🌟LIVRO: A Pequena Padaria do Brooklyn

🌟AUTORA: Julie Caplin
🌟EDITORA: Arqueiro
🌟PÁGINAS: 352
🌟LIDO DATA: 10/2024
🌟Nota: 4/5
🌟INSTAGRAM: @blogandolivros

SINOPSE:


A vida da jovem Sophie Bennings parece bem encaminhada. Ainda que falte um pouco de paixão, ela tem um emprego fixo como editora de gastronomia em Londres e aguarda pacientemente um pedido de casamento do namorado.

Quando, em vez de um anel de noivado, a surpresa que a aguarda é uma traição seguida de uma separação traumática, Sophie decide aceitar uma proposta inesperada de trabalho do outro lado do Atlântico.

Ao chegar a Nova York, um relacionamento amoroso é a última coisa em sua mente. Até que ela é apresentada ao colunista Todd McLennan, que é delicioso e tentador como os cupcakes da linda padaria abaixo de seu prédio, no bairro do Brooklyn. E de quem ela sabe que é melhor manter distância, para seu próprio bem.

Mas conforme os dois se tornam mais íntimos, fica claro que a paixão pela comida não é o único interesse que eles têm em comum. Será que enfim, na cidade que nunca dorme, Sophie vai viver o amor com que sempre sonhou?

 

 

HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

Sophie trabalhava em uma revista em Londres, na seção de culinária. Nunca havia cursado a faculdade, mas deu muita sorte quando conseguiu um emprego em um jornal local de sua cidade e fundou seu blog, que foi crescendo cada vez mais até que ela ficasse muito famosa.

Depois de ter tido a oportunidade de fazer uma viagem a trabalho a Copenhagen, onde havia conhecido diversas pessoas, inclusive da responsável principal Kate, que agora cuidava de seu café, aberto em uma loja que foi uma franquia da conhecida em Copenhagen. Foi lá também em que Katie se apaixonou pelo repórter Ben.

Sophie estava namorando há dois anos com James, que passava somente parte da semana com ela, pois dizia que a outra parte ele precisava cuidar de sua avó doente, que morava na Cornualha. A verdade é que Sophie acabou descobrindo que ele era casado e tinha uma filha e que mantinha os dois relacionamentos secretos.

Depois de descobrir sobre James, ela acaba recebendo uma proposta para ir trabalhar por um período em um revista em Nova York, a qual ela não pensou duas vezes. Seriam seis meses de pura novidade.

Quando chega ela fica no lugar alugado pela revista, onde Bella tem também seu apartamento, mas também uma pequena confeitaria. Ela também tenta a muito tempo sair com Wes, o homem que está sempre lá para ajudá-la quando necessário, mas nunca tem coragem de falar nada.

Todd é o seu primo, que também trabalha na seção de bem-estar da revista onde Sophie vai trabalhar. A questão é que Todd está sempre com uma mulher diferente.

Quando Sophie começa a ajudar Bella em suas ideias sobre fazer festas e bolos de casamento, Todd e ela começam a se entender e a tentar ter um caso, pois ele diz que não gosta de nenhum tipo de relacionamento sério por causa de seus pais, que tem um péssimo casamento, mas que vivem sempre juntos. Todd também tem um irmão mais novo que está sempre vendo a briga de seus pais, com apenas 13 anos.

Quando o relacionamento fica sério e Sophie diz que quer tentar algo mais profundo, Todd diz que não tem como aceitar. Assim, eles passam a fingir que não se conhecem. Com toda a fama que Sophie conseguiu na revista, ela recebe a proposta de ficar permanentemente na revista e morando em NY e ela decide ficar.


Bella e Sophie começam um negocio de bolos de casamento que vai ficando muito procurado. James aparece querendo voltar com ela, dizendo que ele vai se separar, mas Sophie não quer nem saber dele. 


No fim, Todd se arrepende de ter deixado Sophie e no final ele encomenda um bolo de casamento com um outro nome parra fazer uma prova através de uma entrevista com as confeiteiras e quando chega, Todd a pede em casamento.


Bella recebeu um convite para sair com Wes e estão namorando.


