🌟LIVRO: Uma Noiva Alemã por Correspondência

🌟AUTORA: Cinthia Serejo
🌟EDITORA:
Principis
🌟PÁGINAS:
 288
🌟LIDO DATA: 10/2024
🌟Nota: 5/5

👉 INSTAGRAM: @blogandolivos


SINOPSE:


Hamburgo, 1858. Só dois tipos de mulheres aceitam ser noivas por correspondência: as tolas e as desesperadas. E Agnes se enquadra em ambos. Depois da morte do pai, sozinha e sem herança, ela responde a um anúncio de noiva por correspondência de um próspero emigrante alemão que vive no Novo Mundo. O que ela não imagina é que o anúncio não foi escrito pelo pretendente. Mas essa é apenas a primeira notícia surpreendente que ela vai receber.


HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

Agnes Neumann estava com seus 26 anos e ainda não havia se casado. Estava de luto pela morte de seu pai, que havia sido assassinado, porém ninguém sabia exatamente por quem ou qual o motivo.


Emma era sua melhor amiga, que mora com sua avó, a "oma" e seu tio-avô, que não estava muito feliz com a situação. Emma havia perdido seus pais no grande incêndio de Hamburgo e agora estava quase noiva do Dr. Krauss. Sua avó estava com leucemia e estava com apenas semanas de vida. 

Quando Agnes viu um anúncio sobre a questão de um fazendeiro de 35 anos, que estava buscando uma noiva que deveria se mudar para o Novo Mundo. Ela até escreveu uma resposta e não mandou, mas sua governanta vu a carta e imaginou que deveria ser enviada e postou a mesma. 

Agnes acabou recebendo a resposta da carta com uma passagem de navio paga. Tinha docinho, uma cachorra chihuahua, que era basicamente um pequeno monstro de tão braba. Tinha decidido que iria buscar um trabalho, mas não conseguia nada, principalmente por ser mulher. O ano era 1858 e muitas pessoas saiam da Alemanha iam para o Novo Mundo.

Quando Agnes Neumann teve que ir morar com a sua amiga, pois seu pai não havia deixado dinheiro algum, durante uma noite ela foi atacada por um homem que disse que ela possuía algo que ela tinha. Sem saber o que fazer, Agnes conseguiu se livrar do homem e resolveu partir na viagem para não correr mais riscos. 

Iria para o Novo Mundo, para a cidade de Porto Alegre, no Brasil, onde a maioria dos alemães viajavam. Ela viajou disfarçada de viúva para não sofrer algum problema. Quando chegou ao porto, não encontrou ninguém a esperando. Quando já era quase noite, sofreu uma tentativa de assalto e conseguiu reagir, mas deu de cara com um homem loiro, alto e todo sujo, junto com uma senhora. Eles estavam aguardando por uma jovem de Hamburgo, porém a carruagem havia estragado.

Gertrudes Flemming era avó de Klauss, o mais velho, depois Max e a mais nova Greta. A mãe deles havia falecido em um incêndio e o pai deles mais tarde lutando na Revolução Farroupilha.

Agnes foi recebida pela família, porém Klauss nunca colocara um anúncio e sim fora sua avó. A colônia onde eles viviam se situava em Sâo Leopoldo. 

Demorou vários meses onde a convivência de Agnes com a família foi crescendo e o amor entre todos aumentou. Porém Klauss demorou para perceber que Agnes era o que ele precisava. 

Um dia, o homem que a atacou em Hamburgo, foi atrás dela no Novo Mundo, pois havia achado uma correspondência que enviara para Emma, e ele era um professor que antes queria se casar com Agnes. O professor Cruz atacou Emma em seu quarto, dizendo que queria o que estava buscando, mas Agnes se livrou dele e ele foi preso. 


Agnes acabou descobrindo que dentro da Bíblia que ela carregava, tinha uma invenção de um amigo de seu pai, que havia descoberto algo novo, o telefono. Agnes precisava ir até Hamburgo novamente para encontrar este amigo. E assim ela buscaria também Emma, que agora estava sozinha.

Greta vai morar no Rio de Janeiro para estudar medicina e seu irmão do meio, Max, pede a Agnes que encontre uma noiva para ele também.

