Claire Randall está retomando seu casamento após passar algum tempo como enfermeira durante a segunda guerra mundial e seu marido Frank lutara por sua terra. Claire era inglesa e estava passando umas férias merecidas nas Terras Altas na Escócia no ano de 1945. Claire sempre adorou botânica e tinha grande interesse no conhecimento de plantas nativas enquanto seu marido buscava mais informações sobre seus ancestrais, tentando cada vez mais formar uma grande árvore genealógica. Claire sabia que o que seu marido mais desejava era ter filhos, mas também sabia que isso não seria possível por problemas sofridos há muito tempo.
Claire não tinha mais família. Seus pais morreram cedo e seu tio Lamb a levara a muitos lugares pelo mundo. Mas agora restara somente Frank Randall. Frank estava totalmente absorto em saber que um capitão renomado do exército inglês era seu parente. Jonathan Randall conforme constava em arquivos, lutara a favor de seu país e se mostrava um homem bom e honesto.
Quando Claire fora passear com o vigário da região, conheceu as pedras de Craigh na Dun, um conjunto de pedras conhecido como um monumento megalítico, um círculo de pedras que muitos diziam ser poderoso pelo mundo afora. Com isto, Claire e Frank resolveram voltar e conhecer aquele lugar belo. Mas quando Claire voltou no dia seguinte, o que se seguiu foi um rompante que jamais imaginara: foi parar no passado, no ano de 1743.
De início não conseguia descobrir o que estava acontecendo. Sabia que os homens vestindo seus kilts eram escoceses mas aquilo não poderia ser real. Até ser encurralada por um homem enorme e cruel. Seus olhos transmitiam o pavor e quando Claire ouviu seu nome, quase desmaiou. Aquele era Jonathan Randall.
Aos poucos o mundo de Claire foi sendo desperto por novos personagens. Foi salva pelos escoceses e sabia que o que precisava fazer era voltar para o círculo de pedras para retomar sua vida. Mas nada funcionava. Agora estava com um grupo de escoceses com nomes estranhos, mas que mostravam lutar com um ideal pelo seu povo. No bando estava Dougal, Rupert e Murtagh, e também um rapaz forte porém ferido, Jamie.
Aos poucos Claire que não se identificava com o sobrenome Randall, e sim com seu sobrenome de solteira Beauchamp, Foi conhecendo o estilo de vida daquela época: os clãs, a alimentação, a guerra entre os países, a ideia de revolução. E Jamie. O homem que despertava nela uma compaixão e uma euforia por ser tão forte e tão ingênuo ao mesmo tempo. Contam as pessoas que sobrevivera por muito pouco á fúria do capitão Randall e agora precisava fugir o tempo todo e não podia mais voltar para sua casa e para seu clã.
Mas as suspeitas de que uma espiã estava invadindo o clã agora caía sobre Claire. Como explicar sua aparição tão repentina? Como explicar que era inglesa e estava ali diante deles e a seu favor? Capitão Randall também estava a sua caça e não somente de Jamie Fraser. Entregá-la poderia acometer em sua morte. Assim, a única solução seria transformá-la em uma escocesa, casando-se com Jamie. Mas o que ninguém imaginava era que o encanto entre eles acontecia há algum tempo.
Jamie precisava voltar para sua casa, para sua terra Lallybroch. Era arriscado mas além da saudade que sentia de sua irmã, precisava ver como estavam seus bens. E foi numa emboscada que Jamie foi capturado e levado às mãos de Randall. A angústia e a dor são os flagelos de sua alma e o que mais aconteceu com Jamie foi seu sofrimento ser rompido com toda fúria. Após a fuga foi levado de volta onde um dia foi curado e agora a incerteza estava com ele. Seria capaz de se curar e seguir adiante mesmo com a ajuda de Claire? Seria Claire capaz de não voltar para sua vida? A dor os dividiu e agora pode não os unir mais.
Autora: Diana Gabaldon
Título Original: Outlander
ISBN: 9788567296227
Páginas: 800
Ano: 2014
Gênero: Ficção Histórica / Romance
Editora: Editora Saída de Emergência Brasil
Quando recebi Outlander para ler e peguei ele nas mãos pensei: "Caracas, tudo isso de páginas? E se for um livro chato?". Quando comecei a ler, depois de umas 70 páginas dei risadas porque percebi que a leitura seria muito boa, pois fazia bem o meu estilo. Muitas vezes eu fico com medo de livros extensos porque se a pessoa que escreve não souber entreter na leitura, vai cansar e eu vou acabar não conseguindo sair do lugar. Mas como eu amo livros com fatos históricos e que remetam ao passado!
E é exatamente isto que acontece. Se você iniciar o livro e pensar que ele é meio narrativo demais, continue porque ele vai ter muita coisa pela frente e a leitura vai te levar a um mundo cheio de vida, de novidades e de fantasias. E não é uma fantasia do estilo que não existe e sim uma fantasia que você sabe que foi verdade.
Pela leitura eu pensava que os cenários não seriam tão ruins até pelo fato de que quando nossa mente ainda não viu um fato de verdade, podemos imaginar de qualquer forma. Tinha momentos em que pensava como é que poderia ser a janela daquele castelo? Como alguém conseguiria viver assim? Achei fantástico todo o trajeto da narrativa.
Colocar um romance entre a personagem principal e Jamie Fraser logicamente era mais do que necessário, pois assim cria uma ligação lógica entre o passado e o presente e leva a autora a ter motivos para viajar a diversos lugares utilizando muitas jogadas sobre reinos e clãs e não ficar somente em um só lugar. É muita criatividade.
Uma coisa que me incomodou e sei que também muita gente se perguntou sobre isto é o fato de Jamie ser um rapaz novo e sofrer tanto no livro. Claro que ele passa como um homem forte e audacioso, mas o fato de como ele sofre diversas emboscadas ou adversidades me faz pensar nele mais como um super herói. Alguns momentos ficam realmente exagerados.
Para quem ainda não sabe, Outlander se tornou um seriado com poucos episódios, até mesmo para ver a reação do público e agora está confirmado para a segunda temporada.
Ainda não assisti a nenhum episódio porque não quero confundir o personagem que construí com os escolhidos para a atuação, mas pelo que vi, muitos são bem idênticos ás características narradas no livro.
Outlander pelo que vi é uma saga que está no oitavo livro e logo a Saída de Emergência Brasil lança o segundo volume, já definido. Aproveite este tempo e leia o primeiro volume para não se arrepender de conhecer um mundo tão fantástico e cheio de aventura.