Autora: Estelle Laure
Título Original: But Then I Came Back
Páginas: 272
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina.Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando.Mas o destino achou que isso não era o bastante.Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida.As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.
Eden Jones lembra de ter caído no rio. Lembra de ter escorregado na sua pedra mais querida e ter batido a cabeça. Talvez seja somente isto que se recorde do mundo passado. Agora está em um mundo depois do coma. Ela vê os seus familiares zelando por ela na cama do hospital, vê sua melhor amiga junto de seu irmão agarrados em sua cama, já que agora são namorados. Vê um mundo diferente onde ela anda e coisas estranhas acontecem. Vê as pessoas conversarem e se vê na cama do hospital, em coma.
Quando acorda as sensações são as mais doloridas. Não consegue se mexer direito, a garganta dói demais, uma sede insuportável destrói seu corpo e toda a sua cabeça explode. Além disto a sua cabeça foi raspada para que uma cirurgia fosse feita para diminuir o inchaço presente. Foram semanas confinadas entre o além e o presente.
"Um botão de flor escuríssimo e aveludado brota das linhas da palma da minha mão pálida. À medida que vai se abrindo, as pétalas de ônix vão ondulando, e de seu miolo surgem umas gotas de orvalho amarelas e pegajosas que flutuam à minha frente, como se nada as prendesse e não houvesse gravidade". Pág. 23
Agora a pior parte é a sua recuperação. Engolir é um momento de tortura e está tão magra que somente a base de sucos e shakes é que a farão engordar os vários kilos que perdeu. Os movimentos simples de balé que antes fazia, agora já são só um sonho do passado e estar em uma UTI onde várias outras pessoas estão na mesma condição é deprimente.
Conforme vai se recuperando e andando pelos corredores do hospital, Eden observa a sala onde uma linda garota está deitada como uma princesa, e ela imagina como aquela garota pode ter uma vida diferente da sua. Também percebe o garoto que sempre a acompanha, Leo é o nome dele e parece que este rapaz é tudo o que a garota tem.
"Nem olho para a velha porta, para a cadeira de balanço da varanda onde antes ficava meu balanço, para a cerca entre as duas casas onde Lucille e eu deixávamos bilhetes e livros uma para a outra quando éramos pequenas." Pág. 70
Ao passar do tempo Eden começa a ter visões estranhas de flores negras que surgem do nada. Ao mesmo tempo uma menina aparece em seus sonhos querendo deixar recados para o garoto com o qual ela conseguiu fazer uma amizade. Será que é assim que Eden conseguirá salvar Jasmine?
Este livro para quem ainda não sabe é a continuação de Essa Luz Tão Brilhante. Antes eu até imaginava que seria ruim ler este livro sem ter lido o primeiro, mas sempre há a busca de retomada da primeira história para quem ler o livro sem ter lido o primeiro.
Confesso que para mim este livro foi totalmente do que eu esperava. Imaginava que iria ter a continuação da amizade entre todos os personagens anteriores mas o que aconteceu é que o livro foi totalmente focado em Eden, na sua recuperação e no seu envolvimento com Joe, o garoto que cuidava de Jaz, a garota que estava em coma.
"- Existem várias maneiras de morrer. - Ele se afasta de mim, recuando um passo. - Trabalhando lá naquele lugar, descubro algumas novas todo dia. O saguão faz tudo ali parecer tão meigo, com as flores e a lojinha de presentes... Mas é tudo mentira. Ali é a casa da morte." Pág. 127
Claro que vai ser um livro que vai falar muito sobre amizade, independência e como os sonhos podem ser adiados, mas também vai falar sobre amor e esperança. É uma história onde Eden consegue falar com Jasmine em seus sonhos e assim entender o motivo pela qual algumas pessoas decidem desistir de acordar e outras querem voltar para a vida.
Em alguns momentos Eden me irritou. Entendo que ela precisava passar por todos os momentos principalmente de recuperação, mas outras coisas me deixavam totalmente irritada e ela não parecia a garota madura do livro anterior.
"Também vi uma mulher. Não era uma conhecida. Nem do meu passado nem da minha família ou nada assim. Era toda feita de luz e, quando me abraçou, foi a melhor sensação que já experimentei. Talvez ela fosse um anjo. Não sei". Pág. 230
Mesmo assim foi legal ver ela amadurecer na questão do romance. Acho que deveria ter sido de oura forma, mas como o foco era somente Eden mesmo então os outros personagens não vai aparecer com grande frequência. Agora não imagino mais a autora fazendo alguma continuação nesta mesma linha de história, a não ser a união de todos eles em algo diferente pois para mim o resultado já ficou bastante esclarecido.
Pela diagramação e capa não há o que reclamar, a Arqueiro sempre está de parabéns. Será que a autora vai tentar mais uma história?