Elspeth Dunn é uma poetisa que vive na Ilha de Skye, na costa noroeste da Escócia. É uma jovem mulher que publica seus contos, porém nunca sai da ilha pois morre de medo das águas e não conhece nada além daquele pequeno lugar isolado.

David Graham é um estudante de medicina que conheceu por acaso os poemas de Elspeth e se apaixonou por eles imediatamente. Assim, resolveu escrever para ela para parabenizá-la por seu grande talento. A diferença é que David mora em Urbana, Illinois, que fica do outro lado do oceano e não tem a mínima vontade em tornar-se doutor.

Assim começa a troca de cartas entre David e Elspeth que carinhosamente começa a ser chamada de Sue pois David considera seu nome um pouco complicado demais. Nestas cartas, eles se tornam grandes amigos e confidentes mostrando um ao outro que não é somente pessoalmente que as grandes amizades podem ser criadas, mas também por letras sinceras e carinhosas.

Mas a grande primeira guerra mundial começa a criar sentido e o marido de Sue resolve se alistar deixando-a sozinha e abandonada, sem dizer um motivo sequer, à mercê da sorte em pleno inverno rigoroso para viver na casa pequena e fria.

Neste meio tempo as cartas se tornam mais do que somente amizade e tanto Sue quanto David percebem que estão apaixonados. Sue tenta afastar este sentimento pois tem um marido na guerra e precisa honrar sua palavra. Até que recebe a carta com o comunicado de sua morte.

A partir deste momento a paixão entre duas pessoas que começaram a se comunicar por uma carta, se torna real, mas muita coisa precisará ser superada para que eles possam viver intensamente, pois a guerra está no auge e talvez mais homens precisem ser chamados.

Já em meados dos anos 40, a filha de Sue descobre uma carta, já que nunca soube sobre a verdadeira história de sua mãe e é a partir dali que vai desvendar o restante do mistério que a assombra durante anos e pode ser que a surpresa da descoberta faça nascer finalmente a alegria de um novo futuro.


Autora: Jessica Brockmole
Título Original: Letters from Skye
ISBN: 9788580412635
Páginas: 256
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Romance / Drama
Editora: Arqueiro










Ahhhhhh! Meu coração! Não sei como expressar minha emoção ao falar desta maravilhosa obra!

Querida Sue é um livro escrito totalmente como se os personagens trocassem cartas entre si, desde a poetisa que seria a personagem principal do livro até a sua filha que faz a continuação da história. O legal de tudo é que o livro é bem intercalado entre a mãe e a filha e eu imaginei que iria me perder porque ela está nos na década da primeira guerra e salta para a década da segunda guerra e mesmo assim a autora consegue encaixar perfeitamente os momentos.

Se não fosse somente por esta facilidade na compreensão, a descrição do lugar, da época e da dificuldade em como algumas coisas eram fazem saltar aos olhos porque eu sou uma leitora que adora detalhes porque acredito que tudo parece fácil já que vivemos num mundo onde a tecnologia é muito mais acessível.

Me apaixonei pela capa nacional de Querida Sue, mas posso dizer que amei cada uma das quais encontrei que foram lançadas no exterior, principalmente a segunda capa em que mostram os dois personagens. Parece digno de filme. E olha que eu gostaria que este livro virasse filme. Um filme histórico, romântico e ao mesmo tempo dolorido pois o que Sue passa não é nada fácil. Ela encara seus medos, temores, as regras sociais e precisa desistir de muitas coisas para tentar conquistar momentos de felicidade.

Quando terminei o livro e parei para observar a minha reação, o que tinha era lágrimas nos olhos e estava totalmente arrepiada. O final foi inesperado, surpreendente e me fez querer receber uma carta. Mas talvez seja melhor eu começar a escrever uma. 

Vou escrever para Jessica e agradecer por ela ter me dado momentos de paixão e felicidade. Isso é o que esta leitura vai fazer por você!






Obaaaa!!!

Está começando mais um sorteio aqui no blog com a parceria total da Editora Suma de Letras e desta vez são 7 livros inspirados na paixão para este mês que está chegando: o mês dos namorados!

