A Netflix está sempre lançando uns originais para alavancar o potencial de seu serviço e, logicamente, muitas vezes consegue atingir um grau imenso de aprovação de seus assinantes.
Desta vez o original lançado esta semana é Velvet Buzzsaw, uma promessa de um filme que traz a arte como pano principal para mostrar o que a ganância é capaz de fazer em meio a um mundo chique e cheio de dinheiro.
Data de Lançamento: 1 de fevereiro de 2019
Duração: 1 hora e 52 minutos
Gênero: Terror
Sinopse: Quando o mercado da arte colide diretamente com o mercado do comércio, artistas e investidores milionários encontram-se em um duro embate financeiro que pode sacrificar muito mais do que suas carreiras.
Para quem gosta de bons atores e uma boa interpretação já pode ficar de olho nesta nova obra original da Netflix. Aqui, Morf, interpretado por Jake Gyllenhaal, é um crítico fervoroso de arte muito famoso. Ele vive da sua glória entre suas críticas e sua fama e mesmo assim se sente sozinho em um lugar cheio de pessoas e de muito dinheiro.
As galerias de arte também é onde Rhodora e Gretchen vão pulverizar as suas manobras entre clientes e pintores para obter o maior lucro possível, mesmo passando por cima de diversas pessoas para conseguir o que elas tanto precisam. Aqui no papel temos Rene Russo e Toni Colette.
A história começa mostrando os personagens em deslumbrantes galerias de arte, olhando exposições de grandes artistas e discutindo sobre quadros e seus valores bilionários. A partir deste ponto temos a apresentação de cada um e de seus papéis na história.
Aparentemente o papel de Morf é o principal por colocar todos os outros interligados em sua crítica, já que ele parece ter um dom enorme para encontrar um poder de talento nas pessoas. O personagem de Jake é muito bem estruturado, com uma demonstração de força, mas que no íntimo é uma pessoa totalmente frágil e dependente.
Quando uma assessora de Rhodora encontra um vizinho seu morto, descobre junto uma coleção inteira de pinturas. Assim ela acaba pegando tudo para si e colocando à venda na galeria. A verdade é que as pinturas parecem ter um espírito maligno que se apodera das obras, principalmente de pessoas que tenham intenções de querer lucrar com elas.
Mas há personagens como Piers, interpretado por John Malkovich, por exemplo, que acaba se perdendo nas obras do novo pintor e assim algumas pessoas entendem que elas se movem, que elas possuem vida. O legal é que o filme realmente aborda a ganância e a necessidade de ter, do possuir e ao mesmo tempo de algumas pessoas necessitarem somente se encontrar e fazer aquilo que elas mais amam.
O filme é macabro. As pinturas são feitas com parte de sangue. E os personagens são totalmente obcecados pelas obras. Aos poucos cada um deles vai ser acometido por aquilo que mais venera e assim a vida acaba imitando a arte.
Assisti o filme em quatro partes. Não porque era ruim e sim porque acabava me dando nos nervos em alguns momentos. O filme mostra como o consumo e a necessidade é tão mesquinha que as pessoas se deixam levar por algo sutil. E que de algo pequeno acabam transformando em algo grande e que quando percebem podem acabar com elas. Esta foi a melhor visão do filme.
O final fez compreender como em meio a tantos valores, o medo ainda freia muita coisa. E mesmo assim o jogo de poder e dinheiro corre solto enquanto as pessoas puderem manipular outras. Não é um filme de romance ou com uma história leve, tampouco um filme que vai abalar a crítica e arrancar elogios de uma plateia afoita. Mas é um filme que deve ser prestigiado pela ótima reflexão que traz.
Tenho visto o trailer desse filme, mas sempre desisto de ver, mas gostando de bons atores, amo Malkovich, eu preciso dar uma conferida nesse filme. Para os tempos que vivemos também acho legal e até interessante abordar a ganância e confesso que nem de longe imaginava que o filme é macabro, preciso mesmo assistir. Vou tentar ver hoje e espero gostar assim como você.
