🌟LIVRO: Uma Noiva Alemã por Correspondência
🌟EDITORA: Principis
🌟PÁGINAS: 288
🌟LIDO DATA: 10/2024
🌟Nota: 5/5
SINOPSE:
HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO
Agnes Neumann estava com seus 26 anos e ainda não havia se casado. Estava de luto pela morte de seu pai, que havia sido assassinado, porém ninguém sabia exatamente por quem ou qual o motivo.
Emma era sua melhor amiga, que mora com sua avó, a "oma" e seu tio-avô, que não estava muito feliz com a situação. Emma havia perdido seus pais no grande incêndio de Hamburgo e agora estava quase noiva do Dr. Krauss. Sua avó estava com leucemia e estava com apenas semanas de vida.
Quando Agnes viu um anúncio sobre a questão de um fazendeiro de 35 anos, que estava buscando uma noiva que deveria se mudar para o Novo Mundo. Ela até escreveu uma resposta e não mandou, mas sua governanta vu a carta e imaginou que deveria ser enviada e postou a mesma.
Agnes acabou recebendo a resposta da carta com uma passagem de navio paga. Tinha docinho, uma cachorra chihuahua, que era basicamente um pequeno monstro de tão braba. Tinha decidido que iria buscar um trabalho, mas não conseguia nada, principalmente por ser mulher. O ano era 1858 e muitas pessoas saiam da Alemanha iam para o Novo Mundo.
Quando Agnes Neumann teve que ir morar com a sua amiga, pois seu pai não havia deixado dinheiro algum, durante uma noite ela foi atacada por um homem que disse que ela possuía algo que ela tinha. Sem saber o que fazer, Agnes conseguiu se livrar do homem e resolveu partir na viagem para não correr mais riscos.
Iria para o Novo Mundo, para a cidade de Porto Alegre, no Brasil, onde a maioria dos alemães viajavam. Ela viajou disfarçada de viúva para não sofrer algum problema. Quando chegou ao porto, não encontrou ninguém a esperando. Quando já era quase noite, sofreu uma tentativa de assalto e conseguiu reagir, mas deu de cara com um homem loiro, alto e todo sujo, junto com uma senhora. Eles estavam aguardando por uma jovem de Hamburgo, porém a carruagem havia estragado.
Gertrudes Flemming era avó de Klauss, o mais velho, depois Max e a mais nova Greta. A mãe deles havia falecido em um incêndio e o pai deles mais tarde lutando na Revolução Farroupilha.
Agnes foi recebida pela família, porém Klauss nunca colocara um anúncio e sim fora sua avó. A colônia onde eles viviam se situava em Sâo Leopoldo.
Demorou vários meses onde a convivência de Agnes com a família foi crescendo e o amor entre todos aumentou. Porém Klauss demorou para perceber que Agnes era o que ele precisava.
Um dia, o homem que a atacou em Hamburgo, foi atrás dela no Novo Mundo, pois havia achado uma correspondência que enviara para Emma, e ele era um professor que antes queria se casar com Agnes. O professor Cruz atacou Emma em seu quarto, dizendo que queria o que estava buscando, mas Agnes se livrou dele e ele foi preso.
Agnes acabou descobrindo que dentro da Bíblia que ela carregava, tinha uma invenção de um amigo de seu pai, que havia descoberto algo novo, o telefono. Agnes precisava ir até Hamburgo novamente para encontrar este amigo. E assim ela buscaria também Emma, que agora estava sozinha.
Greta vai morar no Rio de Janeiro para estudar medicina e seu irmão do meio, Max, pede a Agnes que encontre uma noiva para ele também.
CONSIDERAÇÕES:
Esta foi a primeira obra cristã que eu li, e me apaixonei completamente. Os personagens foram muito bem construídos e o que melhor foi, é a questão de não terem cenas quentes, onde fica todo aquele casal em momentos privados que acabei enjoando em livros de época.
Os personagens são cativantes e melhor ainda foi descobrir um pouco mais sobre a cultura alemã quando chegou aqui, ainda mais que moro perto da cidade onde passa a história.
Pelo que entendi, a autora pretende escrever mais livros com estes personagens, tendo em vista que a subtítulo seria Os Flemmings. Acredito que o próximo livro seja sobre Emma e Max, e estou querendo muito esta história.
👩 Greice Negrini