Acredito que se eu for sincera com os meus pensamentos e me perguntar se eu perdi a minha humanidade vou responder que sim, que perdi grande parte dela. E isto pode parecer ofensivo ou até mesmo cruel demais para alguém que possa ouvir eu falar ou estar lendo isto, mas a questão é que a realidade é aquela onde na verdade, todo nós perdemos grande parte da nossa humanidade.

Humanidade tem a descrição de bondade, de benevolência em relação aos semelhantes, de compaixão principalmente aos mais desfavorecidos. Esta é a classificação da palavra e sim, temos um pouco disto, já que quando vimos alguém sofrer, também sofremos com a situação, mas isto, não é sempre uma questão de benevolência.

A psicologia já comprovou que as pessoas que veem outras passando por momentos de dor ou perda, conseguem se colocar no lugar delas e também sentir a mesma dor, como se estivessem no mesmo lugar. Então, se você tem um amigo que está sofrendo, é normal você sofrer junto com ele.

Agora, quantas vezes ao dia você milhares de reportagens sobre pessoas que estão sendo assassinadas em guerras, crianças mortas ou estupradas pelos pais, pessoas que moram nas ruas e passam fome? E você vai dizer que não tem o que fazer em relação a isso, que quando passa no centro da cidade e vê estas pessoas pobres não pode fazer nada, que muitas vezes eles estão lá porque querem?

A verdade é que isto já se tornou tão comum a nossa volta que não nos choca mais. Não nos provoca mais uma sensação de dor imensa. Faz parte do nosso dia a dia. Fazemos parte de um sistema onde matar ou morrer é tão comum que muitas vezes é só mais uma matéria em um jornal e seguimos adiante. Rezamos para que não aconteça com a nossa família e ponto final.

E quem disser que isto não é verdade vai estar sendo hipócrita. Claro que não queremos que ninguém morra. Mas se olharmos bem a quantidade de pessoas morrendo neste momento em nosso país somente pelo vírus da Covid-19, me diga: você chora? Ou você fica indignado, fala várias coisas que deveriam mudar e depois segue em frente?



Então volte a tentar recuperar aos poucos a sua humanidade. Converse mais com seus amigos. Com seus vizinhos. Com moradores de rua. Peça se precisam de ajuda de alguma forma. Você não precisa querer alcançar um país inteiro quando pode começar pela sua rua. Tem pessoas ao redor que muitas vezes só precisam conversar com alguém.

Não tenha vergonha de ajudar ao outro. Não deixe que o julgamento da sociedade que acredita que quem está na rua merece estar lá, impregne em você. Só quem passa por problemas e dores sabe porque passa. Estenda a sua mão e tente ajudar. Se a pessoa não deseja ajuda não há problemas, você está reintegrando a sua humanidade.

Pelo menos assim as pessoas vão poder tentar derrubar você, mas sua vontade de ser benevolente vai ser bem maior do que a hipocrisia de muitos de achar que são superiores a todos.


2 Comentários

  1. Olá Greice,

    Um ótimo texto, também acho que a maioria das pessoas perdeu a humanidade, falta amor no mundo e as pessoas só lembram de Deus quando estão em uma situação difícil, a gente tem que ajudar o próximo sem pensar em receber em troca e cultivar sempre o amor, fica com Deus e parabéns pelo post.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isto. A oração só serve quando as pessoas percebem que estão em um monento ruim.

      Excluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos