Se tem um assunto que que estou sempre lendo sobre é a questão das guerras. É algo que eu gosto de aprender, mesmo sabendo de tudo que causou. Logicamente é algo que desejo que jamais aconteça e ver como cada nova guerra modifica com a tecnologia só assusta mais a cada dia.
Mas conhecer a face de certos líderes é uma das coisas que eu gosto. Hitler era uma pessoa cruel, isso não se pode negar, porém também tinha um grande intelecto para questões estratégicas e acredito que isto é que gere interesse em conhecer quem ele era.
E está chegando mais um livro pela editora Objetiva que vai contar um pouco mais sobre a fase jovem dele.
O JOVEM HITLER
Os Anos de Formação do Fürer
Paul Ham
Editora Objetiva
Lançamento: 28/02/2020
Paul Ham
Editora Objetiva
Lançamento: 28/02/2020
Biógrafos normalmente deixam em segundo plano a história de Hitler na Primeira Guerra Mundial. Censores nazistas fizeram de tudo para suprimir os fatos de sua juventude, e, para a maioria das pessoas, seu papel na Grande Guerra permanece obscuro.
Quando jovem, ninguém diria que Adolf Hitler seria o futuro líder da Alemanha, conquistador da Europa e exterminador dos judeus. Sem ambições acadêmicas e com poucos amigos, ele era teimoso e obstinado, considerado excêntrico e sem habilidades sociais. Então, quais combinações de traços, circunstâncias e eventos o moldaram para que se tornasse quem se tornou?
As respostas estão nas experiências de sua juventude, em Linz, Viena e Munique, e como um jovem soldado na Grande Guerra. Quando Hitler foi para a guerra, em 1914, com 25 anos, embarcou no que mais tarde definiria como "a experiência mais estupenda da vida". Ao fim da guerra, na cama de um hospital e temporariamente cego pelo gás de mostarda, ele abriu os olhos em um novo e terrível mundo: a Alemanha havia sido derrotada e o Kaiser estava foragido.
Hitler, porém, nunca aceitou esses eventos. A guerra foi uma marca dolorosa em sua personalidade, e dela nasceu a determinação para a vingança contra os "criminosos" que assinaram o armistício, contra os socialistas que ele acusava de esfaquear o exército pelas costas e, mais violentamente, contra os judeus.
Para quem quiser conhecer mais sobre o lançamento e outros livros da editora pode ir direto para o site da Companhia das Letras.
Oi Greice. Tudo bem?
ResponderExcluirEu li muito sobre as guerras em minha adolescência até mais ou menos uns 22/23 anos. De lá para cá, nunca mais li nada sobre o assunto. Acho que li demais e acabei ficando saturada do assunto. Mas nunca é demais aprendermos sobre o que ocorreu nessa época e tirarmos ensinamentos do que não devemos fazer para não vivenciarmos novamente essas atrocidades.
Bjus
Então, eu leio muito para entender todos os lados da moeda. Tem assuntos que não canso de ler. Risadas.
Excluir