🌟LIVRO: As Musas
SINOPSE:
Edward Fosca é um assassino. Disso Mariana tem certeza. Mas Fosca é intocável. Esse belo e carismático professor de tragédia grega na Universidade de Cambridge é adorado tanto pelos funcionários quanto pelos alunos da instituição ― principalmente pelas integrantes de uma sociedade secreta de alunas conhecida como “As Musas”.
Mariana Andros é uma brilhante terapeuta de grupo assombrada por tragédias pessoais. Ela fica obcecada pelas Musas quando uma de suas integrantes, Tara, é encontrada morta a facadas.
Mariana, como ex-aluna de Cambridge, logo suspeita que, por trás da beleza do prédio medieval que abriga a instituição secular e suas antigas tradições, repousa algo sinistro. E acaba se convencendo de que, apesar de ter um álibi, Edward Fosca é o responsável pelo assassinato. Mas por que o professor teria como alvo uma de suas alunas? E por que ele continua retornando aos ritos de Perséfone e sua jornada ao Submundo?
Quando outro cadáver é encontrado, a obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca sai do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Mesmo assim, ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida.
HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO
Mariana estava com 36 anos e era terapeuta de grupos. Há um ano perdeu o seu marido Sebastian em um acidente em Naxos, na Grécia. Ele saiu para nadar e acabou se afogando. Eles eram casado desde os 21 anos. Também tinham Zoe como sobrinha e filha adotiva e ela agora estava com 17 anos e estudava em uma faculdade em Cambridge.
Quando em uma noite Zoe ligou para Mariana e informa que sua melhor amiga Tara morreu assassinada, Mariana resolve ir até Zoe.
No caminho para Cambridge, ela conhece Fred, um homem de 29 anos que está fazendo seu doutorado na universidade.
Ao chegar lá encontra uma Zoe triste e desesperada com a morte de sua melhor amiga. Ela tinha sido assassinada e seu rosto desfigurado, mas antes tinha confessado que o professor Edward Fosca queria matá-la.
Edward Rosca é um professor americano que dá aulas de tragédia grega. Ele tem suas alunas privilegiadas, as quais as chama de As Musas. Tara fazia parte deste grupo.
Mariana ao conhecê-lo já acreditou que ele era o assassino, pois sabia demais sobre as tragédias gregas e tara havia recebido um cartão com uma citação grega antes de morrer.
Clarissa havia sido a tutora de Mariana e entendia muito da parte Grega da história. Até que Mariana começou a conversar com as pessoas, e as Musas. Elas odiaram Mariana por ter acreditado que o professor era o criminoso.
Até que outra morte acontece e mais um cartão cm citações gregas foi encontrado, tudo ligando ao professor As Musas amavam o professor e o defendiam com unhas e dentes e Zoe tinha medo delas, mesmo depois sendo descoberto que ela também fazia parte das Musas.
O inspetor Julian, que estava cuidando do caso dos crimes, aceitou a ajuda de Mariana e Fred, sempre muito solícito. Tanto Fred quanto Rosca vinham de fazendas e haviam perdido suas mães na infância.
Há trechos onde aparece o assassino escrevendo como um diário onde vida em uma fazenda e a mãe abandonando o personagem.
Morris é um dos cuidadores da parte da faculdade e parece esconder muitos segredos, entre eles um caso com uma das Musas, que logo depois é assassinada.
Assim Morris acaba sendo preso. A primeira pessoa a ir presa havia sido Conrad, o namorado de Tara, mas foi só no segundo assassinato, que ele estava preso, percebeu-se que ele não era culpado.
No fim Mariana entra no quarto de Zoe para que elas possam ir atrás de uma faca que Zoe sabia onde Fosca deixava, pois ela havia mentido em dizer que não fazia parte das Musas, mas ele o havia iniciado no ritual.
Mariana e Zoe recebem um postal com as citações gregas e sabem que serão as próximas. Ao irem até o local buscar a faca, Zoe ataca a tia para matá-la, pois Mariana descobriu cartas de Sebastian para Zoe, com declarações de amor.
Lá ela confessa que tinha um caso com o marido da tia e que eles planejaram todas as mortes para poder ficarem juntos. Zoe também vivia em uma fazendo e tinha sido abandonada pela mãe.
Zoe vai presa e Mariana acaba seguindo seu caminho com Fred, que dizia ser apaixonada por ele.
Não sei se você já leu A Paciente Silenciosa, este é o segundo livro lançado do autor.
Aqui vamos acompanhar a vida de Mariana, uma terapeuta de grupo com 36 anos de idade, que há um ano perdeu seu marido quando estavam de férias na Grécia. Ela agora tinha sua sobrinha Zoe, que estudava em uma faculdade em Cambridge.
Eis que um dia Zoe liga desesperada para a tia informando que sua melhor amiga havia sido assass1nada. Assim, Zoe parte para a faculdade em busca de respostas. E Zoe tinha certeza de que havia sido seu professor de mitologia Grega, Edward Rosca, que compunha um grupo de garotas, chamadas de as Musas.
Aos poucos, cada uma das meninas, após receber um cartão com citações gregas, vão sendo assass1nadas e Mariana precisa desmascarar o professor.
Até aí preciso dizer que a história é boa, um pouco enrolada e meio repetitiva, mas que traz muito à tona as questões gregas. Conhecendo a escrita do autor eu imaginei que seria uma grande reviravolta, que ele me deixaria totalmente chocada como foi com A Paciente Silenciosa.
O porém, apesar de ser uma boa escrita, é que desde o início já dá para perceber o que vai acontecer no final. Não fiquei em dúvidas sobre as mort3s e afins, só continuei lendo para ver se teria alguma descoberta diferente. Claro que há muitos personagens para deixar a dúvida pairando no ar e isso foi um ponto positivo. Gosto quando há vários personagens para deixar a história mais complexa.
E quando tudo foi esclarecido fiquei ainda mais desanimada por ter tido aquele fim, totalmente previsível. Lógico que quando se lança um livro que é um fenômeno, a gente sempre espera mais do próximo. Eu que não gosto de mitologia, ainda li esperando uma surpresa.
👩 Greice Negrini