CONSIDERAÇÕES:

Esta foi a primeira obra cristã que eu li, e me apaixonei completamente. Os personagens foram muito bem construídos e o que melhor foi, é a questão de não terem cenas quentes, onde fica todo aquele casal em momentos privados que acabei enjoando em livros de época.

Os personagens são cativantes e melhor ainda foi descobrir um pouco mais sobre a cultura alemã quando chegou aqui, ainda mais que moro perto da cidade onde passa a história.

Pelo que entendi, a autora pretende escrever mais livros com estes personagens, tendo em vista que a subtítulo seria Os Flemmings. Acredito que o próximo livro seja sobre Emma e Max, e estou querendo muito esta história.


👩 Greice Negrini


 



🌟LIVRO: Segredos de Família
🌟AUTORA: 
Liane Moriarty
🌟EDITORA: 
Intrínseca
🌟PÁGINAS:
 588
🌟LIDO DATA: 09/2024
🌟Nota: 5/5

👉 INSTAGRAM: @blogandolivos


SINOPSE:


De fora, os Delaney parecem uma família perfeita. Os pais, Stan e Joy, ex-técnicos de tênis, seguem ganhando torneios mesmo depois de tantos anos de estrada, e a química dos dois fora de quadra é
inegável. É verdade que os quatro filhos não seguiram carreira no esporte, mas agora que são todos adultos há sempre a maravilhosa possibilidade de netos no horizonte. Para completar, após quase cinco décadas casados, Stan e Joy finalmente venderam sua famosa escola de tênis e têm todo o tempo do mundo para aprender a relaxar. Então, por que será que se sentem tão infelizes?


Certa noite, uma estranha chamada Savannah bate na porta do casal depois de uma briga com o namorado, e os Delaney se mostram mais do que dispostos a acolher aquela jovem em um momento tão difícil. A moça muda a rotina do casal e devolve a alegria para a casa vazia, mas Stan e Joy logo vão entender que não é só abrigo que ela quer.

Meses mais tarde, quando Joy desaparece e não há mais sinal de Savannah, as suspeitas da polícia recaem sobre a única pessoa que resta: Stan. E, para alguém que afirma ser inocente, ele parece ter algo a esconder. Embora dois de seus filhos acreditem na inocência do pai, os outros não têm tanta certeza assim, e os irmãos são obrigados a analisar o casamento dos pais sob um novo olhar. Estaria o desaparecimento de Joy relacionado àquela misteriosa hóspede? Ou as coisas nunca foram tão cor-de-rosa quanto pareciam?


CONSIDERAÇÕES COM SPOILER DO LIVRO

Joy na história começa com seus 69 anos de idade. Casada há muitos anos com Stan, eles possuem quatro filhos. Stan quando criança viu sua mãe apanhar de seu pai, apesar de que depois descobriu que seu pai só fez aquilo porque ele não aguentava mais as humilhações, ofensas da sua mulher. Ele tinha a tendência de sair quando as discussões começavam e deixava eles por alguns dias. Mesmo assim Stan quis acreditar que sua mãe tinha sido a vítima.

Joy e Stan sempre amaram o tênis, eram agora ex-treinadores e durante toda vida tinham mantido uma escola para tenistas. Seu maior trunfo foi ter Harry Haddad, um adolescente que se mostrou um grande talento e que Stan sabia que iria ser muito famoso. Porém Stan só tinha olhos para Harry e nunca para seus filhos quando eles eram menores.

Brooke recém havia se separado de Grant e sofria desde criança de fortes dores de cabeça que nunca foram cuidadas como deveria. Suas enxaquecas eram graves e a deixavam dias de cama. Ela tinha iniciado uma clínica de fisioterapia e estava sofrendo para fazer engrenar.

Logan havia se tornado professor. Vivia com Indira, mas não conseguia se entregar no relacionamento e vivia sem tomar decisões, então Indira foi embora para o outro lado do país, Austrália.

