Autora: Lucy Diamond
Título Original: The Beach Café
Páginas: 336
Ano: 2019
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Evie sempre foi a ovelha negra da família: sonhadora e impulsiva, o oposto das irmãs mais velhas bem-sucedidas. Tentou fazer carreira como atriz, fotógrafa e cantora, mas nada deu muito certo. Às vezes, ao pular de um trabalho para outro, ela tem a sensação de que lhe falta um propósito.
Quando sua tia preferida morre em um acidente de carro, Evie recebe uma herança inesperada, um café na beira da praia na Cornualha. Empolgada com a oportunidade de mudar de vida, ela decide se mudar para lá, mas logo descobre que nem tudo são flores: os funcionários não são dos melhores e o local está caindo aos pedaços. Tudo bem diferente dos tempos em que passava as férias de verão com a tia.
Apesar das dificuldades, pela primeira vez Evie está determinada a ter sucesso. Ao lutar pelo café, ela busca secretamente dar um novo rumo à sua vida e, assim, pode acabar conquistando bem mais do que esperava no trabalho... e também no amor.
Evie Flynn era a irmã mais nova de uma prole de mais duas irmãs. Ruth e Louise, as outras irmãs pareciam saber como era fácil a vida em todos os gêneros, tanto social quanto emocional, porém Evie não achava que isto dava tão certo assim. Não conseguia parar em emprego algum e de qualquer forma não era feliz em nenhum deles. Não por sua competência, mas por seus chefes cruéis e colegas que só sabiam xingar e ofender.
Seu namoro de longa data com Matthew até que ia bem, mesmo ele sendo bastante meticuloso e isto ainda era o que restava a ela. Ainda mais com o filho dele de sete anos, que era um doce de criança. Mas desde pequena Evie foi vista como a Ovelha Negra da família e não tinha o que fizesse para agradar, não tinha como dar certo.
"Estremecendo, corri para a entrada do café. A praia estava deserta depois do temporal, e o mar parecia furiosamente cinza, rebentando nas pedras com enormes chafarizes de espuma branca. Uma escadinha de madeira conduzia à área do deque na parte externa do café e, ao subi-la, a primeira coisa que vi foi uma embalagem velha de refrigerante caída no chão." Pág. 63
Quando era menor, ir passar as férias no litoral da Cornualha com sua tia Jo era o que ela mais gostava, ajudar no café Praia e aproveitar o sol. E então do nada ela recebe uma carta comunicando que a sua tia falecera, e que agora tinha um testamento para ela. Quanto tempo fazia que não ia lá ver a sua tia mesmo? Depois que as coisas começaram a se complicar as visitas se tornaram tão escassas e mais nisso ela tinha falhado...
E ao perceber que tinha recebido a casa de Jo, juntamente com o café, Evie decidiu que não poderia deixar passar esta oportunidade. Teria que ir imediatamente para a Cornualha verificar como estava tudo por lá. Poderia ficar indo e voltando de Oxford até as coisas se decidirem e quem sabe se seu namorado resolvesse se mudar ou ela pudesse vender o imóvel?
Ao chegar ao local Evie se deparou com uma cena mais do que chocante. Aquele café dava pena de olhar. Não havia nada nas prateleiras, ninguém para atender e o que antes era algo lindo e cheio de gente agora se transformou em um local fantasma. E ainda por cima se deparou com funcionários que não estavam nem aí para a nova proprietária.
Aquilo não podia ficar assim. Se sua tia confiava nela e se mais ninguém confiava, ela precisava mostrar a todo mundo quem era Evie Flynn e que lugar realmente era o Café praia.
O Café da Praia é mais uma obra da seção de romances de hoje da Editora Arqueiro. Eu fiquei bem feliz quando anunciaram um novo lançamento da autora e mais outros lançamentos para este gênero. O Café da Praia é um estilo de escrita que é um pouco mais denso e não é algo que consegui ler rapidamente, mas não por ser cansativo e sim porque a autora utiliza bastante cenário descritivo, que é o que gosto muito em tramas.
"Só parei quando a comida chegou - os cogumelos pretos e reluzentes, picantes e cheios de alho, as sardinhas prateadas no azeite, uma tigela grande de folhas crocantes de salada verde e uma cesta de pão. Eu já tinha bebido a minha cerveja inteira e notei o garçom erguendo as sobrancelhas. " Pág.107
Por se passar em uma praia da Cornualha já fico mais feliz, pois como leio muitos romances de época, já conheço vários lugares da Inglaterra e conhecer mais das partes litorâneas ajuda muito quando eu sou aquela viciada em saber sobre os locais em histórias não somente como um lugar normal, mas sobre os moradores, sobre como é a região e tudo o mais.
Claro que vai ter muitos personagens envolvidos na trama e envolve algo de muita amizade e respeito, que é prato principal da história, porém não poderia colocar toda a história no resumo que criei acima, pois a Lucy Diamond vai colocando aos poucos os personagens e quando me dei por mim já havia um vilarejo inteiro participando da história.
É algo bem encantador. Eu não consegui conectar o local em si, a casa com a parte da praia, ficava imaginando muita coisa e me perdi neste espaço, que é de costume meu mesmo, porém uma das capas escolhidas para publicação no exterior me fez entender como pode ser bem mais fácil do que eu imaginei como seria este café na beira da praia.
É uma obra para quem gosta de romances e histórias divertidas e cheias de amizades. Não tem nada de suspense ou algo que vá se ficar refletindo para entender o que acontece ou não. É leve, carinhoso e tem um roteiro completo.