Mas para quem participar as regras serão bem fáceis e a chance de ganhar também é grande porque são sete livros mas também são 5 ganhadores! Quer ver?


Primeiro Ganhador: Livro Eu te Sinto + Eu te Vejo
Segundo Ganhador: Livro Surpreenda-me
Terceiro Ganhador: Livro Misery
Quatro Ganhador: Livro escola Noturna
Quinto Ganhador: Nua + Entrega Total

E para participar você deve seguir a regra obrigatória inicial e depois todas as outras são opcionais e te dão chances extras para você pontuar e ter mais chances de ganhar.

Já antecipo e digo que perfis próprios e exclusivos para quem participa somente de promoções não serão considerados. O sorteio é feito somente para quem realmente gosta do blog e de livros.

Para quem tem dúvidas de como utilizar esta ferramenta de sorteio, pode ver neste link como funciona.


a Rafflecopter giveaway


Então se joga!!!!!


Regras e informações gerais:

- A promoção começa hoje e vai até 30/06.
- Prazo de 30 dias para envio do prêmio.
- Endereço de entrega no Brasil;
- Não me responsabilizo por extravio dos Correios.

Boa Sorte!




Anahita Chavan tem uma grande preocupação que a assola há mais de oitenta anos: não consegue acreditar no que muitos disseram a ela quando saiu da Inglaterra, de que seu filho morrera, mesmo que tenha recebido uma certidão de óbito. Sentia no seu coração que ele estava vivo e todos os dias imaginava como seria encontrá-lo novamente. 

Anahita teve uma criação de estudos até que seu pai faleceu. Assim sua mãe e ela foram morar com parentes em um palácio da Índia, onde Anahita conheceu o poder das ervas e onde conheceu sua melhor amiga Indira, uma princesa doce e encantadora que a levou para seu palácio e juntas começaram uma longa amizade.

Anahita recebeu a notícia de que iria para a Inglaterra com sua amiga para concluir os estudos principais e assim, poderia pensar numa profissão em uma época em que já não tinha mais como imaginar um casamento para si. Viajou durante várias semanas até chegar àquela terra fria e diferente para começar um novo destino. No início tudo foi uma grande novidade: belas paisagens, pessoas diferentes, uma visão de futuro.

Sua amiga Indira já começava a mostrar um afastamento por conta de outras amigas que fazia e que criaram um fascínio ao conhecer uma princesa. E foi neste fascínio que elas foram convidadas a conhecer a famosa Astbury Hall, um lugar gigantesco que exalava a glória de uma família rica, mas que estava começando a queda de seus valores.

E foi em Astbury que Anahita conhece Donald, o filho que está prestes a ser mandado para a guerra que irá surgir. E é neste momento que ele se encanta por aquela moça de pele dourada e olhos castanhos, mostrando sua timidez com um jeito tão delicado que não há como controlar.

E como que em um conto de fadas, eles se unem mas a guerra os afasta enquanto Donald vai lutar pela Inglaterra, Anahita vai cuidar dos enfermos no caos da dor e do desespero. 

Após mais de cem anos, é a vez de Rebecca Bradley conhecer Astbury. Uma atriz de fama gigantesca que está em meio a um boato e precisa se afastar imediatamente da civilização antes que a situação piore. E é lá que vai filmar cenas dos anos 20, conhecendo melhor a mansão e quem lá vive. As histórias vão ser desencadeadas aos poucos e o medo vai começar a tomar conta da atriz que não sabe como tudo aquilo está entrando em sua vida tão rapidamente, até que um neto de Anahita chega e faz com que algumas peças comecem a se encaixar.

Porém um segredo que deveria ficar escondido vai se tornar um cruel pesadelo. E quem nunca deveria vivê-lo, agora precisará enfrentá-lo.


