenha antes de continuar o post, a resenha é do blog Ilusões Noturnas e você pode clicar aqui para ver.

A resenha fala sobre o livro Príncipe da Vingança da autora Lani Queiroz que dizem estar fazendo muito sucesso no Whattpad. Mas veja bem, ela nem sequer é parceira da autora, simplesmente comprou o livro, leu e fez a resenha que para mim não teve nada de errado. A blogueira somente deu a sua opinião sincera e honestamente bastante engraçada.

O que se sucede em questão é que me surpreendi pelo fato de que a autora se ofendeu com a resenha, mandou um e-mail para a resenhista dizendo que ia contatar um advogado e ainda está mandando os leitores do livro lá no blog para xingarem a mesma que, se você verificar, terá comentários gigantes por lá.

Veja por si só a autora solicitando os leitores a irem lá no blog:


Gente! Desde quando somos obrigados a gostar de uma leitura e ainda por cima a sermos obrigadas a postar uma resenha favorável? Eu que sou parceira de editoras já fiz resenhas bem negativas e nem por isso elas mandaram os leitores vir aqui me ofender ou retiraram a parceria. Mas qual é a diferença? O profissionalismo. Sim, isso é o grande diferencial.

Quando se lança uma obra você precisa estar preparado para receber elogios e críticas já que não será todo mundo que vai gostar do que você escreveu. Se assim fosse não seria tão diversificado o nosso mundo literário. Mas chegar ao passo de ter que ficar perseguindo uma blogueira por uma resenha é como estar censurando o seu poder de ir e vir em palavras.

Também há aqueles blogueiros que fazem sempre resenhas positivas para puxar o saco dos autores e a gente sabe que no mundo da internet existe tudo para tudo, mas o ideal é ser sincero em relação ao que se lê, ao que se usa, ao que se experimenta e vai se postar ao seu leitor para que quando ele for fazer uma análise tenha em mente que o que você escreveu estava justo. Este é o trabalho de quem é blogueiro literário. Nem sempre o que você vai escrever sobre um livro vai ser a mesma opinião de quem leu a sua resenha mas vai mostrar quem você é de verdade e isso é o que vale.

Agora, se você já escreveu um livro, está em fase de escrita ou pensa algum dia em fazê-lo, também precisa estar preparado para o momento das críticas. Confesso que tenho medo de lançar uma obra e ser um fracasso mas até Nora Roberts demorou para conseguir fazer sucesso e esta autora que está perdendo seu tempo pedindo para os leitores irem lá ofender a blogueira perde seu tempo ainda mais. Ao invés de estar divulgando seu livro está mostrando que seu caráter não é justo e faz muitas pessoas a nem sequer desejarem ler seu livro somente por suas atitudes.

Lembre-se sempre do foco principal: honestidade. O resto se conquista!




17 Comentários

  1. Que absurdo!!!
    Escreveu um livro e aí todo mundo tem que gostar? Eu hein o_O

    ResponderExcluir
  2. flor do céu, olha só que falta de respeito da autora com o trabalho da blogueira! quer dizer que agora só vale elogiar? onde fica o compromisso com a ética, com a sinceridade? e mais ainda com o livre arbítrio? acho o cúmulo estarmos sendo submetidos à esse tipo de coação, opinião é pessoal e intransferível! fingir sentimentos que não há é que não vale, seria muito mais bonito se a autora procurasse a blogueira e conversasse a respeito, pra ter um feedback bacana.
    Eu mesma ja passei por uma situação assim, uma autora (não esta) invadiu minha privacidade no facebook pra me encher os pacovás porque eu não podia sair falando o que disse dela, quando na verdade eu só comentei num blog que achava estranho o fato dela ter duas editoras o que para mim continua sendo estranho.
    a gente pensa que a proximidade é com o autor nacional pode ser boa, mas as vezes é um pé no saco
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho muito errado e por isso eu precisei fazer o post. Se você coloca a cara no sol precisa estar preparada. É com isso que se melhora!

      Excluir
  3. Oi, Greice!
    Menina, que bafão! Não estava sabendo de nada, ainda bem que você fez o post, é sempre bom saber desse tipo de autora, que com certeza passarei longe. Você falou tudo: faltou profissionalismo. E eu diria mais: faltou bom senso mesmo, porque como pessoa pública, que precisa dos leitores, esse ato foi extremamente de mal gosto.
    Já tive problemas com autoras nacionais,uma situação muito desagradável envolvendo "parcerias" em que fui convidada, livros que nunca chegaram e algumas perguntas dos visitantes do blog a respeito. Ao resenhar um livro também colocamos nossa credibilidade em risco, e o mínimo que podemos fazer é sermos honestas. Parabéns para as meninas do Ilusões Noturnas que se mantiveram fiéis aos seus seguidores!
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem iso Mari, acho que a credibilidade é tudo, principalmente quando é o seu nome que está lá. Se você tem coragem para falar tudo a respeito de um livro então as pessoas também podem falar sobre ele, né?