Troy foi o único a ir para a faculdade com uma bolsa de estudos bancada pelo tênis. Ele foi para os Estados Unidos, se aperfeiçoou em investimentos e ficou muito rico. Era casado, porém como tentaram muitas vezes engravidar, sua mulher desistiu do casamento. Stan nunca apoiava o trabalho do filho. Sua ex-mulher casou com um médico americano e depois pediu a Troy se poderia usar a inseminação que tinham feito para ter um filho e ele aceitou.

Amy era a que nunca tinha um emprego fixo. Tinha problemas psicológicos e vivia em um estado de alerta. Morava com amigos e acabou se relacionando com um colega da casa, o que depois virou um namoro, quando ele já estava ficando com ela e decidiu ajudar na investigação contra a Savannah.

Savannah era irmã de Harry Haddad. Ninguém se lembrava dela, mas em diversos momentos no passado, quando ela foi até a casa dos Delaneys buscar o irmão, cada um deles viu ela e a tratou mal. Ela era obrigada a passar privações de fome por sua mãe, que às vezes lhe trancava no quarto para que ela não comesse, pois ela era aluna e a mãe queria que ela se tornasse bailarina.

Savannah queria se vingar pela família ter lhe tratado tão mal. Seus pais se divorciaram e sua mãe era muito pobre. Seu irmão foi obrigado a continuar no tênis pois seu pai mentiu que sua irmã estava morrendo e precisavam do dinheiro. Savannah nunca tinha descoberto isso.

Savannah tinha uma memória incrível e se lembrava de todos os dias de sua vida. Ela era o que se chama de mentirosa nata. Assim ela decorava falas, filmes, situações que usava depois contra outras pessoas. E foi assim que ela deu a desculpa quando apareceu em uma noite chuvosa, com o peito sangrando na casa dos Delaneys. Disse que havia sido agredida, mas na verdade ela tropeçou em uma caixa com uma taça na mão e se cortou, mas copiou uma história que ouviu na TV, sobre agressão.

Ela ficou morando meses com eles. Cozinhava, limpava, fazia o que os filhos de Joy não faziam. Até que começou a jogar um contra o outro. Quando eles acabaram descobrindo quem ela era, ela havia alegado ter sida assediada por Stan. E também contou que Joy havia ligado para o pai de Harry e dito que ele não podia continuar a deixar seu filho ser treinado pelo seu marido. E foi assim que Stan descobriu a verdade. Toda vez que Stan brigava com a mulher ou ficava estressado, ele saia andando porta fora e voltava apenas dias depois.

Mas em uma ocasião, ele brigou feio com Joy. E quando ele ia sair, ela ficou brava, tropeçou, bateu com a mão em um quadro na parede que se quebrou e as unhas dela arranharam a face dele.

Então depois de Savannah ter chantageado Troy dizendo que não contaria nada sobre ter sido assediada, o que era mentira, ela conseguiu muito dinheiro e decidiu que tiraria umas férias no spa que seu irmão defendia em prol do câncer. Seriam 21 dias. E Joy resolveu ir junto. Avisou os filhos com uma mensagem pelo celular que chegou toda atrapalhada. Então todos concluíram que ela havia morrido.

Mas depois deste tempo, quando Stan já ia ser preso, ela reaparece e esclarece toda a situação sobre a viagem. E todos ficam bem.

Porém Savannah depois de meses estava voltando para casa. Tinha deixado a sua mãe trancada em um quarto, somente com um pouco de água e comida, como ela fazia com ela quando era pequena. Naquela ocasião certamente sua mãe já estaria morta e assim, quando começa a conversar com um homem no avião, ela passa a ter uma identidade diferente e falar que sua mãe era Joy. O livro termina assim.

👩Greice Negrini


🌟LIVRO: A Família Perfeita
🌟AUTORA:
Lisa Jewell
🌟EDITORA:
Intrínseca
🌟PÁGINAS:
400
🌟LIDO DATA: 08/2024
🌟Nota: 4/5
👉 INSTAGRAM: @blogandolivos


SINOPSE:

Logo após seu vigésimo quinto aniversário, Libby Jones chega em casa e encontra a carta que esperou por toda a sua vida. Ao abri-la, a jovem tem apenas uma coisa em mente: enfim vai saber quem ela é.