Autora: Lucinda Riley
Título Original: The Midnight Rose
ISBN: 9788581634210
Páginas: 624
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Romance
Editora: Novo Conceito









Me apaixonei pela Lucinda Riley quando ela publicou A Casa das Orquídeas, também pela Novo Conceito. A história falava de algo parecido com a que este livro retrata, tanto que achei eles bem parecidos de uma certa forma.

A foto acima é de uma mansão na qual a Lucinda se baseou para criar Astbury Hall e pela característica fica muito parecida. Olhando ela agora e lembrando da leitura é até estranho como imaginei que fosse diferente, que fosse algo maior, mais majestoso, porém também esqueci que a época era diferente.

A Rosa da Meia-Noite é um livro que remete a duas culturas diferentes e que se chocam: a indiana e a britânica. A autora costuma usar sempre estas duas por ter sido influenciada pela sua infância.
Em um primeiro momento temos a vida de Anahita já velha relembrando alguns momento de sua juventude e o que ela conquistou para si, sua família e em quem ela vai confiar para buscar da história do seu passado.
Em um segundo momento é colocado como pano de fundo a atriz bela e glamourosa que está na mansão para despertar um segredo que tenta ficar escondido.

Estes dois ambientes conseguem ter uma ligação complexa e que deixa uma marca profunda no leitor. De início fiquei com medo de que este livro e A Casa das Orquídeas fossem acabar no mesmo lugar, mas somente a utilização de alguns parâmetros ficam igualados: a guerra, a cultura em si.

Acho lindo como a autora retrata a história e os personagens. Cada vez que fechava os olhos parece que podia tocar objetos ou sentir o perfume das flores ou da estações. Em momento algum imaginei que ele deveria ser mais curto pois cada página teve seu objetivo alcançado e ao final da história fiquei encantada com o resultado que não poderia ter sido melhor.

Realmente Lucinda sabe escrever um romance histórico e ir e voltar no tempo sem desmotivar a leitura. 








Olá, pessoal!

Estou com o resultado final do sorteio que foi encerrado no dia 11/05 e que foi realizado no Facebook!

A sorteada da vez foi:

CRIS ARAGÃO


Parabéns Cris, vou enviar um e-mail para você solicitando seus dados.
Você tem um prazo de até 3 dias úteis para o envio do mesmo ou será feito novo sorteio.

Obrigada a todos os que participaram e lembrem que ainda tem sorteio rolando!










Olá pessoal,

Sei que muita gente tem o amor por algumas capas de livros e eu fiquei olhando estes dias a minha coleção e imaginando qual deles eu amava demais e qual não fazia muito o meu gosto. Na verdade, sempre tem uma capa que chama muito a atenção e às vezes a história não é tão maravilhosa e por outras vezes acontece o contrário.

Mas eu fotografei algumas capas que eu realmente adorei por fazer muito o meu estilo e vou mostrar aqui para vocês. Claro que depois disto recebi mais um monte de livros e é por isto que vou fazer mais vezes esta seção.



Preciso confessar que este é o meu livro favorito de aventura. É impossível ler Starters e não se sentir animada e não querer viver a vida da protagonista. Como eu comentei uma vez, a continuação não me deixou muito feliz, mas isso acontece. A capa é completamente brilhante e dá uma sensação de que se está olhando para uma pessoa futurista. Amei!



Esta capa me chamou atenção pela simplicidade e pela sensação de perda que repassa. Claro que quem já leu o livro sabe o quanto dolorido é, mas quando estamos olhando pela primeira vez não é possível imaginar uma história tão marcante.



Adoro capas com um toque de cinza e uma cor que chame a atenção. Pena que não é possível ver a textura dela, mas parece que possui um toque aveludado que fica super macia. Acho que o tom de vermelho chama muito a atenção e ao mesmo momento parece que o título remete a algo erótico e sedutor ou até algo meio vampiresco, mas a história é muito diferente e realmente bastante obsessiva. Foi outro livro que eu adorei. Este é a continuação de Ladrão de Almas.




Adoro o ar de mistério desta capa. Ainda que seja somente uma mulher olhando diretamente, parece que ela quer mostrar que há algo por trás de tudo e os olhos parecem um misto de poder e desafio. Amei as flores na cabeça e a história fica ainda mais real depois da capa.