CONSIDERAÇÕES:

Este é o segundo livro da série Destinos Românticos, e eu gostei tanto da personagem de Sophie. Ela é calorosa e tão certa nas decisões.

Claro que tem o famoso clichê de vai e vem e que se apaixonam e desistem. O que é bastante normal nestes livros, mas todo o cenário e o ambiente são doces e Todd é um homem sábio e bastante maduro.

Apesar de ter sido um livro maior, não teve muitos personagens diferentes, mas mesmo assim não ficou enjoativo.


👩 Greice Negrini



 

 


🌟LIVRO: Asylum

🌟AUTORA: Madeleine Roux
🌟EDITORA: V R Editora
🌟PÁGINAS: 336
🌟LIDO DATA: 10/2024
🌟Nota: 4/5
🌟INSTAGRAM: @blogandolivros

SINOPSE:


Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos.


À medida que Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, exploram os recantos escondidos de sua casa de verão assustadora, eles logo descobrem que não é coincidência que os três acabaram ali. Porque o asilo é a chave para um passado terrível. E existem alguns segredos que se recusam a ficar enterrados.

 

 

HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

A cidade de Comfort em New Hampshire tem uma excelente faculdade. E é lá também que tem um curso preparatório para quem quer se aprimorar antes de entrar na faculdade.

Foi assim que Dan Crawford, com dezesseis anos, resolveu passar as suas férias de verão. São cinco semanas aprendendo diversas matérias sobre psicologia e psiquiatria, mesmo estando ainda no segundo grau. Dan também foi criado em diversos orfanatos até ser aceito por uma boa família.

O alojamento Brookline é onde ficam os alunos do curso preparatório e todo ano recebe alunos de diversos lugares. Porém este alojamento era na verdade um antigo sanatório, que foi desativado no ano de 1972.

Félix é o colega de quarto de Dan, que tem uma compulsão por viver fazendo exercícios. Ele passa mais tempo em atividades de esporte do que nos próprios estudos.

Abby está na escola para o estudo das artes e é a melhor amiga de Jordan, que fugiu de sua família para estudar matemática e que enfrenta o preconceito por ser gay.

Aos poucos eles começam a descobrir mais curiosidades sobre o local, principalmente as salas trancadas, que reserva tudo o que ficou para trás, já que o alojamento foi fechado as pressas.
Com a curiosidade aguçada eles resolvem entrar nestas salas fechadas e dão de cara com diversas fotos de pessoas estranhas, com pacientes em tratamento. É ali também que Dan descobre sobre Dennis Heimline, um paciente que matava suas vítimas e as deixava em posição como se fossem esculturas.

Toda a cidade desejava a destruição daquele lugar por toda a história que carregava e todas as coisas que ainda podiam causar.

Então Dan começou a receber bilhetes estranhos, com uma caligrafia muito diferente, com diversas frases e dicas. Assim eles começam a investigar mais e em uma das incursões ele descobre que o nome do diretor na antiga época era o mesmo que o seu e que ele queria revolucionar tratamentos diversos e fazia metade deles escondido.

Abby também descobre que sua tia era considerada louca e foi enviada para lá e que sofreu uma lobotomia ao encontrar uma foto dela quando criança. Após o fechamento do sanatório, ninguém soube onde ela foi parar.

E então coisas estranhas começam a acontecer: Dan mandando mensagens de texto que não lembra de ter feito, pessoas aparecendo mortas em estilo de esculturas e pessoas acordando ou não imaginavam.

No fim, quando todos decidem descer até o porão do sanatório e ver o que realmente acontecia lá, descobriram um palco onde eram feitas cirurgias.
E então quem estava no comando de tudo era Félix, que era possuído pelo diretor da escola, que havia morrido e agora usava os corpos para fazer novas vítimas.

Depois de muitas lutas, eles conseguem tirar Félix daquele porão e fazer com que o diretor saia de seu corpo. Dan também tinha momentos em que era possuído, por isso mandava as mensagens de texto e fazia o que não lembrava.

A família de Dan viveu na cidade até 1972, quando precisou fugir por causa do diretor. Um dos filhos do casal era o pai de Dan, que o deixou em um orfanato.