Em pouco tempo, Libby descobre não apenas quem são seus pais biológicos, mas também que é a única herdeira de uma mansão abandonada que vale milhões. Tudo na sua vida está prestes a mudar, mas o que ela não sabe é que outras pessoas também estavam aguardando esse dia ― e que seu destino está prestes a colidir com o delas.

Vinte e cinco anos antes, a polícia foi ao casarão após receber o chamado de que havia um bebê chorando. Quando chegaram, os policiais encontraram uma menininha de dez meses, saudável, balbuciando alegremente em seu berço. Na cozinha, porém, jaziam três cadáveres em decomposição, todos vestidos de preto, ao lado de um bilhete rabiscado às pressas.


CONSIDERAÇÕES COM SPOILER DO LIVRO


Os pais biológicos são encontrados mortos, que são Henry e Martina Lamb. Henry foi um herdeiro rico e tinha a mansão em Londres. Seus filhos eram Lucy e Henry que tinham na época do início da obra entre 14 e 16 anos. Sua mãe Lucy recebe em casa uma conhecida chamada Birdie, com seu companheiro Justin. No início era somente para ficar um tempo, mas eles acabam se mudando para a mansão.


Como o pai sofreu um AVC, Birdie diz que precisam de uma pessoa especializada para tratar dele e logo David e Sally vão morar lá com seus filhos Phin e Clemency, também adolescentes.
Assim, David começa a impor ideias neles sobre não ter necessidade de materialismo e Martina aceita todas as suas ideias.

Henry adora Phin e vive atrás dele. Aos poucos eles vão começando a sofrer imposições de David. David acaba traindo sua esposa com Birdie. Sally vai embora de casa e deixa os filhos com o marido. Justin se separa de Birdie, mas fica morando na mansão. Ele mantém um jardim com ervas que vende em um mercado e assim Henry, o filho começa a aprender sobre elas, inclusive ervas que podem matar.

Até que eles começam a vender tudo que possuem, pois a ideia de David é de roubar tudo o que a família possui, inclusive vendendo as mobílias, quadros e fazem com que eles usem somente uma vestimenta preta, costurada pela Martina e não usem mais calçados.

Até que Martina fica grávida de David. Depois aos cinco meses ela acaba perdendo o bebê. E então Lucy, aos 14 anos fica grávida, mas todos acham que é de David, porém é de Phin. Depois de Lucy dar a luz, os quatro adolescentes acreditam que é hora de ir embora, pois os castigos de ficarem trancados nos quartos, as surras e a falta de alimentação coloca eles em risco. Assim, Henry filho acaba dando um chá com uma erva que seria para fazer eles dormirem, mas seus pais e David acabam morrendo. Birdie descobre eles e é atacada na cabeça e morre. Phin era alimentado com um chá pelo Henry filho para ir enfraquecendo, pois Henry gostava dele e não era correspondido. Assim, na noite que resolvem ir embora, Clemency foge desesperada pela rua, Henry volta para pegar a bebê e neste meio tempo Lucy volta para levar Phin para um médico.

Nisto a polícia acaba chegando, Henry foge e deixa a criança no berço, onde é encontrada aos 10 meses de idade. Libby Jones, que logo foi adotada por outra família. Lucy volta e percebe que os policiais estão lá e então é levada com Phin para a França, onde trabalham em uma fazenda até Phin fugir e deixar ela sozinha. Assim Lucy vai morar em Nice, se casa com um homem e tem um filho, porém como vive sendo espancada por ele, ela se separa. Depois se casa com outro homem e tem mais uma filha e o homem foge de volta para seu país. Ela fica sem lugar para viver e mora na rua com os filhos, onde toca violino para ganhar a vida.

Mas quando recebe a mensagem de recordação de que Libby está fazendo 25 anos, ela convence o ex-marido a ajudar com os passaportes, e depois que ele começa agredir ela no dia em que vai buscar o que pediu, ela acaba assassinando ele.

Henry filho conseguiu crescer e estudar e acabou ficando bastante rico e também espera por Libby. Clemency depois de ter fugido foi morar com sua mãe na Cornualha, onde casou e teve um filho. Todos imaginavam que Phin estava morto, porém descobre-se que no final ele está trabalhando em um safári na África.


👩Greice Negrini