Mais uma vez falo sobre aquela questão de ter uma foto toda em preto e branco e somente uma parte colorida. Já vi pessoas comentando que não gostam de que mostrem personagens na capa porque pode estragar a imaginação, mas quem leu Belle, que é o primeiro dos livros, sabe que a descrição dela é exatamente esta. Uma menina doce, pura e com um poder de sedução incrível.


E então, de qual capa você mais gostou?
Honestamente não sei dizer qual a minha favorita, mas tenho todos eles aqui guardados para babar quando eu quiser! :)





Após a viagem que fez com que Camryn e Andrew se encontrassem e começassem um relacionamento, agora o casal está passando um tempo no Texas onde o tratamento de Andrew está terminado e onde a surpresa logo vai chegar à vida deles: a gravidez de Camryn.

Mesmo com pouco tempo juntos, o amor os assola de uma forma gigantesca e a geração do filho deles provoca uma hesitação e um medo no casal que agora precisa pensar em se estabelecer para uma vida mais estável. Porém o destino acaba traçando algo pesado demais e Camryn acaba não aguentando lidar com a pressão e um grande trauma a comete.

Ninguém mais sabe o que fazer para trazer Camryn de volta para a vida e Andrew sente que está perdendo seu grande amor. E é neste momento que ele decide que o que eles mais amam nesta vida precisa voltar a acontecer: eles precisam voltar para a estrada antes que seja tarde demais.

Não ter nada certo, somente viagens sem destino traçado, lugares desconhecidos e estradas vazias. Era tudo o que Andrew poderia prometer. Agora que a família de Camryn já estava ao seu lado, ela percebe que realmente precisa voltar para a estrada com o seu amor e reviver os momentos anteriores antes que se afunde mais e mais.

Mas nada vai ser tão fácil, pois em cada lugar há uma lembrança. Cada ação é um novo desafio e cada novo amigo é alguém que logo terá que ficar para trás. Tudo o que eles mais querem é deixar o trauma para trás e tentar fazer uma nova tentativa de futuro.

Todos podem ser a favor de um grande amor, mas sempre haverá alguém que tentará destruir tudo.


Autora: J. A. Redmerski
Título Original: The Edge of Always
ISBN: 9788581052151
Páginas: 303
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Drama / Romance
Editora: Suma de Letras







Quando eu li o primeiro livro da série, o Entre o Agora e o Nunca, que tem resenha aqui para quem quiser conferir, me apaixonei de cara pela história.
Uma garota que foge da sua vida após uma grande briga com sua melhor amiga e sem destino nenhum pega o primeiro ônibus que aparece. Ali conhece Andrew, a pessoa que vai se tornar seu grande amor em uma futura viagem através dos EUA.
Seria impossível não amar o jeito que os dois interagem entre si e o final do livro deixa uma dúvida cruel sobre o destino deles.

Então chega a continuação do livro e eu fiquei com dúvida se gostaria que ela existisse ou não.
Primeiro o amor dos dois continua forte e duradouro e isso já demonstra uma ótima premissa. Eu imaginei muitas formas de desenrolar uma outra narrativa e acredito que a autora tenha achado uma boa forma de acontecer, para fazer com que eles voltassem para a estrada.

Sempre fui apaixonada por eles. Mas confesso que neste livro o que realmente me deixou chateada foi a inclusão de momentos de sexo em que a autora usa palavras chulas e pesadas e neste momento isto perdeu o sentido porque parecia mais um livro erótico do que de romance em si e isso acabou destruindo um pouco a imagem dos personagens.

Fora esta questão, que infelizmente aparece muitas e muitas vezes no livro, tudo é muito bem contado. Mas também passa muito rápido. Acredito que a autora já não previa um terceiro livro e correu o tempo que precisava neste no que não fez no primeiro livro. Digo pois anos e anos se passam no livro e o momento de felicidade acaba voando rápido para momentos anuais, de décadas e assim por diante.