Lucy, a tia de Abby conseguiu escapar ilesa em 1972 e se casou com Whal Wheaters e ficou morando em Comfort sem ninguém saber. Porém em uma de suas possessões, Felix o matou. Quando estava indo embora, porém, Dan percebe um recado que diz que ainda a história não acabou e que muita coisa vai ainda acontecer.




CONSIDERAÇÕES:

Essa obra foi lançada em 2014 e virou uma saga muito bem comentada, tanto que tem outros livros de continuação. A leitura é mais para adolescentes, mas a história em si é muito bem construída.

As diversas cenas do lugar e das histórias sobre o sanatório fazem com que a obra fique mais intensa e cheia de momentos sobrenaturais. Gostei da forma como a autora criou os personagens e também como ligou muitas histórias.

Houve um final perfeito e agora quero ler a continuação
o.



👩 Greice Negrini



 


🌟LIVRO: A Maldição da Casa das Flores

🌟AUTORA: Trang Thanh Tran
🌟EDITORA:
Astral Cultural
🌟PÁGINAS:
 288
🌟LIDO DATA: 11/2024
🌟Nota: 4/5
🌟INSTAGRAM: @blogandolivros


SINOPSE:


Jade possui apenas um objetivo ao chegar ao Vietnã: sobreviver a cinco semanas ao lado do seu pai ausente, enquanto ele restaura uma antiga casa. A garota sempre mentiu para poder se encaixar socialmente e, desta vez, não será diferente. Basta ela ser heterossexual, vietnamita e americana o suficiente para conseguir a única coisa que deseja da complicada relação que tem com o pai: o dinheiro para a faculdade que ele havia prometido.


Mas a Casa das Flores tem outros planos. Noite após noite, Jade acorda paralisada. As paredes ecoam zumbidos aterrorizantes, enquanto os jardins, outrora cuidados pelos ancestrais de Jade, revelam vestígios de um passado assustador. E dos antigos corredores ressoa um aviso ameaçador: “Não coma”.


Nem o pai da garota nem Lily, sua doce irmã, acreditam que algo estranho está acontecendo. Ela, então, passa a contar com a ajuda de Florence, uma jovem problemática, para expor as entranhas famintas da residência. Afinal, a força de um lar está na vitalidade daqueles que nele residem, mas essa casa está disposta a sugar até os ossos de seus habitantes, para nunca mais ser abandonada novamente...

 

 

HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

Jade é uma adolescente de 17 anos que mora na Filadélfia nos Estados Unidos. Mas seus pais não nasceram lá e sim no Vietnã, porém fugiram de lá quando a guerra estava destruindo o país. Lily é a irmã do meio, com 14 anos e Brendam tem oito anos de idade.

Agora Jade para conseguir pagar as mensalidades da faculdade para qual irá, na Pensilvânia, pediu dinheiro para seu pai, o Ba, porém ele disse que ela teria que passar o verão na casa em Dà Lat, que ele está reformando. Ba foi embora há quatro anos, deixando os filhos e a esposa sozinhos para voltar para seu país, pois após a morte de sua mãe a bebida e a saudade tomaram conta dele.

Assim, Jade ficou com sua mãe e seus irmãos, vendo a mãe trabalhar muitas horas por dia para conseguir sustentar os filhos.

Porém a casa que Ba está reformando para que se torne uma pousada é velha, e remonta do início dos anos 1900, quando os franceses tomaram conta do Vietnã e criavam as casas no estilo deles. A Casa possui diversos quartos, mas o que mais chama a atenção são as flores, as hortênsias que cobrem todo o lugar, enormes.

Nos primeiros dias Jade começa a sentir coisas estranhas na casa. Insetos mortos sem motivo e sonhos que ela nunca teve. Aos poucos tudo vai se tornando mais real e ela acorda em diversos momentos em seus terrores noturnos. A vida ali parece querer engolir todo mundo. Até seu pai Ba começar a agir de uma forma diferente. Aos poucos Jade começa a perceber que realmente há algo de errado com a casa e acredita que haja uma assombração lá. Ela e Florence, sua prima, ficam com a obrigação de criarem um site para a pousada, que deve ser posto on-line no dia da inauguração.

