Autora: Bianca Rosenthal

Título Original: Criando Janelas Light - Sob a Ótica do Aprendiz
Páginas: 113
Ano: 2018
Gênero: Não-Ficção
Editora: Chiado Books
                                       Comprar


Bianca Rosenthal é mãe, esposa, advogada, e, como milhões e milhões de pessoas, em certo momento de sua vida, apresentou transtornos emocionais que a abalaram sobremaneira e a fizeram repensar sua história. Neste livro ela conta um pouco de sua experiência e como aprendeu a gerir o seu “eu”, a utilizar sua mente, ao seu favor, criando “janelas light” (arquivos ou memórias saudáveis), utilizando ferramentas incríveis de gestão da emoção, cultivando um lindo jardim em sua mente.
Ao contar a sua história e dividir seus aprendizados, Bianca entra sutilmente no universo dos pensadores e da poesia. Tudo muito encantador e ao alcance de todos nós!
Há uma questão atual que é muito comentada em todos os meios e que a cada dia traz muito mais discussão e estudos diários: os transtornos mentais. Há quem diga que quem é acometido por uma depressão ou por um transtorno do pânico na verdade  é preguiçoso, não tem vontade de trabalhar ou coisa parecida.

A verdade é que cada vez mais pessoas são diagnosticadas com algum tipo de transtorno e que se projeta em sua vida causando diversos males, influenciando em sua rotina, trabalho, estudos e bem-estar. O mundo se tornou totalmente exigente, com informações atualizadas a todo o momento e acompanhar tudo isto gera uma ansiedade fora do comum.

Cada vez mais a necessidade de estar em uma terapia e gerir a gestão da emoção é necessário para ficar focado e centrado para que estes sentimentos não nos afetem, mas para quem já os tem e para quem já demonstra sinais, Bianca Rosenthal mostra através de seu livro que, por meio de uma luta que também sofreu com um transtorno, como é possível trabalhar para criar janelas ligth, ou seja, janelas que criam boas memórias e facilitem a melhora ou amenizem as dores e o sofrimento.

"Recentemente li o depoimento de uma atriz famosa que disse: "A depressão é uma morte em vida. Você não sente nada, nem tristeza, nem raiva, alegria, nada". P. 17

Bianca é uma grande estudiosa da gestão da emoção, do autor Augusto Cury utiliza técnicas do mesmo para mostrar através do livro e também com palavras de uma aprendiz como fazer funcionar estas técnicas.


Da mesma forma ela fala também sobre partes da sua vida, as situações que podem ter desencadeado o seu transtorno e como ela trabalhou cada ponto. Logicamente não é nada fácil esta função e ela demonstra que é um trabalho diário e difícil, que é um passo de cada vez, que gerir emoções não é algo do dia para noite, é como recriar todo um sistema.

"Algumas doenças como a depressão podem ter causas de ordem química, que precisam ser identificadas e tratadas com medicação, o que torna necessária a ajuda de um médico.
Contudo, o coaching ajuda a criar janelas light, a desenvolver habilidades para que você possa se tornar um ser humano melhor, saudável emocionalmente e líder de si mesmo." P. 22

O livro vem com vários capítulos específicos e diferentes para ser trabalhado aos poucos e também para não confundir a você, leitor. Também tem ilustrações muito bem caracterizadas sobre o sentimento e a sensação de como é passar por estes transtornos e que há cura, tratamento e saídas para todos os momentos, por mais que pareçam difíceis.

Achei diversos pontos legais e frutíferos no livro. Muitas vezes só estamos preparados para conseguir o sim, ou sempre ouvir elogios. Mas é muito importante também saber trabalhar o não recebido e que o fracasso faz parte de outras construções.







"O fracasso, quando bem trabalhado, pode trazer força e resiliência. Isso ocorre quando você começa a pensar na situação, desassocia-se do momento e entende o que está acontecendo. A partir daí, toma um novo rumo, uma nova atitude, faz as correções necessárias que poderão te levar ao sucesso. Ter coragem sempre dá certo." P. 64


O livro é curto, para ser lido aos poucos e absorvido com calma. Cada capítulo é bom parar para pensar e analisar e ver como tudo é um pequeno passo diário. Há coisas que você pode não concordar se estiver em momentos difíceis, pois nosso cérebro demora a aceitar que tudo passa, acredite, eu também passo por momentos assim. Mas lute e continue e jamais duvide da dor de alguém.

Bianca Rosenthal é advogada, mãe e precisou refazer muitos momentos de sua vida para conseguir dar a volta por cima de tudo isto. O importante nem sempre é a quantidade e sim a qualidade daquilo que você se propõe a fazer. Boa leitura!


3 Comentários

  1. Obrigada pela resenha. Elucidativa, crítica e ao mesmo tempo incentivadora, uma visão de quem tem conhecimento sobre o tema. Que o livro possa ajudar muitas pessoas que sofrem de qualquer tipo de transtorno emocional.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela bela resenha, elucidativa, detalhada. Uma opinião muito válida em se tratando de alguém que conhece bem o universo literário.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos