🌟LIVRO: O Homem que Explodiu o Presidente
SINOPSE:
Um ex-professor, ex-alcoólatra, ex-pai de família. Um homem atormentado pelo passado encontra num bilhete de loteria premiado a oportunidade de vingança que sempre almejou. Seu algoz? Ninguém menos que o Presidente da República. Uma jornada arriscada onde uma prostituta suicida, um amigo sem memória, um advogado assassino e um traficante vaidoso embaralham os conceitos de certo e errado; onde a morte não é a última das consequências, mas, sim, o início de um longo caminho. Afinal, como bem disse Shakespeare, é a tentativa, e não o ato, o que nos aniquila.
Na cidade de São Paulo vamos ter a visão de Otelo Bento de Oliveira, um ex-morador de rua que agora vive em uma pensão com seus amigos Moisés, o dono Francês, que repete tudo o que o outro diz, porém em francês, Bira, que tem diversas funções e trabalhos e Celembra, que é o amigo que morou na rua com Otelo, porém depois de sofrer um linchamento, esquece todas as memórias de longa data.
Otelo recebeu este nome porque sua mãe gostava muito de Shakespeare. Ele era casado, tinha uma esposa e um filho de sete anos, que acabaram morrendo de um acidente de carro, onde o senador Fernando Messias da Silva estava em alta velocidade. O senador nunca foi culpado pela tragédia e Otelo guardava muita raiva por ele.
Através de diversas fitas deixadas por Otelo, aos poucos ele vai contando sobre o que acontece em sua vida. Tudo começa quando ele vai comprar uma camisa de aniversário no brechó de Dona Maria Flor. E é com a camisa que vem junto uma aposta da mega-sena. E então ele descobre que aqueles números foram sorteados e que a camisa pertencia a Robson, um cafetão envolvido com tráfico de mulheres. Também vem junto um telefone de contato.
Otelo resolve ligar para o número e conhecer a pessoa do outro lado da linha. Trata-se de Vivian, uma mulher de 23 anos que tinha um relacionamento com Robson e que está grávida. Porém Robson está desaparecido e depois é dado como morto. Otelo se apega em Vivian e a ajuda a sair do hotel onde estava, sendo protegida por dois seguranças.
Porém estes seguranças depois vão atrás dele por saber que ele pegou o bilhete da mega e ficou com os 32 milhões de reais. Ele é feito refém junto de maria Flor, que dei um quarto para Vivian ficar por uns dias, e Vivian. Lá ele sofre diversas agressões e é obrigado a ir ao banco para passar o dinheiro para os seguranças.
Como ele tinha comprado dinamites, que conseguiu com um contato de Bira, ele já tinha a ideia de conseguir explodir o presidente, que era o então na época do acidente, senador e tinha conseguido se tornar presidente. A ideia era explodir e fazer sua vingança.
Assim, ele também começa a enviar envelopes de dinheiro para escolas e depois para instituições que ajudam moradores de rua e é onde ele é descoberto e faz com que o Presidente queira entrevistá-lo em uma live. E depois de escapar dos seguranças, que acharam que ele e as demais mulheres morreram, ele faz o plano de ir com as dinamites no corpo e explodir na entrevista.
A verdade é que ele ajuda Vivian com um bom dinheiro, que ele consegue resgatar no banco de volta. Porém ninguém sabe seu real plano.
Quando ele marca a entrevista com o presidente, usando um nome falso como Eugênio Alisson dos Santos, que era do Celembra, ele fica na presença do presidente e no fim acaba falando quem ele verdadeiramente é, e então explode a dinamite.
O livro é incrivelmente bem escrito. Desde a apresentação dos personagens como a história que é contada aos poucos, vamos descobrindo o motivo de cada acontecimento. O autor usa de muitas questões sociais e da corrupção do governo para mostrar a realidade do país.
O desencadear de tudo foi o mais perfeito, que foi onde o autor conseguiu juntar o acidente de sua família com o senador que depois se tornou presidente. Também foi muito engraçado o nome do presidente: Fernando Messias da Silva, o que me pareceu uma junção de Messias, o ex-presidente Bolsonaro, com da Silva, que seria o sobrenome do atual presidente Lula.
A obra foi uma maestria. Me apeguei aos personagens e dei total razão ao Otelo. O livro também vem com diversas citações em cada capítulo novo.