Mas Jade quer ir embora daquele lugar, pois seu pai é insuportável e ela sente que sua vida não é uma verdade. Até que decide começar a inventar coisas sobre assombração e é descoberta por seu pai e sua irmã.

Ba quer terminar logo a obra, porém a comida sempre está estragada, os insetos sempre mortos, ratos surgem o tempo todo, como se a casa tivesse uma vida. E é então que Jade começa a perceber que há uma mulher em seus sonhos. Cam, uma vietnamita que viveu naquele lugar e que lhe diz para não comer nada daquela casa e que ela precisa ir embora.

Aos poucos Jade começa a entender a verdade da casa. Há muitos anos Marion, uma francesa que amava história viveu naquela casa, onde sua bisavó era criada. Ela odiava os vietnamitas e os considerava como parasitas. Ela viveu com o marido e com os filhos, até seu irmão se casar com Camilla. Mas Marion nunca saia da casa.

Quando Jade começa a perceber que estão tentando tomar o corpo da irmã e que seu pai já foi tomado pelo fantasma, ela decide tentar ir embora, mas não consegue. Camilla e Marion aparecem em seus sonhos e até mesmo quando ela está acordada. A casa precisa de pessoas para poder sobreviver, para poder se alimentar.

Quando Jade descobre toda a história, além das mortes que a casa causou aos vietnamitas que construíram o local quanto as chacinas feitas pelos franceses, ela decide escrever isso no site para que todos fiquem sabendo. Alma e Thomas são um casal francês que está investindo na casa também. 

Porém em um dia, quando Jade está tomada pelo espírito de Marion, ela aparece no meio da estrada e acaba fazendo com que o casal sofra um acidente, matando Thomas e deixando Alma machucada e com muita raiva.

No dia da inauguração todos ficam sabendo sobre a verdade da casa, mas ninguém parece querer acreditar, mesmo Jade possuindo fotos da família. E é quando Ba resolver que ela precisa permanecer na casa, todo precisam permanecer, pois a casa precisa deles. Porém Ba não é mais Ba e sim Marion.

Jade se sente diferente por gostar de meninos e meninas e seu pai ter descoberto e tê-la ofendido. E quando ele disse que queria ir embora ela disse que era melhor ele partir.

Mas ninguém sabia que ela estava ali pelo interesse nas finanças. E quando estava bolando um plano para colocar fogo na casa e terminar com todas as assombrações, Alma aparece e tenta matar Jade. Florence também foi feita de refém e agora todos precisam se salvar. Camilla assassinou o marido e foi morta por Marion e juntas elas tramaram todo o esquema para que Jade acreditasse que Camilla era inocente.

No fim, quando Jade chama sua mãe que estava visitando os parentes, ela é salva quando Alma joga o fogo em direção de Jade, mas seu pai, voltando ao seu estado normal, se joga na frente da filha, a salvando.

E a casa é totalmente destruída.


CONSIDERAÇÕES:

No começo eu não estava conseguindo me conectar com a história. Imaginei que seria algo meio sinistro, com flores e insetos tendo vida. Mas ainda bem que continuei, pois a história que se segue é totalmente diferente. A autora usa de uma escrita muito inteligente para mostrar como a casa é um corpo e como ele tem todos os seus pedaços funcionando.

Cada momento de tensão e muitos até de medo enojo são citados de forma bem detalhada. Me peguei pensando em vários momentos em como eu já teria corrido daquela casa muito antes, mas a família conta muito para Jade.

A história sobre o lugar e sobre a pequena cidade também cita a verdadeira questão das mortes que ocorreram no Vietnã. Um legado de colonização que deixou muitas marcas.

A escrita se torna envolvente e quando realmente se mostra o real motivo de tudo estar acontecendo eu não consegui mais largar a leitura. Ainda estou em dúvida sobre o final, que mesmo não sendo os felizes para sempre, deixou um gosto de que algo poderia ter sido mais explicado. Mas no fim o que sobra é muita curiosidade e um enredo digno de palmas para a autora estreante, além de uma obra com uma diagramação linda.

👩 Greice Negrini