Foi um livro corrido para uma bela história e senti dor nisto. Imaginei que com o fim do livro ela talvez estivesse a imaginação de partir para uma terceira história porém de forma diferente, mas acabou fazendo meu amor correr nos personagens.

Mesmo assim fiquei sabendo o que aconteceu na vida deles e fiquei feliz com partes. Mesmo que talvez tivesse preferido parar no primeiro livro.






Em um belo dia, um casal passeava por um museu da capital francesa e avaliava um belo quadro de Monalisa. Fãs fanáticos pela arte e que gostavam de apreciar os bons costumes e viajar para conhecer novidades.
No mesmo lugar outro casal despertava interesse neste casal. E era em uma simples conversa que eram inibidos a conhecer um lugar privado com uma promessa de algo diferente. E o que restava dali eram fotos de corpos, naturais e não mais vivos.

Os denominados Assassinos do Carão-Postal estavam agindo por toda a Europa com o mesmo ritmo e modo de agir: enviavam um cartão de um local, com o nome de uma cidade e a citação de Shakespeare e um novo jogo se iniciava. Nada poderia ser repetido e a inteligência era infinita.

Jacob, um detetive de homicídios estava há mais de meio ano atrás destes assassinos após sua filha ter sido uma das vítimas enquanto estava em lua de mel. Agora Jacob não conseguia sequer dormir sem lembrar das fotos do massacre e do ódio que sentia de si mesmo por não conseguir encontrar os assassinos que, a cada ataque, mudava rapidamente de país. Precisava estar em contato com todos os jornais para saber quem receberia um novo cartão-postal.

E foi a jornalista Dessie, que tinha um trabalho simples e aconchegante, a receber um cartão-postal.
Não sabia do que se tratava e muito menos porque fora ela a procurada mas imaginava o motivo: sempre estudara o perfil de assassinos e ladrões e conhecia muito bem a vida deles apesar de não ter nada muito grande sobre isso em sua profissão.

Mas agora um novo jogo começava. Um novo casal será morto em breve e Dessie vai precisar unir seu conhecimento ao de Jacob para tentar conseguir algo. Porém a polícia não quer nem deixar que eles cheguem perto das informações e talvez isso dificulte muito mais a investigação.

Dúvida, paranoias, conflitos e uma corrida contra o tempo é o que entra neste jogo que parece nunca ter fim.


Autor: James Patterson e Liza Marklund
Título Original: The Postcard Killers
ISBN: 9788580412710
Páginas: 304
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Suspense
Editora: Arqueiro








Eu já li alguns livros de suspense do James Patterson. Na verdade tenho de aventura e um de romance também, pois ele tem uma habilidade de escrever vários livros, mesmo que seja com a ajuda na autoria.

Mas de todos os livros de suspense que já li, este foi sem dúvida alguma o melhor. Quando vi a capa primeiramente após a divulgação do lançamento já tinha me interessado de imediato. A capa é linda e posso dizer que também serve se fosse um livro de amor com um título diferente, para ver como um simples título muda as coisas, mas esta história foi muito além.

James Patterson sempre começa seus livros com uma boa prévia da história, deixando um tipo de angústia no leitor para saber o que acontece ao rolar das páginas. Há uma facilidade na leitura por questão dos capítulos serem curtos e rápidos e assim se tornam mais envolventes.

A história giram em torno dos assassinos, do detetive de  homicídios Jacob e da jornalista Dessie. O que muda um pouco nesta história é que este detetive está bastante abalado por sua filha ter sido uma das vitimas o que o torna mesmo que um profissional, bastante vulnerável. Assim, a jornalista precisa preencher as lacunas com o conhecimento que tem sobre ladrões e assassinos, o que abre bastante espaço para ela na história.

Em um momento fiquei com muita dúvida do que realmente estava acontecendo. Quando achei que tudo fosse muito certo e direto, James muda o foco e cai em outro caminho e aí eu parabenizei a trama pois não conseguia mais parar de ler o livro e isso em si já é um ótimo sinal.

