Por um mundo melhor.
Hoje me deparei com um projeto muito interessante. E como sempre, o que acho interessante trago ao blog para partilhar com as leitoras, pois acredito que projetos assim devem ser estudados e divididos.
No post anterior escrevi sobre cosméticos ecologicamente corretos e este projeto segue o mesmo tema: a luta pelo acordo climático.
Já estamos fartos de saber que o nosso planeta está reagindo a todas essas mudanças e vemos tanto na TV quanto no dia-a-dia tudo isso. Ao menos aqui em minha cidade, em plena primavera, não faz um dia sequer de sol, chove dia e noite sem parar, o que não via acontecer há anos, com tempestades destruidoras, mortes, e acreditem que houve um tornado esta semana! Sim, um tornado em plena cidade de Caxias do Sul. Isso é normal?
Pois bem, de 7 a 9 de Dezembro deste ano, lideranças de todo o planeta estarão reunidas em Copenhague para firmar acordos mundiais sobre a grave ameaça das mudanças climáticas.
O Brasil tem grande papel nessa luta, já que é um líder nas negociações internacionais, mas também um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa. Está falhando também em não colocar em prática o que cita em seu discurso a favor da preservação ambiental.
Para isso, este projeto está implementando um abaixo-assinado para ser enviado a este evento, reivindicações como estas:
* Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2 Graus em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.
* Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.
* Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.
* Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.
* Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.
* Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.
Creio que vale e muito lutar por ideias assim, pois mesmo que não façamos parte fisicamente de eventos como este, podemos fazer parte divulgando e emitindo nosso papel positivo na sociedade em prol de nosso futuro. Sempre acreditamos que a ciência fará milagres em relação ao clima e que teremos soluções milagrosas, mas se não começarmos a agir, pagaremos muito mais do que já pagamos e reverter o quadro pode ser tarde demais!
Para participar basta acessar :
http://www.tictactictac.org.br/