Gente, eu acho que tenho enlouquecido algumas pessoas ultimamente! Brincadeira. Na verdade, com o passar dos anos eu percebi que vou adquirindo mais valores sobre alguns assuntos e mais opinião sobre o que anteriormente eu não discutiria.
Política, por exemplo, é algo que não paro para discutir, porque acabamos por nos estressar por algo que no fim das contas acaba dando no mesmo. Religião cada um escolhe a sua e eu respeito todas e acredito que todos devem respeitar a de todos porque Deus é um só.
Mas uma coisa que não posso deixar de colocar a minha opinião e vejo que tem tomado mais espaço nas mídias é sobre o meio ambiente. Tem coisas simples que tenho percebido que posso fazer para não desperdiçar ou poluir mais e mais e aos poucos percebo que algumas pessoas devem olhar para mim e pensar que sou uma louca, mas de uma coisa eu tenho certeza: eu estou começando a fazer a minha parte!
Chega a ser engraçado em alguns momentos como na padaria, por exemplo. Toda vez que peço uma coisa pequena, querem me dar uma embalagem enorme de plástico. A moça que me atende já olha a minha cara e responde: "Já sei, vou pegar uma embalagem simples porque tu não gosta!"
Pequenos gestos que eu faço que me fazem sentir melhor:
- Se for ao mercado, padaria ou qualquer lugar e o objeto for pequeno, coloco na bolsa sem necessidade de uma sacola plástica ou então utilizo uma reutilizável. Tem lugares que tem dão uma sacola até para um pedaço de chocolate.
- Escovo os dentes com a torneira fechada o que antes fazia com a água correndo sem me importar nem um pouco!
- Agora no horário de verão aproveito ao máximo a luz do sol para não gastar tanta energia.
- Na empresa (trabalho), tento imprimir somente o material necessário, o que for desnecessário não imprimo para evitar o gasto com papel que utiliza madeira para isso. Também reutilizo folhar para impressão e rascunhos.
- Em casa faço a separação do lixo sempre e todas as embalagens sempre são lavadas antes de irem para o lixo.
- Jogar lixo na rua, meso que seja uma embalagem de bala para mim é inadmissível, guardo na bolsa ou seguro até o lixo mais próximo, pois além de sujar a cidade, causa o entupimento dos esgotos e por favor, não é difícil achar uma lixeira.
Na frente do meu prédio estacionou a dona da loja próxima da minha casa que estava esperando a filha dela. Vi que estava arrumando alguma coisa dentro do carro. Simplesmente ela abriu a janela e jogou todos os papeis que tinha sobrando no carro e na bolsa ali, na rua como se fosse a coisa mais normal do mundo! Achei aquela atitude tão feia, tão imatura para uma pessoa daquela idade que ela me olhou e me viu balançando a cabeça com uma cara de quem não acreditava naquilo.
Dicas bem legais e fáceis que se formos fazendo aos poucos conseguimos mudar:
* Preste atenção nas embalagens: Quando for ao supermercado, preste atenção nas embalagens. Alguns selos estampados nos produtos indicam que o fabricante é correto no que faz.
* Plante uma árvore: Sabe aquela coisa de que devemos plantar uma árvore na vida: Pois é, faz bem porque ela ajuda a absorver a poluição do ar e a renová-lo.
* Troque as lâmpadas da sua casa: Substitua aquelas lâmpadas incandescentes (geralmente amarelas) pelas fluorescentes (as brancas). Elas duram mais e gastam menos.
As pessoas podem achar o que quiserem sobre mim ao lerem esta matéria, mas acredito que num momento de enchente, quando a água adentrar a casa delas, vão chorar e dizerem que não merecem, que é castigo de Deus, mas em momento algum vão parar e pensar que não contribuiram para que de alguma forma isto não acontecesse pois, se julgar a vítima é fácil a todo momento, mas perceber que cometemos erro e corrigir é bem mais digno e humano!
Beijos,
Greice Negrini