Se você ainda não leu nenhum do James Patterson de suspense, tente começar por este que está com uma história diferente e inteligente.

Gostei!

Só espero não receber um cartão-postal!








E também há a Suma de Letras que tem uma novidade gigantesca. Na verdade não é uma só, são várias e vou colocar todas neste post. É muita coisa boa. Lançamentos de maio, junho e julho para você já ficar preparada(o) para anotar o que mais gostar na sua lista de compras de livros que, se for como a minha, é enorme!

Vamos começar?



ESCOLA NOTURNA - C.J. DOUGHERTY

Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos.

A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos. Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata.

Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.




MISERY - STEPHEN KING

Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. 

Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. 
A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico.

 Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. 


Estes acima são lançamentos de maio e você já consegue comprar eles direto nas livrarias ou online pela Saraiva ou pela Submarino.


 MEU NOME É MEMÓRIA - ANN BRASHARES

Daniel se apaixona ao longo dos séculos pela mesma mulher. Vida após vida, em diferentes continentes e períodos históricos, ele e Sophia sempre se encontram, com outros nomes e aparências. 

E ele é capaz de se recordar de todos os momentos, graças a uma habilidade sobrenatural, que se mostra ora como um presente, ora como um castigo.

 Desde 552 na Ásia Menor à Inglaterra de 1918 e também em 1972, na Virginia, as duas almas compartilham um longo e, por vezes, tortuoso caminho procurando uma à outra, mas sempre são separados após um curto período de tempo. 

Por isso, querem juntos e no momento presente - após Sophia, que agora é Lucy, descobrir toda a verdade - entender o que está no caminho desse amor para conseguirem desfrutar por fim um amor que atravessa os séculos.


A APOSTA - RACHEL VAN DICKEN

Kacey e Jake são amigos de infância que se reencontram na juventude. Ele tornou-se milionário e faz um pedido a ela: fingir que é sua noiva em uma visita à avó, que está doente.  Afinal, o que poderia acontecer em quatro dias?

 Na casa da avó Nadine, no entanto, eles encontram Travis, o irmão mais velho de Jake. Ele ganhou de Kacey o apelido de “satã”, por provocá-la quando os dois eram crianças. Mas quando eles se reencontram, tamanha implicância se transforma em outro sentimento. 

Kacey não sabe, no entanto, que quando eram meninos os dois irmãos fizeram uma aposta: quem se casasse com ela receberia um milhão de dólares do outro. Confusa com toda a situação, sua única certeza é que jamais deveria ter aceitado a oferta de Jake.

Estes acima são para o mês de junho.



SÉRIE OS SETE REINOS

O REI DEMÔNIO - CINDA WILLIAMS CHIMA

Em O Rei Demônio, Raissa ana’Marianna  e Han Alister são os protagonistas de uma história que se passa em um mundo mágico, mas marcado pela desigualdade entre as classes. Ela é a princesa herdeira de Torres, que acaba de retornar à corte depois de três anos de relativa liberdade com a família do pai, na Aldeia Demonai. 

Ao completar 16 anos, sua mãe começa a fazer planos para o casamento, mas Raissa deseja ser independente como Hanalea, a lendária rainha guerreira que matou o Rei Demônio e salvou o mundo. No lado oposto da corte, está Han Alister, um jovem pobre que é capaz de fazer quase qualquer coisa para garantir o sustento da mãe e da irmã, Mari. 

Ironicamente, a única coisa valiosa que ele possui não pode ser vendida: largos e enfeitiçados braceletes de prata, marcados com runas, adornam seus pulsos desde que nasceu, acompanhando seu crescimento. 

A SÉRIE TEM MAIS QUATRO LIVROS E JÁ ESTÃO COM AS CAPAS PRONTAS:




E agora gente? Não são perfeitos? 
Já fiquei babando na Escola Noturna que vou começar a ler hoje e estou esperando muito suspense e aventura e depois o Meu Nome é Memória que a sinopse me chamou muito a atenção!

Qual destes você vai querer?

Aproveita e coloca o Blogando como seu amigo lá no Skoob!