Autora: Alexandra Barcellos
Título Original: Aquário de Amor
Páginas: 138
Ano: 2018
Gênero: Poesias
Editora: Independente
A obra é um livro de poesias com ilustrações marinhas que fala exclusivamente dos sentimentos, das atitudes, das loucuras e da magia que acompanham as histórias de amor.
Alexandra Barcellos é uma escritora, poeta e professora de literatura que já escreveu vários livros entre romances contos e fábulas sendo que seu primeiro livro foi escrito em 2003 e desde lá não parou de escrever.
Em sua mais nova obra, Aquário de Amor, Alexandra traz em belos textos o tema do amor relacionado ao mar, à questão de dores e sentimentos de perda, solidão e também sobre o quanto é importante saber amar e ser retribuído e quanto o amor constrói.
O que me chama muito a atenção neste livro da autora é que sempre imagino as poesias de amor falando sobre como ele é lindo, como tudo é belo e maravilhoso. Pelo menos é como eu sempre fazia as minhas e quando tento formar alguma coisa é com aquela sensação apaixonada.
E conforme fui lendo cada página percebi que é muito além disto. O amor não é somente o sentimento lindo e perfeito. Também é aquele que machuca e que deixa marcas e a autora soube exatamente como mostrar isto em palavras, mostrar o início o meio e o fim de relacionamentos.
"Ele a feria
Com suas pequenas doses de mentira
Ela fingia que não sabia
Esperando pelo dia
Que sua dor transformasse
Em nada
Todo amor que ela sentia"
Dor
O livro também conta com uma ilustração belíssima feita por Ju Tajiana, que é artista visual e fotógrafa. São todas ilustrações voltadas para o tema do mar e que vão de encontro com o que o poema quer expressar.
Eu me encontrei em diversos momentos. Sabe quando se consegue refletir sobre fases da vida em que estamos passando e cola exatamente com aquelas frases que estamos lendo? Aconteceu isto comigo. Eu me peguei pensando em como tudo aquilo se encaixava perfeitamente em mim e em como eu poderia usar aquelas palavras para definir os sentimentos que eu tinha. Acredito que a poesia é o dom de utilizar poucas palavras para definir tanto, que é difícil conseguir fazê-las.
Há poemas mais longos e outros mais curtos e em alguns me peguei pensando no quão verdadeiras eram as palavras ali descritas.
"Algumas pessoas se
separam
Sem conseguir
matar
O amor que sentem."
Se quiser conhecer mais um livro da Alexandra, tem na Amazon o Árvore Mãe, seu oitavo livro, ou então você pode ver o perfil da autora no Facebook.
Se você curte poesias pode ficar preparada para se apaixonar de verdade e aprofundar o sentimento em todas as direções!
Que livro mais lindo, adorei!
ResponderExcluirEu escrevo e amo poesias e quando elas remetem ao mar, estrelas e afins fico mais apaixonada ainda, parece que a escritora passa a essência, a emoção através das páginas do livro.
Achei super delicada as ilustrações na obra, encantadora.
Parabéns pala resenha.
www.fuxicoserabiscos.com.br