      Excluir
  4. Menina, eu vi esse bafafa rolando no face, mas não sabia qual era o livro e a autora. Eu fui lá conferir a resenha e ela está perfeita, mostrando a opinião da leitora/blogueira, sem ofender a autora, apenas mostrando o que ela achou da trama e seus personagens. Muito feia e totalmente não profissional a atitude da autora que parece que ainda não entendeu que, qndo se lança uma obra, ela está sujeita a opiniões - contra e à favor. Tem que ter maturidade pra aceitar isso e usar as opiniões para crescer e evoluir. Fui lá oferecer meu apoio a Bibi, pq tb sou assim: se gosto, digo que gosto. Se não gosto, digo que não gosto e explico o porquê. Pena que nem todos respeitam o direito a liberdade de expressão...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Su? Também não vi nada de mau nisso. Se ela tivesse ofendido de alguma forma... Gente de coração peludo.. hahahahah

      Excluir
  5. É por essas e outros que estou dando um tempo, já tem um tempo, de parcerias com autores nacionais. Não estou colocando todos no bolo, mas quando você tem problemas com dois, três, começa a ficar desmotivada. Achei melhor parar e isso não é uma exceção, acontece muito dos blogueiros serem hostilizados por causa de resenhas negativas de livros nacionais. É super complicado lidar com isso.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela nem era parceria Denise, mas eu quando faço sempre conheço a pessoa. Sorte que nunca tive problemas porque as pessoas que eu fiz sempre foram um amor! Uma dessas já mando se catar. :)

      Excluir
  6. OI Greice

    Esse bafão foi o comentários da semana no grupo de blogueiros que eu faço parte no Whatsapp. Fiquei chocada quando vi o que a autora fez porque a blogueira não gostou do seu livro. A resenha foi super bem escrita e tranquila, a menina deixou claro porque não gostou e foi bastante educada e racional, o contrário da autora. Fico ridículo para ela mobilizar suas leitoras para irem xingar a menina que fez a resenha. Por isso não faço pareceria direta com autores, são sensíveis demais e não aceitam críticas negativas sobre suas histórias. Acho que quando você lança um livro deve estar preparado para tudo e qualquer coisa.
    Enfim, acho que a autora só perdeu pontos e se eu já nem a conhecia agora quero passar ainda mais longe.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca, acho que ao invés de ela queimar o tempo fazendo as pessoas odiarem alguém, deveria parabenizar a blogueira e propor ela a ler os outros livros né. Poxa, ou ao menos colocar o tempo para divulgar o trabalho!

      Excluir
  7. Oi Greice!
    Nossa, não estava sabendo dessa história, que confusão! Para mim quem vai sair queimado nesta história é a própria autora... De vez em quando acontecem esses barracos na blogosfera, comigo nunca aconteceu nada mas é por causa de situações desse tipo que não faço parcerias com autores.
    Eu estou lendo um livro agora com minicontos sobre escrita e escritores (chama "Inspiration for writers"), e um deles dizia que um escritor nunca deve defender ou explicar o seu livro, porque o seu livro deve ser autoexplicativo. Acho que casa perfeitamente com essa situação.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sora, acho que valia a pena a autora então ter deixado seu comentário com seu ponto de vista né, não ter feito barraco. Tudo é experiência.

      Excluir
  8. Oi Greice,
    Antes de continua a ler seu post foi conferir a resenha em questão e não achei nada de errado e, muito menos, com o sentido de ofender a autora.
    Fiquei bastante triste ao ver a atitude a autora e dos leitores. Não sei o que foi pior!
    Acredito que o profissionalismo deva estar "embutido" nos blogueiros e nos escritores. Quando busco uma resenha em um blog, procuro sinceridade e não falsas mentiras. Agindo dessa forma ninguém cresce.
    Adorei sua comparação com a Nora, ela é um ótimo exemplo!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Barbara. A Nora não fez sucesso de cara, mas depois que fez só subiu né! Acho que humildade tem tudo a ver!

      Excluir
  9. Oie Greice =)

    Eu soube dessa confusão por cima, mas de verdade acho que esse tipo de atitude por partes de alguns dos autores nacionais, só faz com que nós leitores e blogueiros deixemos de lado os livros nacionais, por medo de ter que lidar com essas situações.

    É triste isso, muito triste =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos