Autora: Jenny Colgan
Título Original: The Loveliest Chocolate Shop in Paris
Páginas: 320
Ano: 2020
Gênero: Romance de Hoje
Editora: Arqueiro
Sim, é verdade que Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude.
Afinal, existe uma diferença muito grande entre o chocolate industrial da sua cidade natal, no norte da Inglaterra, e as criações feitas à mão, com ingredientes da melhor procedência, pelo grande chocolatier Thierry Girard.
Mas com um pouco de sorte, muita paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou.
Cheio de lições de esperança, engraçado e irresistivelmente viciante, A adorável loja de chocolates de Paris é um romance delicioso que nos lembra que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida.
A vida de Anna é totalmente normal em um cidade pequena no interior da Inglaterra. Já foi considerada a pior cidade para se morar e praticamente é um lugar onde o sol esquece de aparecer. Seu emprego em uma fábrica de chocolates é seu grande orgulho e ela acredita que é tudo o que sempre fará na vida. Até que um acidente basicamente estraga todos os seus planos.
Claire sabe que está morrendo. O câncer no estágio avançado a está aniquilando dia após dia. Com seus 57 anos ainda quer fazer mais, porém sabe que fez muita coisa por seus alunos de francês, seus filhos e seu marido. Mesmo que não o tivesse amado como merecido. O problema sempre esteve na sua adolescência, no tempo em que passou como au pair em Paris. Lá conheceu outro mundo, outra vida e outra pessoa.
"Enquanto se afastavam na noite ainda quente de verão, Claire, olhando para trás pelo vidro traseiro do táxi, vislumbrou as janelas enormes do apartamento abertas para a noite, exalando o som da música, da conversa, e a fumaça dos charutos, que flutuava na noite nebulosa."
E é no hospital que Anna encontra sua antiga professora de francês. Claire sabia do potencial de Anna, mesmo que Anna não soubesse. O amor de Anna pelo mundo do chocolate e sua única experiência fez com que Claire mexesse seus pauzinhos com seus conhecidos na França e que criasse uma oportunidade para Anna de ir passar o verão trabalhando em uma pequena loja de chocolates na capital.
Mas o que ninguém esperava era que Anna iria conhecer o verdadeiro sabor do chocolate e viver uma vida diferente ao mesmo tempo em que conhecia e descobria a realidade do que Claire passou tantos anos atrás. Talvez tudo pudesse ser revivido ou tudo já estava realmente acabado?
A adorável loja de chocolates de Paris é o terceiro livro publicado pela editora Arqueiro aqui no Brasil, porém no exterior foi publicado antes dos outros. Eu já li os anteriores da autora, que tem este mesmo jeito de escrever as histórias e pelo jeito gosta bastante das questões gastronômicas.
"Então, como se tivesse perdido o fio da meada, ele andou os poucos passos até onde eu estava, me segurou em seus braços e me beijou intensamente sob os refletores. Senti a lanterna de um segurança nos iluminar antes de me entregar por completo à boca firme e faminta de Laurent, sua mão em minha nuca se aproximando, e simplesmente parei de pensar."
Nesta obra em si há um diferencial que é a divisão dos capítulos em duas histórias, sendo que vai ser contada a história de Anna, no tempo atual, e de Claire, no ano de 1972, quando ela era adolescente e foi passar um verão em Paris. Depois isto tudo acaba sendo unido para explicar toda a história. Então dá para dizer que se tem duas personagens principais em épocas diferentes.
Também diferente das outras obras, esta mostra mais sobre a cidade, as pessoas e outras formas de culinária do que a loja em si e acredito que seja pelo fato de que a loja não é propriedade de Anna, onde ela vai passar somente um tempo trabalhando. Assim deu tempo de a autora criar muito mais história do que o fato da questão da loja de chocolates mesmo.
Apesar de tudo, não foi o livro que mais me identifiquei da autora. E também pode ser pelo fato de eu não gostar muito de histórias que se passem em Paris. Não sou uma fã da capital francesa, apesar de que não há muitas descrições detalhadas do lugar e as que tem são bem fiéis e curtas.
Acredito que nesta obra tenha ficado muito enredo sobrando, pois como conta duas histórias, tudo aconteceu rápido e mesmo assim o relato do passar do tempo era longo. O que para mim pareceu ter acontecido em uma semana, na história já havia se passado dois meses e fiquei meio perdida.
Isso fez com que eu demorasse um pouco na leitura. Tem personagens agradáveis, tem um cenário bonito, mas achei um tanto repetitivo desta vez. O que não desfavorece em nada a autora, já que suas obras são tão adoráveis. Porém Paris e seus chocolates não me encantaram totalmente.
Mas não nego a obra para minha linda coleção!