ResponderExcluirAbraços.
Olá Greice, tudo bem?
ResponderExcluirNão tinha conhecimento desse filme, gostei demais da premissa e já vou anotar a dica, fiquei super curioso....bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Ola Greice já quero assistir, adorei esse suspense me torno das obras ter algo maligno, ainda não tinha me atentado a esse filme, amei a dica. Vou assistir com certeza. beijos
ResponderExcluirJoyce
Livros Encantos
Oiiiii,
ResponderExcluirEu tinha visto este filme no catalogo e passado direto, sua resenha me fez ter a certeza de que eu realmente deveria ter passado direto kkkk É o tipo de filme que me deixa agoniada e sonhando uma semana. Mas para que gosta parece ser uma história maravilhosa, com personagens bons e que realmente vai dar calafrios. Gostei de saber que mesmo sendo uma história de terror acarreta em algum aprendizado, a dica ta anotada porque sempre tem algum amigo que curte e aí com certeza eu irei indicar.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/
Oi, Greice!
ResponderExcluirEu não fazia ideia desse lançamento da Netflix até ver uma crítica semana passada. Mas diferente de você, a pessoa não gostou do filme. Apesar de achar interessante, não é um filme que assistiria. Mesmo sendo uma crítica, essa coisa dos quadros terem algum ser vivo dentro e enlouquecerem as pessoas que querem vendê-los é muito doido, e acho até um pouco estranho.
Passo a dica dessa vez.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Eu adoro a netflix, apesar de não assistir com muita frequência os seus lançamentos. Achei bem interessante a proposta desse filme e a temática que ele aborda, mas como sou bem medrosa, é capaz de eu deixar a dica de lado haha
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura | Instagram
Oi Greice!
ResponderExcluirEu ainda não tinha visto esse filme na Netflix, mas gosto muito quando o filme passa alguma lição, e pela sua resenha esse é um deles, adoro Rene e Malkovith são ótimos atores, obrigado pela dica, vou procurar o filme, parabéns pela resenha você conseguiu despertar meu interesse. Bjs!
Oi, Greice!
ResponderExcluirVi esse filme no catálogo, mas ainda não assisti. A premissa parece bastante interessante e a forma como a ganancia é tratada, pela sua crítica, me parece ser bastante satisfatória. Por ser um filme de terror e eu não ser tão fã assim do gênero, acho que preciso de um tempo para me acostumar com a ideia de assisti-lo haha
Beijos!
Olá Greici!!!
ResponderExcluirE não é que a Netflix está sempre inovando no seu catálogo com suas produções mesmo. Atualmente, só ando vendo a Netflix para ver os filmes na qual ela está baseando em livros ou alguma de suas séries que acabam me interessando.
Gostei da crítica que o filme traz e como ele aborda isso da melhor maneira possível, e através de algo que amo que é a arte.
Era um filme que não tinha ouvido falar, mas que gostei da proposta.
lereliterario.blogspot.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu nem sei porque ainda pago Netflix, pois quase não assisto. Nem tinha ouvido falar sobre esse filme ainda, mas confesso que pelo que vi no post, não faz meu estilo. Não gostei muito do enredo, ainda mais que parece ser muito macabro. Apesar de achar interessante os temas que foram abordados, vou passar a dica por ser um estilo que não me agrada.
De qualquer forma, adorei a crítica e fico feliz que você tenha gostado.
Beijos!
Eu adoro o elenco deste filme e amo suspense, mas não sei se encararia a parte mais surreal do roteiro. Mas gostei dos seus comentários e se conferir, será estimulada pela sua resenha.
ResponderExcluirBeijos
Eu comecei a ver este filme, tive que parar por que tinha algo pra fazer e não voltei até agora, acho que por falta de tempo ou por que ainda não tinha engajado. Mas seu texto me animou de novo, eu nem sabia do que se tratava o filme, comecei só pq é com meu ator favorito. Eu amo filmes de terror que tem uma crítica séria por trás. Vou assistir.
ResponderExcluirMirian (Castelo do imaginário)